O pilates para idosos traz benefícios de redução de dores na coluna e nas articulações, especialmente considerando que geralmente eles possuem redução na densidade óssea e no metabolismo devido à perda de massa muscular, ocasionada pelo envelhecimento do organismo.
Essas mudanças ocorrem em nível físico, mas também em nível emocional, afinal, é difícil manter a autoestima, quando o corpo não auxilia mais nas atividades diárias.
Sendo assim, essa prática passa a ser uma ótima aliada da terceira idade, pois os exercícios possuem uma execução fácil e sem contraindicações, independentemente da situação física do praticante ou das patologias que possui.
Benefícios do pilates para idosos
Os benefícios do pilates para a terceira idade são inúmeros, incluindo aspectos físicos, como redução das dores musculares, flexibilidade e melhora no equilíbrio, além de benefícios emocionais, como aumento na qualidade do sono, alívio do estresse e da ansiedade e aumento da autoestima.
A atividade é indicada para todas as idades, porém é uma das melhores alternativas para o público idoso, pois os exercícios possuem baixo impacto o que os torna seguros para a faixa-etária.
Além disso, os exercícios são preparados de acordo com a necessidade do praticante, trabalhando na coordenação e no fortalecimento dos músculos, melhorando a conservação da massa muscular e o condicionamento cardiovascular.
É possível destacar, ainda, que o pilates auxilia na prevenção da incontinência urinária e fecal, pois a técnica fortalece os músculos profundos responsáveis pelo controle desses fluxos.
Confira abaixo a lista dos maiores benefícios do pilates na terceira idade.
- Aumento da densidade óssea
- Alívio de dores
- Diminui a possibilidade de lesões
- Maior flexibilidade e mobilidade
- Aumento da capacidade respiratória e cardiovascular
- Melhora a velocidade de andar
- Mantém o peso corporal
- Fortalece os músculos externos e internos
- Melhora a postura corporal
- Aumenta o equilíbrio
- Diminui o nível de cortisol - hormônio responsável pelo estresse e ansiedade
- Aumento da produção de serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina - hormônios da felicidade
- Melhora a qualidade do sono
- Aumenta a energia
Por fim, saiba que limitações diárias, como levantar, sentar e amarrar os sapatos podem ser melhoradas com a prática.
Exercícios de pilates para idosos
Mesmo possuindo baixo impacto, os exercícios precisam ser executados com o acompanhamento de um profissional, pois a execução errada pode prejudicar o praticante, aumentando as dores musculares e ocasionando lesões.
Dito isso, confira os exemplos de três exercícios básicos realizados pela terceira idade com acompanhamento profissional.
Exercícios de pilates na cadeira
Os exercícios realizados na cadeira possuem a finalidade de alongamento e podem ser realizados em casa, desde que, claro, com acompanhamento.
A prática é realizada com o auxílio de uma cadeira pesada para garantir a segurança do idoso, que deve sentar-se ereto, mantendo a distância de um palmo do encosto da cadeira.
Depois, é possível realizar qualquer exercício de alongamento, como o exemplo a seguir.
Veja só!
- Incline seu corpo, girando apenas a parte superior.
- Em seguida, encoste a mão esquerda, no encosto do lado direito - como na imagem acima.
- Conte 15 segundos e volte à posição original, com a parte superior para frente.
- Respire profundamente e repita o processo, desta vez, invertendo as mãos, ou seja, com a mão direita, encoste no lado esquerdo do encosto.
- Lembre-se de manter a parte inferior voltada para frente e os quadris encaixados na cadeira. Somente a parte superior deve ser movimentada.
Exercícios pilates solo
Além de auxiliar nos alongamentos, os exercícios no solo tendem a aumentar a força muscular do praticante e ajudar no aumento do equilíbrio.
O exemplo a seguir deve ser assistido por um profissional que auxilie o idoso a manter a posição de maneira segura, para evitar quedas e possíveis lesões.
- Com a ajuda de um profissional, o idoso deve ficar com as mãos e os joelhos no chão, em posição para engatinhar.
- A seguir, o praticante deve levantar o braço esquerdo para frente do corpo e tirar a perna direita do chão, esticando-a para trás, como sugere a imagem acima.
- É preciso que o idoso, mantenha um ponto fixo para ajudar no equilíbrio.
- O ideal é manter em 15 segundos nessa posição e em seguida fazer a troca de membros.
- Porém, é preciso respeitar o limite do corpo e, caso não consiga ficar por 15 segundos, é aconselhável que o tempo seja reduzido, prezando sempre pela segurança do praticante.
Exercícios de pilates com bola
Os exercícios com a bola, buscam fortalecer os músculos internos e auxiliar no equilíbrio. Contudo, é importante que o profissional conheça o praticante e saiba da sua resistência corporal, para que assim a atividade seja realizada em segurança.
É válido ressaltar que existem inúmeras atividades com a bola que podem ser reproduzidas por pessoas da terceira idade, com os demais tipos de finalidade, incluindo alongamento.
Este é apenas um exemplo de fácil execução e que precisa da utilização também de um elástico próprio para os exercícios físicos.
- Será necessário o uso de uma bola especial para pilates, que seja segura e resistente ao peso de uma pessoa adulta e também de um elástico específico para exercício físico que não arrebente facilmente.
- O praticante deve sentar em cima da bola, mantendo sua coluna ereta e com os pés firmes no chão.
- É importante que a postura seja o mais reta possível, respeitando o ângulo de 90 graus das pernas.
- Cada mão deve segurar uma ponta do elástico e será necessário que idoso abra os braços esticando o material o máximo que conseguir.
- A coluna deve permanecer ereta e os braços devem manter uma linha reta também.
- Desta maneira os músculos serão fortalecidos, assim como o ombro.
- Mantenha uma distância razoável do material do rosto, para evitar acidentes.
Contraindicações do pilates na terceira idade
Não existem contraindicações para o pilates na terceira idade, pois a atividade permite que a prática seja realizada independentemente da idade ou das condições físicas.
Mesmo que o idoso possua alguma patologia comum na terceira idade, como problemas cardiovasculares, pressão alta e problemas na coluna, ainda assim está hábil a praticar os exercícios de pilates.
Porém, é importante mais uma vez ressaltar a importância do acompanhamento profissional para a prática correta e segura.
É preciso lembrar que os benefícios mencionados ao decorrer deste artigo, são adquiridos através de uma rotina de pilates contínua e desenvolvida por um profissional da área.
Pilates ou musculação para idosos?
Primeiro é preciso entender a finalidade de cada exercício físico: o pilates é indicado para os idosos que possuem dores na lombar e procuram melhorar a mobilidade. Já a musculação é indicada àqueles cujo objetivo é emagrecer e ganhar massa magra.
É possível aliviar as dores nas articulações e nos músculos através da musculação, contudo, para isso, é preciso pegar pesos e fazer exercícios mais complexos, o que pode não ser interessante para determinadas idades.
O pilates por sua vez, também pode auxiliar no emagrecimento e ganho de massa magra, mas, para isso, será necessário o acompanhamento de um nutricionista, para que junto ao fisioterapeuta desenvolvam exercícios que, somados à alimentação, tragam os resultados desejados.
Para ter certeza entre qual deles escolher, é indicado procurar o auxílio de um fisioterapeuta e um profissional da área de educação física, de modo a esclarecer as dúvidas e selecionar qual atividade corresponderá melhor em relação às necessidades.
Deixe seu comentário ou dúvida