Como conseguir patrocínio para evento esportivo em 6 passos

Todo e qualquer evento tem custos e precisa de patrocinadores, por isso elaboramos um passo a passo para você saber como buscar patrocínio esportivo.

Por Redação 28 de Julho de 2019 - Atualizado em 28 de Novembro de 2024 6 min. de leitura

conseguir patrocinio esportivo

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Produzir um evento esportivo requer várias etapas de organização que você talvez não consiga realizar por si só, é importante ter ajuda e determinar tarefas para pessoas responsáveis, de confiança e que mantenham uma atitude profissional.

Claro que, para conseguir todo o aporte necessário, você precisa ainda de um pouco mais: para realizar um evento esportivo você precisa ter investidores e patrocínio!

Independente se o evento é de pequeno ou grande porte, buscar patrocinadores será indispensável para garantir o sucesso do evento. Afinal, a colaboração não precisa ser apenas com dinheiro, se você conseguir patrocínio de uma loja de materiais esportivos ao realizar uma competição de vôlei, por exemplo, eles podem ajudar oferecendo as bolas para prática do esporte ao invés de uma entrada com capital bruto.

Um dos detalhes mais importantes em como conseguir patrocínio esportivo é provar a sua credibilidade e mostrar aos patrocinadores as vantagens de investir no seu evento. E para isso é necessário planejar muito bem e ter todos os detalhes na ponta da língua ao apresentar o seu projeto. A princípio pode parecer bastante difícil, mas seguindo um passo de cada vez você vai ver que não é nenhum monstro de sete cabeças.

A seguir, você vai ver todos os passos mais importantes para entender a melhor maneira de como pedir patrocínio esportivo.

Listar Patrocinadores

Antes de mais nada, você precisa conferir quais as possibilidades de patrocinadores disponíveis que se encaixem em alguns critérios. Para fazer essa lista, considere itens como: quais são os seus maiores interesses, o que você tem a oferecer para determinado investidor e quais as marcas de boa credibilidade.

Dica: Fazer essa lista tem outro fator muito importante por trás, isto é, conferir se há mais de um patrocinador na mesma área que poderia ter rivalidade. Isso com certeza é algo que você quer evitar! Por exemplo, se você conseguir patrocínio de um supermercado, não podem haver outros mercados listados nos investidores em potencial. Mas lembre-se, quanto maior a lista, mais chances de conseguir patrocinadores, então não economize possibilidades na sua busca.

Posicione sua marca

Mesmo que a sua marca (o seu evento) já seja reconhecida, dificilmente o patrocinador irá atrás de você para fazer uma parceria. Então você deve sempre saber como buscar patrocínio esportivo para assegurar que o seu evento irá acontecer tranquilamente.

Atualmente, a melhor maneira de consolidar sua marca no mercado é através das mídias sociais e, principalmente, o Instagram. Então, se você não investiu nisso ainda, vá atrás de informações e ideias para fazê-lo. Mas claro, ter a sua marca em um local físico também é importante - nenhuma visibilidade é demais, não é mesmo? Isso é essencial para mostrar ao patrocinador onde ele terá a visibilidade dele também.

Listar informações sobre o projeto

Montar um projeto de patrocínio esportivo é vital para quem busca patrocinadores. Isto porque, através do projeto, os possíveis investidores conseguem ter acesso a todas as informações necessárias - como o tema do evento, as métricas, escopo, público alvo, planejamento financeiro e retorno que o evento trará, entre outros fatores. Por isso, é muito importante que você faça uma boa elaboração de proposta e não deixe nada de fora.

Então, como elaborar um projeto para patrocínio esportivo?

Certifique-se de incluir esses elementos:

  • Tema;
  • Objetivo;
  • Justificativa;
  • Desenvolvimento (aqui se enquadram todos os detalhes de onde vai ocorrer, qual o público alvo, quais esportes estarão presentes, etc.);
  • Custos.

Dica: Se você já realizou outros eventos similares previamente, utilize os dados coletados para mostrar que as informações passadas no projeto tem uma base concreta.

Para o patrocinador, quando recebendo um trabalho bem feito e completo, dá para sentir confiança em que está fazendo a aposta certa de investir no evento esportivo - e se realmente é viável que eles façam esse auxílio que você está pedindo.

Apresentação Impecável

Após ter elaborado o seu projeto, você precisa montar a maneira como irá apresentar aos colaboradores. Afinal, não basta chegar lá e entregar um monte de papéis para os investidores lerem, você precisa cativar a atenção deles conversando e fazendo seus argumentos de porque eles deveriam patrocinar o seu evento.

Para alcançar uma apresentação impecável, há alguns elementos que são bem vindos, como o uso de slides, imagens e gráficos. Além disso, explique também o seu modo de operação, isso será bastante importante para que os patrocinadores tenham uma ideia de como será trabalhar junto com você.

Há vários fatores que influenciam uma marca a patrocinar seu evento, entre elas está como o patrocinador poderá se destacar no meio da concorrência. Esse é um ponto positivo que você pode utilizar na apresentação para convencer o patrocinador que será um bom negócio investir no seu evento esportivo.

A dica para essa parte é que você tenha amplo conhecimento das necessidades e propósitos dos patrocinadores listados.

Estratégias de ativação

O objetivo dos patrocinadores estarem interessados em fazer um investimento em qualquer tipo de marca é que eles também ganham visibilidade com isso. O que você precisa fazer é descobrir a melhor maneira de divulgar a marca deles no seu evento, isto pode ser através de:

  • Cupons;
  • Brindes;
  • Stands de divulgação;
  • Pelas redes sociais;
  • Banners e panfletos;
  • Camisetas;
  • Etc.

Entregar o resultado

Algo fundamental no passo a passo de como fazer uma proposta de patrocínio esportivo está em entregar o resultado. Obviamente você não pode entregar o resultado antes de realizar o evento, mas dar uma garantia de que isso irá acontecer é reconfortante para quem está pensando em patrocinar. Se você já realizou eventos no passado, mostre fotos, relatórios e dados levantados durante e após esse evento e, se possível, como os patrocinadores da época tiveram reconhecimento.

Já está parecendo bem mais fácil passar por todo esse processo de buscar patrocinadores, certo? Aproveite as oportunidades que receber, mas certifique-se de estar fechando contrato com marcas que possuem uma boa credibilidade. Esse é apenas um dos passos para completar a organização do seu evento esportivo, mas agora é um que você já domina!

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