Quais os tipos de corrida para eventos esportivos

Corrida é uma ótima opção de esporte para todo tipo de público, por isso torna-se mais fácil achar competidores amadores e profissionais para participarem.

tipos de corridas esportivas

Se você chegou até aqui, provavelmente já aprendeu como organizar evento esportivo e está em busca de ideias para inovar seu próximo evento, certo? Corridas são uma ótima opção de esporte para todo tipo de público e também é fácil achar competidores amadores e profissionais para participarem.

Esse setor conta com diversos tipos e modalidades diferentes que podem ser bastante divertidos. Quais são os tipos de corridas que podem fazer o seu evento esportivo ser um sucesso?

Desde corridas noturnas e corridas à fantasia até corridas com obstáculos e maratonas, tem tipos para todos os públicos!

Como organizador de eventos esportivos, você, com certeza, gosta de trazer até mesmo as pessoas mais sedentárias para prestigiar o seu evento. Afinal, conquistar esse público é um dos maiores sinais de que você fez um bom trabalho.

De maneira geral, corridas não costumam precisar de grandes investimentos para acontecer, mas se você vai realizar um evento e espera uma diversidade no público frequentador, é bom pensar em elementos diferentes para que isso ocorra.

Afinal, quais são os tipos de corridas que podem ser pensados para um evento esportivo?

Corrida de pista

Esse é o estilo tradicional, mais conhecido, onde a corrida é praticada em pistas de formato oval, podendo ser de 100, 200 ou 400 metros. Para esse tipo de corrida ser realizada, é necessário ter a estrutura correta da pista dividida em faixas que diferenciam cada competidor.

Nessa mesma pista ocorrem ainda outros tipos de corrida:

  • Com obstáculos: o nome dessa modalidade já é bastante revelador, a distância percorrida pode variar entre 100, 500 e até 3000 metros;
  • De meio fundo (ou média distância): esse estilo pode variar entre 800 e 1500 metros, a característica mais marcantes é que os corredores não precisam se ater a apenas uma faixa da pista;
  • De fundo (ou longa distância): a distância aqui, como o nome já pode indicar, varia entre 5000 e 10000 metros e não há nenhuma característica especial.

Corrida de revezamento

Essa corrida é mais comum de acontecer em pista, mas não exclusivamente. É possível realizar uma corrida de revezamento na rua também. O objetivo, principalmente, é que cada equipe tenha quatro participantes e cada um percorra determinada parte do percurso. Quando chegar em seu companheiro, deve entregar o bastão e assim seguir até a linha de chegada.

Corrida de rua

As corridas de rua são as que possuem a maior diversidade de público e também o tipo de corrida mais popular no Brasil. É preciso seguir alguns passos para realizar esse tipo de corrida, tal como conseguir a autorização da prefeitura para fechar as ruas do percurso.

As distâncias podem ficar entre 5 e 42 km, porém, quando chega a 42 km, essa corrida vira uma maratona.

Corrida cross country

A corrida Cross country é pouco praticada como competição oficial, mas é bastante usada como um meio de treinamento. Apesar disso, pode valer a pena investir nela para o seu evento, já que tem uma característica bem diferente e interessante: a corrida é praticada na grama! As distâncias podem variar entre 4 e 12 km, dependendo da categoria (juvenil, feminino, adulto, etc.).

Trail running

A Trail running tem uma característica diferente e marcante, que é o contato com a natureza durante o percurso. É conhecida como uma corrida a pé, realizada em um ambiente natural. Podendo variar entre 5 e 100 km, ela acontece em meio a trilhas, florestas ou praias, por exemplo.

Esse tipo de corrida precisa de um pouco mais de treino e provavelmente será melhor manter a modalidade apenas para atletas profissionais.

Corrida de Obstáculos

Também conhecida como "Corrida Militarizada", é uma modalidade que vem atraindo a atenção de muitos atletas mais experientes e até dos amadores que buscam uma competição diferente. Pode-se dizer que é parecida com a corrida trail, porém, com obstáculos, podendo ser tanto naturais quanto artificiais.

Para participar das corridas de obstáculos, os atletas precisam utilizar mais que as suas pernas na corrida, em alguns momentos podem se pendurar em travessias de cordas ou, até mesmo, carregar ou sobrepor objetos.

Dica

Oferecer novos tipos de provas é o plano a seguir e ter muito mais atletas inscritos para participar do seu evento - e, consequentemente, um maior público espectador. Por sorte, como você pode perceber, o setor de corridas cresceu de maneira bastante positiva nos últimos anos.

Além disso, quanto mais inovador e único for o seu evento, mais interessante será para os participantes postarem em redes sociais, o que, além de tudo, é uma ótima maneira de fazer divulgação!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

112 Respostas

Deixe seu comentário