Conheça as regras de publicidade das Olimpíadas

Você sabia que existem regras para publicidade das Olimpíadas? Confira como aproveitar o período olímpico para divulgar seu evento sem cometer nenhuma falta!

Por Redação 18 de Julho de 2024 - Atualizado em 19 de Julho de 2024 9 min. de leitura

A imagem mostra dois torcedores em um fundo amarelo vibrante. Eles estão vestidos com camisetas de cores que remetem à seleção brasileira. O homem à direita, com barba e cabelo escuro, grita alegremente com punhos cerrados. A mulher à esquerda, de cabelos cacheados, sorri e celebra.

O maior evento esportivo do mundo também é uma ótima oportunidade para alcançar um grande público engajado no esporte, mas você sabia que a publicidade das Olimpíadas tem suas regras e restrições, limitando o uso de símbolos, fotos e até palavras por marcas não patrocinadoras?

O Comitê Olímpico Internacional (COI) possui diretrizes para divulgações e estabelece o que pode e o que não pode ser usado em campanhas de marcas terceiras, e o descumprimento dessas regras pode gerar sérias dores de cabeça…

Mas isso não quer dizer que você não deve aproveitar esse grande momento de celebração ao esporte para também divulgar seu próprio evento esportivo e reforçar a conexão com seu público, pelo contrário! Seguindo as normas com um pouquinho de criatividade, dá, sim, para pegar carona nos Jogos e impactar mais pessoas!

Descubra agora quais são essas regras e outras maneiras de fazer uma propaganda campeã!

Quais as vantagens de fazer propaganda no período olímpico?

Se você está organizando eventos esportivos, o período olímpico é a oportunidade perfeita para impactar um público maior, que estará respirando esporte e consumindo muitos conteúdos desse segmento.

Dentre as principais vantagens de direcionar sua publicidade para esse nicho estão:

  • maior exposição: grandes eventos impulsionam as interações digitais, fazendo com que sua propaganda possa ter maior alcance;
  • público diversificado: existe a possibilidade de impactar até quem, inicialmente, não tem perfil de atleta, mas está mais interessado e motivado por causa das Olimpíadas;
  • engajamento: além de assistir aos Jogos, as pessoas também tendem a buscar notícias, informações e experiências relacionadas, e podem chegar ao seu evento mais qualificadas; e
  • oportunidade de gerar campanhas criativas e inovadoras: o clima festivo, de união e espírito esportivo pode render muitos insights para bolar campanhas atrativas e impactantes.

Ok, e isso quer dizer que pode fazer propaganda das Olimpíadas? Não exatamente. É possível aproveitar as oportunidades que surgem no período dos Jogos, mas a publicidade direta mencionando o evento é restrita apenas às marcas patrocinadoras e autorizadas.

Como funciona a publicidade das Olimpíadas?

A publicidade com menção direta às Olimpíadas pode ser realizada somente pelas empresas que estão patrocinando os Jogos, que podem ser:

  • patrocinadores oficiais: empresas que aderem ao Programa de Parceiros Olímpicos (TOP), nível de patrocínio global acordado diretamente com o COI, no qual as marcas têm direitos exclusivos para associar seus nomes e utilizar os símbolos olímpicos em suas ações publicitárias; e
  • patrocinadores nacionais: empresas que apoiam os Comitês Olímpicos Nacionais e os Jogos em um país específico. Nesse caso, seus direitos de publicidade são limitados ao território nacional.

O COI detém a propriedade intelectual sobre a marca dos Jogos Olímpicos, e realiza essa restrição justamente para proteger os direitos dos patrocinadores oficiais. Descumpri-la pode gerar multas e sanções, além de afetar negativamente a imagem da empresa envolvida, por isso, vale ficar por dentro das regras para não dar nenhuma bola fora – literalmente!

Regras de publicidade das Olimpíadas: tudo o que você precisa saber

O Comitê Olímpico Internacional estabeleceu uma série de regras para determinar os limites das marcas em relação às campanhas publicitárias envolvendo os Jogos Olímpicos, e até mesmo o quanto as empresas podem divulgar as Olimpíadas de maneira geral, o que envolve normas para patrocínio a atletas, limitações quanto ao uso do termo, à identidade visual e muito mais.

Confira todas as normativas em detalhes a seguir!

Patrocínio a atletas

Diretriz de referência, a Regra 40 da Carta Olímpica – documento oficial que define as regras, princípios e valores do Movimento Olímpico – é aplicada pelos Comitês Olímpicos Nacionais em seu próprio território, de acordo com as normas e as leis de cada país.

Ela restringe a publicidade de atletas com marcas não patrocinadoras durante o período olímpico (a contar 10 dias antes do início dos Jogos e 3 dias depois do encerramento).

No Brasil, há uma certa flexibilização caso a campanha seja considerada genérica, isso é, sem utilizar qualquer temática alusiva às Olimpíadas, às suas marcas ou à equipe olímpica brasileira (Time Brasil), e esteja sendo veiculada por, no mínimo, 6 meses antes do início dos Jogos.

Mas, ainda assim, essas exceções precisam ser validadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Uso do termo “Olimpíadas” e afins

Palavras como Jogos Olímpicos, Olimpíadas, Comitê Olímpico, Time Brasil e Paris 2024 são de uso exclusivo do COI, COB e terceiros autorizados, por isso, empresas não licenciadas não podem utilizá-las em suas campanhas ou mesmo em postagens de redes sociais para fins comerciais.

Identidade visual das Olimpíadas

Também não pode usar o logo das Olimpíadas (anéis olímpicos). O mesmo vale para as marcas do COI, COB e Time Brasil, os mascotes e os demais símbolos e slogans que compõem a identidade visual do evento: esses elementos são considerados propriedades olímpicas e, por isso, restritos aos Comitês e patrocinadores oficiais.

Não há restrição, no entanto, ao uso das cores do Brasil, que podem ser exploradas sem problemas para fomentar o orgulho nacional no período da competição.

Locais de competição e transmissões

Tá esperando ver alguma empresa estampando os estádios, arenas, quadras e transmissões ao vivo dos Jogos Olímpicos? Infelizmente, não vai rolar: marcas não patrocinadoras não podem ser exibidas nesses locais também!

Fotos da cidade-sede

Fotos da cidade-sede dos Jogos Olímpicos atuais também não devem ser veiculadas em propagandas de empresas não patrocinadoras, porque esse fator faz com que a campanha divulgada não seja tão genérica assim, indo contra as diretrizes impostas pelo COI.

Postagens em redes sociais

Posts em redes sociais com marcas das Olimpíadas, desejando boa sorte ou parabenizando atletas/equipes também é considerada uma conexão direta com os Jogos, portanto, limitada somente a patrocinadores olímpicos.

Também não é permitido a demais empresas repostar e compartilhar conteúdos olímpicos, viu? E as regras valem para qualquer canal de publicidade, seja ele um meio impresso, televisivo ou digital.

PUBLICIDADE DAS OLIMPÍADAS PARA EMPRESAS NÃO PATROCINADORAS: o que pode vs. o que não pode
Pode Não pode
Campanhas genéricas e textos informativos, sem associação ou menção direta às Olimpíadas Usar palavras como Olímpico, Jogos Olímpicos, Olimpíadas, Comitê Olímpico e Time Brasil em materiais de divulgação e redes sociais
Patrocinar atletas, desde que a campanha seja veiculada, pelo menos, 6 meses antes do início dos Jogos e sem referência às Olimpíadas Usar o logotipo do evento, mascotes, slogans e demais elementos da identidade visual dos Jogos
Anunciar em mídias de conteúdo esportivo (desde que o anúncio não utilize os termos e imagens restritos) Fazer posts com fotos da cidade-sede dos Jogos
Utilizar as cores do Brasil em seus conteúdos Criar posts com marcas das Olimpíadas, desejando boa sorte ou parabéns aos atletas, o que inclui repostagens e compartilhamentos de conteúdos olímpicos
  Veicular campanhas de temática olímpica com atletas durante os Jogos
  Exibir marcas nos locais de jogos e transmissões
 

Bastante coisa, né? Mas calma que nem tudo está perdido! A Atletis preparou uma lista de possibilidades para você driblar as regras e arrasar na divulgação do seu evento esportivo durante esse período de festa mundial, olha só!

5 alternativas para fazer publicidade no período das Olimpíadas

Como você pôde ver, a menos que a sua marca seja patrocinadora dos Jogos, a recomendação é evitar qualquer associação direta, mas isso não impede você de aproveitar o clima esportivo e as oportunidades geradas pelo maior consumo de mídia nesse período, muito pelo contrário!

Os especialistas Atletis listaram algumas alternativas para gerar uma campanha digna de pódio sem fazer falta contra o Comitê Olímpico. Anote todas elas!

1. Aproveite o timing e fale do seu esporte durante a veiculação dos Jogos

Explore a modalidade abordada no seu evento esportivo enquanto estiverem acontecendo as disputas daquele esporte nos Jogos, e atinja em cheio as pessoas que estão interessadas pela modalidade.

Só não se esqueça de manter uma abordagem genérica, sem usar os símbolos ou termos olímpicos protegidos, ok?

2. Crie conteúdo nas mídias especializadas

Aproveite que o seu público-alvo estará mais ativo buscando notícias, informações, resultados e repercussões dos Jogos Olímpicos e produza conteúdo em mídias especializadas no nicho, como revistas offline e online, páginas da modalidade nas redes sociais ou mesmo fazendo artigos de blog sobre o tema.

3. Inspire-se nos valores olímpicos

Os valores olímpicos são a excelência, que envolve alcançar o máximo potencial; a amizade, que promove a compreensão e solidariedade entre diferentes culturas; e o respeito, que inclui fair play e tratamento justo para todos.

E, embora você não possa mencionar os Jogos diretamente, usar esses valores como base para a sua comunicação no período pode ser uma boa ideia para pautar suas campanhas, uma vez que o período de competição tende a fomentar esses valores entre as pessoas.

4. Faça parceria com influenciadores

Os influenciadores digitais podem contribuir para ampliar o alcance da sua campanha, atingindo um grande volume de seguidores engajados, e, se essas pessoas forem especialistas em assuntos esportivos ou abordarem os Jogos em seus conteúdos durante as Olimpíadas, o match é ainda maior!

5. Fique de olho em tudo o que está acontecendo

Já ouviu falar em marketing de oportunidade? O conceito nada mais é do que aproveitar o timing de algumas situações para criar ações de marketing para atrair a atenção do público para uma marca a partir de algum acontecimento marcante do momento.

E os Jogos Olímpicos podem render muitos fatos interessantes, engraçados ou totalmente inesperados que vão repercutir entre as pessoas, concorda?

Por isso, fique de olho no que está acontecendo nas telinhas para captar quando uma tendência assim surgir e, então, pegue esse gancho para dialogar com o público que está falando disso e atraia atenção para a sua divulgação!

Esses são apenas alguns caminhos possíveis, mas o que realmente importa é planejar sua divulgação de maneira consciente, dentro das regras e usar a criatividade a seu favor para subir no pódio e levar a medalha do engajamento nas suas campanhas. Boa sorte!

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