Desde que o Coronavírus chegou e impôs a quarentena para nós, brasileiros, ficar em casa tem posto à prova a criatividade para manter a mente e o corpo saudáveis.
Conhecendo benefícios das atividades físicas, como o aumento da imunidade, a liberação do estresse, da ansiedade e o combate à insônia, entendemos que criar uma rotina de exercícios é importante para ajudar a lidar com os males da pandemia que no momento assola o nosso país, ajudando a manter a vida ativa até que tudo volte ao normal - e depois, também.
Mas que tipo de exercício fazer em casa?
Qualquer atividade física que movimente o seu corpo será bem-vinda. Yoga, treinamentos funcionais com abdominais e corrida estacionária são grandes e ótimos exemplos, mas até mesmo dançar o seu estilo de música favorito já está valendo.
O importante é manter a rotina de exercícios em casa e o corpo ativo por pelo menos 30 minutos diários.
Como manter uma rotina de exercícios físicos?
Manter o autocontrole e a autodisciplina podem ser a chave do sucesso, principalmente quando está incluindo algo novo na rotina e tentando um estilo de vida diferente. No começo, ter disposição pode não ser tão fácil para algumas pessoas, mas não se culpe e nem desista se fraquejar nos primeiros dias, caso seja o seu caso.
Para ajudá-lo, utilize da tecnologia baixando aplicativos de exercícios, como o Nike Training Club ou Seven, que irão estimular a sua atividade diária e ajudar a criar um objetivo que funcionará como incentivo diário.
Onde encontro treinos e atividades?
Hoje, para praticar atividades físicas, existem muitas formas facilitadoras disponíveis na web. Para smartphones, há diversos aplicativos gratuitos no Android ou iOS, como os que citamos acima.
Já através do computador, é possível acessar vídeos disponíveis na plataforma do YouTube, por exemplo, que conta com as mais variadas modalidades de exercícios para auxiliar em queima de gordura, adquirir massa muscular ou alongar o corpo.
Além disso, muitos treinadores estão fazendo boas ações e disponibilizando treinos gratuitos através de transmissões ao vivo em redes sociais, como o Instagram.
E, se prefere algo mais particular, basta pesquisar por um personal trainer online, pois há muitos bons profissionais que podem fazer uma lista de atividades específicas e personalizada para você. Lembre-se, contudo, de pedir um orçamento, pois essa é uma opção que pode ser paga.
É preciso evitar as lesões
O risco de lesões em exercícios em casa passa a ser maior pela ausência de um profissional e por falta de referência dos movimentos.
Se você já possui algum tipo de trauma ou lesão, não inicie a prática sem um acompanhamento profissional ou liberação de um médico.
Busque praticar atividades que já tenha executado ou que tenha conhecimento sobre a prática de cada movimento.
Caso você não tivesse uma vida ativa antes da quarentena e esteja saindo do sedentarismo, opte por iniciar a rotina de exercícios diários pelos movimentos que possuem baixa intensidade e fácil execução.
Lembre-se sempre de alongar e aquecer o corpo antes e depois das atividades físicas, de manter o cuidado com a hidratação e, também, de ter uma alimentação saudável, especialmente incluindo alimentos que aumentem a imunidade.
Antes de encerrar uma atividade, vá diminuindo aos poucos a intensidade até o corpo se adequar ao total repouso.
O importante é criar uma rotina de exercícios mais baseada na regularidade do que na intensidade. Comece com práticas simples para desenvolver e manter o hábito.
Estamos passando por um momento difícil, mas logo a vida voltará ao normal. Faça o possível para manter-se saudável, durante e também depois da pandemia.
Deixe seu comentário ou dúvida