Para atrair patrocinadores para torneios de vôlei, é necessário ressaltar os benefícios que cada pessoa ou empresa terá ao estar associada à sua competição e ter foco especial em marcas relacionadas à modalidade ou mesmo a esportes em geral, mas não só elas.
Dê oportunidades de visibilidade e engajamento para quem for patrocinar o evento e preocupe-se com o alinhamento de valores entre vocês, transformando seu torneio em palco até para empresas que não são ligadas à prática esportiva.
Seus parceiros podem, inclusive, contribuir com a premiação ou com a contratação ou montagem da infraestrutura, por exemplo, enquanto se beneficiam de serem conhecidos por mais atletas e amantes do voleibol.
Para se mostrar ainda mais profissional, conte com a ajuda de um site especializado na venda de ingressos e no controle de inscrições que sejam seguros e intuitivos, e mergulhe de cabeça neste artigo!
Ao terminar a leitura, você será capaz de transformar a dinâmica financeira por aí enquanto oferece uma experiência inesquecível para todo mundo.
Como conseguir patrocínio para fazer torneio de vôlei?
A arte de conquistar patrocinadores começa na construção de uma lista de potenciais pessoas ou empresas, priorizando aquelas com o público do evento ou que se comunicam de alguma forma com a modalidade.
Você pode tentar se aproximar da loja de biquínis da cidade ou de alguma marca famosa de protetor solar, por exemplo, se a competição em questão for um torneio de vôlei de praia!
Essa seleção cuidadosa aumenta significativamente as chances de parcerias bem-sucedidas. Só não esqueça de ter materiais – físicos e digitais – disponíveis para apresentar a quem você sondar, com os detalhes mais importantes do evento.
E vá além: explore setores como o de artigos esportivos, de alimentação saudável e de estilo de vida ativo (roupas, cosméticos etc.)! Cada nicho pode assumir uma cota diferente de acordo com os tipos de patrocínio que você estiver buscando.
Para facilitar, comece por marcas que tenham histórico de apoiar eventos esportivos ou culturais na sua cidade, além disso, tome como base os pontos de atenção listados adiante.
Checklist para identificação de potenciais patrocinadores | |
Relevância | A marca tem afinidade com o público-alvo do torneio? |
Histórico | Essa mesma pessoa ou empresa já patrocinou outros eventos esportivos ou atividades similares? |
Alinhamento de valores | Os valores do(a) possível patrocinador(a) vão de acordo com o seu torneio e com os valores defendidos por você, organizador(a)? |
Exposição desejada | A marca busca visibilidade local, nacional ou mais específica e nichada para o público do evento? |
Não tenha medo de utilizar redes sociais, frequentar eventos locais ou até usufruir de suas conexões pessoais para estabelecer contatos, já que recomendações podem facilitar muito a criação de um vínculo profissional que renda um bom patrocínio.
Depois de identificar as pessoas ou empresas com maiores chances de gostar da sua proposta, desenvolva uma abordagem personalizada para cada uma e prepare-se para reuniões, videochamadas e até trocas de e-mails bem detalhados.
Ao apresentar sua proposta, destaque os benefícios específicos que seu torneio oferece, como visibilidade (em que nível e para quem), engajamento da audiência e oportunidades de marketing exclusivas.
Pensando bem, quer uma mãozinha para elaborar tudo isso?
Como elaborar uma proposta de patrocínio para torneio de vôlei?
Comece com uma introdução cativante, destacando os diferenciais e o alcance do seu torneio, para, em seguida, apontar elementos essenciais: detalhes do evento, audiência esperada e oportunidades para o patrocinador. Ao longo da proposta, ressalte os benefícios mútuos da parceria.
Essa é a primeira parte da fórmula para você criar algo que atraia a atenção daquela marca tão desejada por você para se aliar à sua organização em um torneio incrível!
E, quanto aos benefícios, atenção para:
- relevância e abrangência do torneio, o que inclui menção ao número de equipes ou participantes, participação de atletas renomados e expectativa de público geral;
- inovações do evento, novidades, novos formatos de disputas, experiências interativas etc.;
- conexões criadas na comunidade que abriga o evento e destaque para atividades paralelas, programas educativos e outras iniciativas associadas à organização principal;
- definição clara do público-alvo, incluindo interesses e comportamentos que tornem a parceria relevante para os patrocinadores;
- descrição de todas as estratégias de marketing esportivo a serem implementadas para maximizar a visibilidade de quem patrocina o torneio; e
- apresentação de oportunidades de exposição da marca patrocinadora durante o evento, indo desde banners e uniformes até participação em transmissões ao vivo, por exemplo.
Agora, para sair do básico, inclua à proposta também exemplos bem-sucedidos, aprofunde-se ao mencionar o engajamento online, mostre flexibilidade, trate de resultados possíveis e realistas e preze pela transparência do início ao fim.
Essa segunda parte da fórmula secreta pode ser considerada um apanhado de dicas para convencer patrocinadores a abraçar o seu evento. Preparou o CTRL C + CTRL V? Você vai precisar dele a partir de agora.
10 dicas para fazer uma proposta para um patrocinador
Explore as ideias valiosas abaixo!
- Destaque o que torna seu torneio único e atraente para públicos persos.
- Mostre que você usa estratégias específicas para impulsionar o engajamento online e que isso pode ser positivo para ampliar a visibilidade digital do(a) patrocionador(a) também.
- Ofereça pacotes de patrocínio escalonados para atender diferentes orçamentos e objetivos. Seja flexível.
- Faça pesquisas sobre valores e interesses específicos de cada marca, personalizando a proposta para atender às metas particulares de cada patrocinador.
- Demonstre, de forma clara, o retorno sobre investimento que cada pessoa ou empresa envolvida no seu evento pode ter. Use dados de organizações anteriores como base se puder.
- Compartilhe experiências positivas de patrocinadores envolvidos em outros eventos organizados por você, incluindo depoimentos dados por eles.
- Proponha interações inovadoras nas redes sociais, como transmissões ao vivo nos bastidores, perguntas e respostas com os atletas e enquetes interativas, sempre argumentando como elas podem ser positivas.
- Mostre que a sua organização preza pela multicanalidade, ou seja, pelo vínculo entre patrocinadores e atletas e espectadores cultivado de persas formas: no espaço físico do evento, nos uniformes, em materiais promocionais, na web e por aí vai.
- Forneça informações claras o tempo todo, estabelecendo a transparência como base do relacionamento.
- Mostre interesse em parcerias de longo prazo, propondo estratégias para manter o relacionamento após o evento.
Reúna tudo isso em um modelo adequado de ofício e você terá, em mãos (ou no computador e celular), exatamente o material que precisa!
Modelo de ofício para pedir patrocínio para torneio de vôlei
Use o modelo abaixo para criar a sua proposta, anexando-a ao escrever uma mensagem pedindo patrocínio para torneio de vôlei ou imprimindo-a e levando-a até os possíveis patrocinadores se preferir uma apresentação cara a cara.
[Nome da Sua Organização/Evento] |
Partiu negociar? Lembre-se de estabelecer margens claras tanto para valores quanto para as condições da presença da(s) marca(s) no seu evento. Boa sorte no processo!
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