Tecnologias wearables no esporte: eleve a sua performance

Saiba como aproveitar ao máximo as tecnologias wearables no esporte e potencialize sua performance com relógios inteligentes, camisas tecnológicas e muito mais!

Por Redação 26 de Março de 2025 - Atualizado em 31 de Março de 2025 11 min. de leitura
Imagem de uma pessoa ajustando um smartwatch no pulso, destacando a interação com a tecnologia portátil em meio à natureza.

Também conhecidas como dispositivos vestíveis, as tecnologias wearables se tornaram importantes aliadas dos atletas amadores e profissionais porque captam dados preciosos durante a atividade esportiva e entregam relatórios que ajudam praticantes a analisar desempenho e definir novos objetivos.

Inclusive, os smartwatches modernos conseguem até mesmo detectar sinais precoces de doenças cardíacas. Modelos avançados possuem sensores capazes de realizar eletrocardiogramas (ECG), medir a variabilidade da frequência cardíaca (HRV) e até identificar padrões anômalos que podem indicar fibrilação atrial, uma condição silenciosa e perigosa, especialmente para atletas.

Acompanhe a leitura deste conteúdo criado para mostrar a você como esses dispositivos inovadores podem ajudar a melhorar o seu desempenho, quais tipos estão disponíveis no mercado, o que eles entregam e quais são as melhores escolhas para cada atividade.

O que são wearables no esporte?

Os wearables são dispositivos inteligentes utilizados para medir o desempenho e as condições físicas de um atleta durante uma atividade. O exemplo mais comum é o smartwatch, o famoso relógio inteligente, que, mesmo em seus modelos mais simples, já realiza o monitoramento de frequência cardíaca, velocidade, gasto calórico e ritmo.

Esse monitoramento é realizado a partir de sensores nesses acessórios, que captam as informações junto ao corpo. Após serem processados pelo wearable, os dados são transmitidos para um aplicativo ou plataforma no smartphone.

Não à toa, existe, hoje, uma grande variedade de acessórios de corrida e outros esportes no mercado criados exclusivamente para esse fim. Os tipos vão desde os já populares relógios até meias com sensores.

Dá uma olhada nas tecnologias no esporte que podem otimizar seus treinos!

  • Smartwatches
  • Smartbands (pulseiras inteligentes, um pouco mais limitadas que os relógios)
  • Óculos inteligentes
  • Sensores de passada 
  • Sensores de movimento e biomecânica
  • Camisas tecnológicas anti odor
  • Meias com sensores de passada
  • Tênis com sensor de impacto e cadência
  • Anéis inteligentes, bem semelhantes aos smartwatches
  • Medidores de potência, cadência e velocidade
  • Cintas e faixas com biossensores 

Esses dispositivos auxiliam na performance esportiva ao entregar dados que, após analisados, revelam limitações e potenciais do esportista. São essas análises que vão gerar insights para a criação de treinos personalizados, focados no desempenho, resistência física e objetivos.

Mas os benefícios não param por aí!

Quais são as vantagens das tecnologias vestíveis no esporte?

As vantagens desses dispositivos estão relacionadas, principalmente, às funções de monitoramento da performance, acompanhamento de métricas biomédicas e prevenção de lesões. 

  • Monitoramento da performance: o acompanhamento da performance é realizado pelo conjunto de sensores disponíveis nos equipamentos, e ajuda a otimizar os treinos e a melhorar o rendimento de forma estratégica. 
  • Acompanhamento de parâmetros biomédicos: os parâmetros biomédicos são as medidas biológicas e fisiológicas do corpo humano, como frequência cardíaca, oxigenação do sangue, temperatura, entre outras, todos fatores que interferem na intensidade do treino e no controle do esforço. Além disso, acompanhar esses fatores ajuda a prevenir condições como hipertermia ou hipotermia, por exemplo.
  • Prevenção de lesões: os aparelhos podem ajudar a prevenir lesões porque carregam sensores para medição de frequência cardíaca e de movimento, e suas análises permitem detectar sinais de fadiga que, quando ignorados, podem provocar sérias lesões musculares
  • Auxílio no acompanhamento nutricional: ao contabilizar as calorias gastas em uma atividade, os wearables desempenham um papel importante na contabilidade nutricional da sua dieta, especialmente quando integrado a aplicativos de diário de alimentação, como o MyFitnessPal.
  • Alertas de frequência cardíaca: para pessoas com problemas cardíacos ou que querem testar atividades novas, alguns dispositivos proporcionam os alertas de frequência cardíaca, avisando o praticante quando os níveis estiverem muito acima do normal.

O que um wearable esportivo como um smartwatch mede?

Confira os principais marcadores que os dispositivos wearable podem fornecer a você:

  • Frequência cardíaca
  • Oxigenação sanguínea  
  • Distância percorrida
  • Quantidade de passos
  • Ganho de elevação
  • Potência média
  • Tempo em movimento
  • Velocidade média e máxima
  • Calorias gastas
  • GPS
  • Monitoramento do sono

Quer entender melhor como todos os dados monitorados podem ajudar na prática? 

6 coisas que as tecnologias wearables podem ajudar no seu desempenho esportivo

Treinos personalizados

Dados como ritmo, frequência cardíaca e distância percorrida podem ajudar a criar treinos progressivos para que você consiga aumentar gradualmente sua quilometragem. 

Controle de ritmo, distância e intensidade

Informações como ritmo por quilômetro, fornecidos em tempo real por um GPS, ajudam a treinar o ritmo ideal, evitando desgastes precoces, além de alertar se você está indo rápido ou lento demais de acordo com seus objetivos.

Alertas para esforços excessivos

O monitor de frequência cardíaca é um ótimo recurso para identificar se há muito esforço sendo aplicado e se ele está dentro da zona correta de esforço. Nos casos em que alguma anomalia for detectada, você é notificado(a) na hora para diminuir o ritmo e evitar exaustão, fadiga e até mesmo lesões. 

Hidratação e nutrição

Algumas inteligências já são capazes de identificar se está na hora de você se hidratar ou realizar uma reposição energética com base na duração da sua atividade, e isso acontece a partir da taxa de suor e da temperatura corporal, que são marcadores que evitam a desidratação.

Recuperação do esforço

Dependendo do dispositivo, é possível saber o tempo necessário para a recuperação muscular antes do próximo treino intenso, evitando sobrecarga e lesões. Monitorar o sono e o impacto do treino, duas coisas que a tecnologia wearable pode fazer por você, ajuda também a evitar o overtraining, quando há desgaste e queda de rendimento por excesso de atividade.

Gráfico de evolução

Em geral, os vestíveis acompanham aplicativos que geram gráficos e relatórios que auxiliam na análise de evolução de ritmo e resistência, por exemplo, permitindo ajustes nos treinos seguintes. 

Olha só como isso é feito!

Como realizar o monitoramento esportivo com wearables?

Essa tarefa deve ser realizada a partir da análise dos dados brutos nos aplicativos que recebem as informações dos dispositivos, como o Fitness ou Apple Health nos iPhones, o Samsung Health nos aparelhos Samsung, o Google Fit para dispositivos Android, Zepp Life nos celulares Xiaomi e o app Garmin Connect para mostrar resultados do relógio inteligente da Garmin.

E, embora esses aplicativos sejam, em sua maioria, bem intuitivos até para os mais leigos, a melhor recomendação é contar com uma equipe multidisciplinar ou um profissional capacitado, como um treinador esportivo, preparador físico, fisioterapeuta esportivo ou médico do esporte, para ajudar você a analisar os dados – pelo menos no primeiro contato.

Isso porque aplicar as informações nos treinos e na recuperação é fundamental para quem quer investir nesses dispositivos, e esse acompanhamento profissional fará toda a diferença.

Agora, você não conseguirá realizar o acompanhamento sem antes escolher o melhor recurso para a sua necessidade. Então, o primeiro passo é ter um aparelho indicado para a sua atividade. 

Se você faz musculação, escolha um que tenha sensores de movimento e eletromiografia para medir atividade muscular. Já se você pratica esportes aquáticos, um equipamento à prova d’água será fundamental.

Além de acompanhar as principais métricas, claro.

Principais métricas monitoradas com uso de smartwatches e sensores no treino 

Em sua maioria, os smartwatches e sensores de treino entregam um pacote básico de métricas, permitindo que amadores ou profissionais consigam realizar as principais análises para melhorar seus treinos. Entre as essenciais estão a frequência cardíaca, a cadência e a potência.

Saiba o que elas entregam e como utilizá-las para alcançar seus objetivos de performance:

Métrica O que faz Por que é importante?
Métrica Frequência Cardíaca (FC) “Mede” o esforço do coração Para controlar a intensidade dos treinos e evitar sobrecarga
VO₂ Máx Dita sua capacidade aeróbica Para avaliar a evolução no condicionamento físico
Cadência (passos por minuto) Indica a sua eficiência na corrida e no ciclismo Para ajustar a técnica e evitar desgaste excessivo
Potência Mede a quantidade de força gerada em determinada atividade Para controlar o esforço e resistência
HRV (variação da FC) Mede capacidade de recuperação e níveis de fadiga Para saber quando o corpo estará pronto para treinar intensamente
 

Ficou curioso(a) para saber quais opções disponíveis no mercado podem entregar essas análises? De olho na lista de recomendações que fecha este conteúdo!

Lista dos melhores dispositivos wearables para atletas

Se você busca um dispositivo para ajudar no seu controle esportivo, saiba que os melhores são aqueles que atendem às suas necessidades como esportista. São muitas as opções no mercado, passando por corrida, ciclismo e natação, até mountain bike, golfe e escalada.

Para ajudar na sua escolha, a tabela a seguir traz os principais modelos para cada esporte e o que eles entregam:

Esporte Tecnologia Descrição
Corrida
  • Relógios com GPS (Garmin Forerunner, Polar Vantage ou Apple Watch)
  • Palmilhas Inteligentes (NURVV Run)
Relógios com GPS fornecem dados gerais do treino e métricas cardiovasculares, enquanto as palmilhas analisam a biomecânica da passada e previnem lesões durante a corrida
Ciclismo
  • Relógios com GPS (Garmin Edge, Wahoo Elemnt)
  • Óculos inteligentes (Engo Eyewear)
Esses relógios são essenciais para planejamento de rota e análise de potência, enquanto os óculos oferecem dados sobre a rota em tempo real sem desviar o olhar do caminho
Natação
  • Relógios à prova d’água (Garmin Swim ou Apple Watch)
  • Óculos aquáticos com sensor de movimento (Form Smart Swim Goggles)
Essas versões de relógios são muito versáteis para natação. Já os óculos exibem métricas diretamente na lente, otimizando a performance em tempo real
Futebol
  • Sensores de movimento (Playermaker, STATSports)
  • Camisas inteligentes (Hexoskin)
Os sensores de movimento monitoram o desempenho do atleta no campo, e as camisas rastreiam dados fisiológicos e ajudam no controle da carga de treino
Basquete
  • Sensores de salto (Vert Sensor)
  • Camisas inteligentes (Athos)
Sensores de salto analisam a impulsão e explosão muscular, enquanto as camisas inteligentes fornecem dados de ativação muscular e recuperação
Musculação
  • Camisas inteligentes (Athos, Hexoskin)
  • Cintas cardíacas (Polar H10)
As camisas monitoram a ativação muscular em diferentes exercícios, deixando com as cintas cardíacas o trabalho de oferecer mais precisão para controle do esforço cardiovascular
Triatlo
  • Relógios multiesportivos (Garmin Fenix, Coros Vertix)
  • Cintas cardíacas (Wahoo TICKR)
Os relógios multiesportivos são essenciais para triatletas devido à versatilidade, e as cintas cardíacas oferecem um monitoramento mais exato da frequência cardíaca
Tênis
  • Sensores de raquete (Babolat Play, Zepp Tennis)
  • Relógios com GPS
Sensores de raquete avaliam a biomecânica e eficácia dos golpes, e os relógios acompanham toda a movimentação do jogador em quadra
Esportes de combate
  • Sensores de impacto (Hykso)
  • Camisas inteligentes (Hexoskin)
Sensores de impacto analisam velocidade e potência dos golpes, importantes para esse tipo de esporte. Já as camisas monitoram fadiga e desempenho cardiovascular
Esportes de endurance
  • Relógios com GPS (Garmin Enduro)
  • Sensores de carga (Stryd Power Meter)
Os relógios monitoram métricas gerais de resistência, enquanto os sensores de carga oferecem dados mais detalhados sobre a potência e eficiência da corrida
 

Os vestíveis chegaram para facilitar os treinos de atletas e de quem está começando a se desafiar no esporte. O segredo é escolher o que mais se encaixa com a sua necessidade.

Que tal testar uma dessas tecnologias na sua próxima competição esportiva? A Atletis já está na torcida para que você dê o salto que tanto espera na sua performance!

Compartilhe:

Deixe seu comentário ou dúvida

Entre na corrida pela alta performance! Deixe seu e-mail
e receba conteúdos exclusivos

Inscrição confirmada!

Em breve, você vai receber conteúdos, dicas e insights campeões diretamente no seu e-mail.

Fique atento(a) à sua caixa de entrada e prepare-se para levar seu evento ou desempenho esportivo para o pódio.