Basicamente, o mídia kit funciona como uma carta de apresentação do seu trabalho — ou de sua equipe — aliada ao seu destaque nas mídias sociais. A função desse kit é convencer potenciais patrocinadores de que é vantajoso investir em você ou no seu time.
Assim como um currículo para quem procura emprego, o mídia kit reúne as informações mais relevantes e que despertam o interesse das marcas em patrocinar um atleta ou equipe.
Todo atleta profissional individual ou que faz parte de uma equipe sabe que, muitas vezes, a dificuldade financeira é uma das maiores barreiras no caminho para competir em alto nível no Brasil.
Na luta para conquistar bons patrocinadores que auxiliem a superar esse obstáculo, essa é uma ferramenta fundamental que você deve saber como utilizar em seu favor.
Nosso time de apaixonados por esportes e competições quer ajudar você a impulsionar sua carreira como atleta profissional, então, reunimos as melhores informações e mais cinco dicas para a elaboração de um mídia kit completo para que você consiga alcançar suas metas e fechar mais contratos com patrocinadores. Acompanhe!
O que é um mídia kit?
Apesar de cumprir a função de uma carta de apresentação ou mesmo de um currículo, o mídia kit é uma apresentação visual essencial para o marketing esportivo.
O seu objetivo é criar um argumento comercial bem embasado e com capacidade de convencer um possível parceiro que é vantajoso fechar patrocínio com você ou sua equipe.
Ele pode ser viabilizado em um apresentação de slides, mas o ideal é que você tenha o documento completo em formato PDF para encaminhar via e-mail para os potenciais patrocinadores.
Qual a importância de um mídia kit bem planejado?
Geralmente, o mídia kit é o primeiro contato entre o atleta e uma empresa ou marca, por isso, ele deve ser bem claro, organizado e agregar o máximo possível de informações relevantes.
Um documento visual, esteticamente agradável e com informações importantes bem organizadas impacta positivamente na percepção de uma marca sobre o atleta ou o time em questão.
Tudo isso acaba tornando o processo de contratação mais viável, pois a conversa já começa com um bom alinhamento entre os envolvidos, além da noção do que o esportista tem a oferecer na consolidação de uma parceria.
O que incluir em um mídia kit?
Existem dois aspectos a serem dispostos no seu mídia kit, o pessoal e o comercial. Cada um deles serve a um propósito específico, como você vê a seguir.
Informações pessoais
Estas informações dão conta de garantir um alinhamento mínimo entre a marca e o seu perfil (ou o da sua equipe). A partir delas, o potencial patrocinador vai decidir se os seus valores coincidem com os que ele quer ver associados à marca.
Separamos algumas informações que não podem ficar de fora desse documento tão importante. Confira!
1. Quem é você (ou sua equipe)
Este é seu cartão de visitas. Descreva-se de maneira direta e objetiva e não esqueça de caprichar na foto!
2. Sua missão, seus valores e seus objetivos
Esses pontos são essenciais para que a marca entenda para onde aponta seu trabalho e onde você deseja chegar. Geralmente, empreendedores buscam patrocinar atletas ou equipes que tenham missão, visão e valores semelhantes aos de suas empresas.
3. Quais seus atributos de maior destaque
Descreva aqui características que tornam você ou seu time diferenciados dos demais. Vale citar modelos diferenciados de treinamento desportivo, uma maior aproximação com seus apoiadores, engajamento em causas sociais e comunitárias, liderança e voz ativa na comunidade esportiva ou outro atributo que julgar relevante.
4. Presença em eventos e competições
Liste todos os eventos que você ou sua equipe marcaram presença. Dê destaque aos mais relevantes e também aos que você alcançou melhores resultados. Você provavelmente já deve ter ouvido o velho ditado que diz que “quem não é visto, não é lembrado”, não é mesmo?
Aqui também vale: empresas só vão apostar em você se perceberem que vão ganhar visibilidade com essa parceria.
5. Títulos, recordes e conquistas
Este ponto é fundamental para que o patrocinador entenda a posição de destaque que você ou sua equipe podem alcançar em competições futuras dado o histórico de eventos passados. Todo mundo quer apostar no vencedor!
Tudo pronto na seção de informações pessoais? Então, hora de pensar na parte comercial.
Informações comerciais
Deixe claro os números positivos de outras parcerias, o que você tem a oferecer de espaço para a publicidade da marca, além do seu alcance nas mídias sociais e o tipo de seguidores que acompanham você.
Esses dados têm o papel de mostrar ao patrocinador se o seu público é o mesmo que ele deseja alcançar, além de deixar claro como a parceria será vantajosa para a marca que ele representa.
Por isso, certifique-se de apresentar as informações listadas abaixo!
1. Seu número de seguidores e as métricas de engajamento
Seja minucioso com as estatísticas. Estude exaustivamente os relatórios de análises de cada rede social e de cada perfil de atleta (se for uma equipe). Não deixe de incluir nenhuma rede, pois o seu alcance total pode ser decisivo para o patrocinador fechar a parceria.
2. O perfil (ou perfis) desses seguidores
Se você conhece o público-alvo dos seus seguidores, inclua essa informação no kit. Isso é fundamental para o patrocinador entender se o produto dele dialoga com o seu público.
3. Tipo de conteúdo que esses seguidores consomem nas redes
Semelhante ao tópico anterior, saber o que engaja seu público nas redes é fundamental para a marca entender se ela pode oferecer seus produtos a esse público.
Por exemplo, faz sentido para uma marca de suplementos pré-treino patrocinar um atleta que dá dicas sobre o tema para um público que interage bem com esse conteúdo.
4. Parcerias atuais ou anteriores
É importante listar as parcerias já fechadas e mostrar os resultados, para demonstrar a sua capacidade de trazer ganhos para potenciais novos patrocinadores. As marcas que patrocinaram você também podem ter grande peso na decisão por parte de novos parceiros.
Ter sido patrocinado por marcas de boa reputação é um ótimo indicativo que pode incentivar novos empreendedores a investir em você ou na sua equipe.
5. Qual espaço e tipo de publicidade você disponibiliza
Os patrocinadores querem saber que tipo de recursos você tem a oferecer para veicular a marca.
Liste itens como posts e vídeos em redes sociais, utilizar ostensivamente produtos da marca, fazer reviews desses produtos (lembrando de acertar detalhes como a possibilidade de ser realmente honesto sobre a qualidade deles em respeito ao seu público), ostentar banners no evento, dar espaço na roupa do atleta para dispor o nome e a logo da marca e por aí vai!
6. Proposta de valores para fechar a parceria
Apesar de não ser uma informação indispensável no kit, ela é relevante pela economia de tempo, tanto dos atletas quanto dos patrocinadores, imaginando um anunciante que se interesse pelo seu perfil, mas não tem recursos suficientes para fechar a parceria ou pensando em economizar tempo de um patrocinador maior que pode não ter tanto espaço na agenda para uma segunda reunião.
7. Dados para contato
Também visando ganhar tempo, inclua todas as informações necessárias para a marca fazer contato, seja de cada atleta ou, se for o caso, o contato do empresário ou representante da equipe.
Lembre-se de incluir mais de uma plataforma. Permita que seus futuros patrocinadores encontrem você pelo número do telefone ou mesmo nas redes sociais. Mostre que você é acessível!
5 dicas de mídia kit para atletas e equipes
As dicas abaixo podem ser a cereja no topo do bolo que ajudará a diferenciar um mídia kit comum de um mídia kit com potencial avançado para cativar a atenção do seu futuro patrocinador. Anote tudo!
1. Contrate um profissional
É possível fazer um bom mídia kit sozinho se você domina ferramentas como Photoshop, PowerPoint ou Canva, mas, se for viável, não deixe de contratar um profissional para elaborar os dados e desenvolver o design do seu kit. Esse pode ser o diferencial que vai convencer o anunciante a preferir você a outros atletas.
2. Seja 100% honesto na descrição do seu público
Jamais tente forçar uma relação ou descrever um perfil que não seja totalmente real sobre seus seguidores. Preze pela veracidade desses dados.
Além da possibilidade de o anunciante verificar detalhadamente suas redes, se o retorno não for o esperado por divergência entre o público e o produto, isso pode acarretar em rescisões e manchar sua reputação na busca por outros patrocínios.
3. Estude profundamente os dados das suas redes
Vale reforçar: estude os dados disponibilizados pelas plataformas das redes sociais ou do Google Analytics para embasar em quantidade e qualidade as informações sobre o seu alcance a serem mostradas no mídia kit.
É de total interesse do anunciante contar com um perfil com grande número de seguidores e com alta qualidade no engajamento.
4. Tenha dois mídia kits: um com preço e outro sem
Tenha um modelo sem preço para ser enviado num primeiro contato com empresas interessadas em desenvolver um projeto com atletas no geral, mas reserve o modelo completo com os valores para encaminhar apenas para empresas que já manifestaram interesse em uma parceria com você ou sua equipe.
Isso porque você pode afastar um futuro patrocinador já entregando o preço logo de cara quando ele pode fazer um contato com você para negociar valores. Todo contato é válido e você pode aproveitar essa aproximação para apresentar melhor o seu trabalho ou de sua equipe.
5. Disponibilize o mídia kit em formato PDF
Essa dica tem mais relação com praticidade e segurança. Além de ser um formato de fácil envio, leve e possível de ser acessado de qualquer lugar, o arquivo em PDF permite adicionar fotos, um layout bonito e ainda evita que terceiros façam alterações nas informações.
Ufa! Agora que você já sabe o que é e quais informações constam em um mídia kit, fica mais fácil planejar o seu.
Como montar um mídia kit perfeito?
Siga todas as nossas dicas, apostando em um visual agradável e minimalista, dando destaque para as informações mais relevantes, focando especialmente nas suas métricas de maior destaque.
Capriche também nas fotos que vão constar no kit, dando preferência para aquelas feitas em momentos vitoriosos, sempre prezando por uma boa qualidade de imagem.
Gostou das dicas? Nós ficamos na torcida pela sua carreira como atleta profissional e seguimos na missão de manter você atualizado sobre as melhores ferramentas para alcançar o sucesso e o lugar mais alto do pódio. Conte com a gente!
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