Como organizar a entrega de kits para corridas de rua

O kit de corrida de rua é a materialização da corrida, antes da entrega das medalhas, para os corredores. Saiba como montá-los e agilizar sua entrega, favorecendo os participantes.

Por Redação 19 de Setembro de 2019 - Atualizado em 21 de Novembro de 2024 7 min. de leitura

Organizar Kit Corrida.

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Quando um atleta escolhe o seu evento de corrida de rua para competir, é motivo de celebrar e, também, o momento certo para impulsionar o nome da sua marca, a fim de sobreviver neste mercado de organização esportiva, que só cresce. Uma parte fundamental, que aumenta a experiência do seu cliente, o corredor, são os kits de corrida de rua.

O material precisa ser bem pensado, para que o corredor já entre no clima, aliviando sua ansiedade e entendendo os valores da sua marca. É uma ótima oportunidade para estreitar os laços com o atleta. É o primeiro - e talvez único material que ele conseguirá tocá-lo! para a grande maioria dos atletas que não subirão no pódio - antes de chegar à medalha.

Contudo, para que esse laço seja fortalecido e a experiência aumentada, é preciso otimizar o tempo de entrega e fornecer kits que tragam algum benefício para o cliente. Não adianta encher uma sacola com produtos que nada tenham a ver com a experiência que a sua marca organiza.

Assim, nesta leitura, iremos fornecer dicas tanto para montar um kit para corrida de rua muito especial, quanto para organizar a sua entrega.

Como montar o kit para corrida de rua

Vamos lá, então, às dicas de como você pode montar um kit inesquecível:

Fortaleça a identidade do seu evento

Aproveite a oportunidade para promover a sua marca. Você pode fazer isso usando uma estampa bacana e exclusiva na camiseta fornecida, por exemplo. Mostre os valores da sua marca para que o atleta se identifique.

Escolha brindes que tenham a ver com o evento

Vamos falar sério: nada de colocar um livro sobre corridas de rua no pacote. Isso porque o evento é para correr e não para treinar. Uma meia, uma camiseta ou um boné vão marcar mais na memória afetiva do seu cliente.

Pense nas necessidades do corredor

O que o seu corredor irá precisar durante a prova? Uma camiseta, um par de meias, um boné, uma garrafa de água. As ideias são muitas. O que importa é sanar as necessidades do seu cliente.

Aproveite para mostrar a marca dos patrocinadores

O kit é um bom outdoor - e um bom material para expor a marca do patrocinador. Quem sabe o patrocinador forneça as camisetas ou a garrafinha de água. Ou quem sabe ele presenteie os atletas com protetor solar ou a pulseira de identificação. Criem juntos a solução para o atleta e fortaleça o laço entre a sua marca e o seu fornecedor/patrocinador.

Como planejar a entrega dos kits

Agora que você já providenciou um kit especial e inesquecível, é hora de planejar a disponibilização dos kits, que precisa ser eficiente para não perder o encanto da experiência que estamos falando até agora.

Basicamente, há duas possibilidades tradicionais para fazer acontecer esta logística. Contudo, e iremos mostrar como, você pode inovar ainda mais neste momento. As possibilidades mais tradicionais são: entregar num ponto comercial, fora do evento, nos dias que o antecedem ou no dia e local do evento.

Entrega num ponto comercial

Aqui está uma outra grande oportunidade para que você conseguir patrocínio. Isso porque você pode tentar negociar com algum patrocinador para organizar o momento da disponibilização dos kits para você, quem sabe até mesmo numa loja em que ele esteja baseado.

É comum que os organizadores de evento entreguem o kit num shopping conhecido na cidade ou na região central. E aí está uma ótima oportunidade para decorar o local, deixando-o bonito e agradável, sempre com a identidade visual da sua marca destacada - ou do seu patrocinador.

Quem sabe você forneça água e café ou até mesmo monte uma lojinha com produtos que tenham a ver com o evento. Caso haja atrasos e problemas, ao menos o seu corredor estará resolvendo num local agradável e adequado. É fundamental, caso você opte por este tipo de entrega:

  • Horários flexíveis: tente manter um cronograma com horários incomuns. Nada de disponibilizá-los apenas nos horários comerciais, pois isso dificultaria para o corredor que trabalha.
  • Local central e de fácil acesso: pense em locais com estacionamento gratuito (o seu cliente já pagou a inscrição), em região central da cidade da corrida e cujo acesso seja fácil - nada muito escondido.
  • Faça campanha para que o seu corredor busque o kit nos dias que antecedem o evento, evitando filas e deixando a ansiedade de lado. Esta campanha é fácil de ser feita, por meio de e-mails ou envio de mensagens no celular. Utilize os dados do seu cliente para aproximá-lo do seu evento e deixar o dia da corrida para manter a concentração.

Aliás, esta é a maneira que causa menos problemas, tendo em vista que, no dia do evento, tudo já deverá estar o mais acertado possível - sem surpresas no meio do caminho.

Entrega no dia e local do evento

Você pode optar por fornecer o kit no dia e local do evento, também. Lembrando que a opção de cima não exclui esta. Ou seja: muitas vezes, a depender do número de inscritos, é necessário que a organização planeje a logística tanto para antes do evento, quanto no dia.

O que o organizador precisa ter em mente é, repetimos: resolver o problema do corredor. Agora é só montar um espaço igualmente bacana, e aí, há duas opções:

  • Considere entregar os kits no ponto final da corrida: essa é uma estratégia para causar emoção no seu corredor. Ali ele poderá se imaginar conquistando todos os quilômetros corridos. Contudo, se a distância entre o ponto de partida e de chegada for muito grande, evite, afinal o seu corredor provavelmente estacionará perto do ponto de partida.
  • Entregue os kits nos arredores do ponto de partida: esta é a opção mais comum, pois é dali que o corredor sairá. É possível criar uma atmosfera bacana perto do local escolhido, com sombra e água fresca. Lembre-se de manter o foco do seu corredor na corrida, proporcionando condições tranquilas para este momento.

Se possível, e, de novo, a depender do número de inscritos, estabeleça mais de um ponto para coleta, facilitando o acesso para o atleta.

Dicas gerais

Não importa qual o modelo de entrega você irá preferir - ou mesmo se optará pelos dois modelos acima, combinados. Algumas dicas valem para todos os jeitos que você definir, tendo em vista o bem-estar do seu cliente. Vamos conhecê-las?

  • Organize os guichês de entrega por ordem alfabética, de acordo com o nome dos corredores;
  • Outra maneira é organizar de acordo com o número da inscrição;
  • Tenha bastante colaboradores disponibilizando os kits, para acelerar o processo - e considere, para isso, o orçamento e o número de participantes;
  • Opte por lugares confortáveis, para não frustrar a espera do seu corredor.

Como inovar na entrega de kits

Mas a gente prometeu e vai dar dicas de como inovar nesse processo. Para se destacar neste mercado, algumas dicas podem tornar preciosos estes momentos.

Se o orçamento permitir, entregue alguns kits na casa dos clientes - pelo menos os que moram na mesma cidade em que ocorrerá o evento. Com a facilidade de aplicativos e empresas de motoristas, hoje isso é fácil e vai causar uma experiência e tanto no seu atleta. Claro que, para isso dar certo, é preciso entender o orçamento e número de inscritos. Mas é possível!

Outra possibilidade é agendar horário com o corredor, o que poderá economizar o seu orçamento, pois não será preciso disponibilizar de muitos colaboradores. É só combinar por meio de mensagem ou mesmo de ligação.

Aliás, uma das corridas de rua mais famosas do País envia e-mail para os atletas para indicar os postos de entrega. Estamos falando da corrida de rua Night Run. Isso é uma ideia que sai do comum, pois é possível remanejar grupos de atletas para locais diferentes, evitando filas e frustrações.

E aí, tem alguma outra ideia bacana que já funcionou no seu evento? Compartilhe com a gente e vamos evitar filas, estimulando as corridas de rua e deixando o dia do evento esportivo para elevar e manter o foco.

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