Por ser um esporte super democrático, de baixo custo e que não exige nenhuma estrutura específica para sua prática, a corrida se mantém como um dos esportes com mais adeptos no país, realidade confirmada pela matéria da Istoé de 2020, que relata a estimativa de que existam entre 5 milhões e 11 milhões de corredores de rua no Brasil.
As motivações são inúmeras, como perda de peso, busca por um melhor condicionamento físico e profissionalização. Os benefícios que a corrida traz para seus praticantes também são um diferencial.
Segundo estudo publicado na revista “Medicine In Science Sports & Exercise”, a modalidade pode diminuir os riscos de doenças - principalmente cardíacas, melhorar aspectos emocionais e combater a insônia, aumentando a expectativa de vida de quem corre.
Se por alguma dessas vantagens ou motivações você está buscando começar a correr, mas não sabe quais são os primeiros passos ou as melhores dicas, este é o artigo perfeito para você.
Confira algumas técnicas de corrida para iniciantes separadas pela nossa equipe e aproveite para se desapegar de alguns mitos para que o início da sua jornada nesse esporte seja o mais benéfico e produtivo possível.
Vem com a gente!
Como iniciar corrida hoje e quais os primeiros cuidados?
Ter uma boa qualidade de sono e uma alimentação equilibrada são fatores que vão diminuir - e muito - a dificuldade durante a atividade, propondo uma prática saudável e segura para você e seu progresso.
Caso seja possível, conte com um acompanhamento profissional! Esse fator fará toda a diferença na hora de saber o jeito certo de correr e como melhor adaptar seu corpo e sua dieta ao esporte.
Já podemos adiantar que optar por proteínas magras, como frango e ovos, beber água, ter o hábito de ter legumes no seu cardápio diário e, acima de tudo, observar com atenção a resposta corporal que você terá durante seus exercícios já são um ótimo começo.
Assim, você terá à disposição, a energia e o cuidado consigo mesmo necessários para prosseguir com segurança e saúde.
Completou o checklist básico? Então, vamos às dicas!
1. Avalie sua condição física
Antes de mais nada, temos que saber que corrida é diferente de caminhada, já que a primeira é considerada um esporte de alto impacto. Por esse motivo, saber suas limitações físicas, ter um histórico médico bem transparente e começar sua trajetória no ritmo certo são caminhos imprescindíveis para começar.
Mas os cuidados com você e o seu bem-estar não param por aí!
2. Busque ao máximo estar confortável
Roupas leves, calçados adequados e bons fones de ouvido levarão lá para o alto seu bem-estar durante sua prática. Ainda há roupas específicas que absorvem suor, diminuem o atrito com a pele, assim como calçados desenvolvidos para a função que farão com que seu corpo desenvolva uma performance muito mais confortável.
Hoje em dia, existem modelos de produtos para diversos tipos de gostos e bolsos que não deixarão de entregar o conforto que você precisa.
Se sentindo confortável? Então, vamos ao que mais interessa.
3. Saiba qual é o melhor tipo de treino para seu objetivo
Você pode moldar o seu treino de acordo com a sua intenção e objetivos. Há diferentes formas e circuitos que desenvolvem aspectos diferentes da sua performance, trazendo resultados que melhor se encaixam nos seus objetivos.
Nós, da Atletis, já falamos por aqui sobre 6 tipos de treino de corrida para iniciantes e suas funções, explicando melhor o que cada um possui como benefício exclusivo, mas vale ressaltar que nada disso terá efeito se o seu corpo não estiver bem preparado.
4. Aqueça a musculatura antes do treino
Uma musculatura bem aquecida antes da prática é sinônimo de melhores resultados.
Principalmente para quem está um pouco acima do peso ou que leva uma rotina sedentária, o preparo corporal para a atividade física é essencial. Reserve um momento para fazer exercícios simples de aquecimento antes de correr, isso reduzirá bastante as chances de você se lesionar devido ao enfraquecimento muscular.
Preparar o seu corpo para a atividade é um favor que você faz para a sua qualidade de vida e, estando o corpo mais preparado, você terá mais aptidão para aumentar o ritmo do seu treino.
Para isso, você deve ter paciência, já que o mais certo é respeitar os limites do seu corpo.
5. Comece devagar e aumente a quilometragem gradualmente
Não comece querendo atingir o ritmo de um profissional logo de cara. O seu corpo vai se adaptar da melhor forma a cada estágio que você for alcançar.
Um bom plano de corrida é aquele que evita lesões, sendo o mais indicado aumentar o máximo de 10% da quilometragem total a cada semana para que a carga de exercício seja compatível ao que os seus músculos suportam.
A alternância entre intervalos de corrida e caminhada também ajudarão a equilibrar o esforço físico e farão com que você encontre o seu melhor ritmo.
6. Mantenha sua motivação lá em cima
Em dias mais frios, de chuva ou quando a preguiça bate, é imprescindível que você tenha sua própria motivação para continuar firme no seu caminho, já que qualquer exercício é inútil sem a famosa disciplina.
Ter uma turma de colegas para compartilhar conquistas ou acompanhar pela balança a perda de peso - se esse for seu objetivo - são recursos motivadores que podem fazer a diferença na hora que você fica se questionando se quer mesmo sair para correr.
Outro recurso é o de buscar inspiração. Seguir perfis de atletas e influenciadores do meio poderá ser o combustível certo para dar aquele gás extra.
7. Respeite o seu ritmo e escute o seu corpo
É normal haver estranhamento quando experienciamos algo novo, o mesmo acontece quando começamos uma nova rotina de exercícios. Tudo é novidade e, nesse momento, é preciso ter calma, cuidados e atenção aos sinais que o seu corpo envia durante a prática.
A dor pontual após um esforço físico específico é natural, mas correr com dor não é.
Observar como você está se sentindo durante a atividade ou perceber seu ritmo respiratório poderão evitar possíveis lesões e indicarão questões de saúde que precisam ser resolvidas. Se possível, utilize algum monitor de frequência cardíaca para ter certeza de que está tudo certo.
Notou algo diferente, incômodo? Procure um médico.
E por fim, mas não menos importante, nossa dica de ouro é…
8. Não se subestime!
Mitos como o de "haver um biotipo ideal para praticar corrida" são crenças que acabam limitando e impedindo muitas pessoas de iniciar um exercício físico.
Nada disso é determinante na hora de qualificar a corrida como o exercício certo para você. Mantenha seu foco em sair do sedentarismo e se colocar em movimento. O seu corpo agradece!
Esperamos que nossas dicas de corrida para iniciantes tenham ajudado você a entender um pouco melhor sobre cada um dos pequenos passos que antecedem uma prática mais saudável e produtiva.
Agora, é só começar a correr rumo a uma melhor qualidade de vida! Nos vemos na pista.
Deixe seu comentário ou dúvida