Como criar cupom de desconto de evento esportivo na Atletis

Aprenda como criar um cupom de desconto para seu evento esportivo na plataforma de Atletis com as dicas deste artigo e garanta um evento de sucesso!

Por Redação 13 de Agosto de 2024 - Atualizado em 14 de Agosto de 2024 7 min. de leitura

Imagem de um homem com uma expressão de surpresa, apontando com o indicador da mão direita para um celular que ele segura na mão esquerda. Ele está usando uma camiseta laranja e uma headband

Criar um cupom para o seu evento esportivo na plataforma da Atletis é muito fácil: basta fazer o seu login, selecionar a seção “Cupons” e clicar em “Criar cupom” para inserir todos os dados sobre ele. São só alguns campos para preencher e pronto, você divulga os descontos, chama a atenção do seu público-alvo e garante uma organização de sucesso.

Isso porque o oferecimento desse benefício é uma boa estratégia de marketing para atrair novas inscrições e presentear seus clientes, já que ajuda a aumentar as vendas e o ticket médio do grande dia.

Também é uma ótima tática para usar quando você quiser atingir um grupo ou público-alvo em particular, a exemplo de atletas de um esporte específico ou de uma competição voltada para esportistas profissionais.

Sem mais delongas, veja agora como usar seus cupons da melhor forma e como criar esses descontos!

5 melhores ideias para usar cupom de desconto em evento esportivo

Antes de criar seu cupom de desconto, analise bem o seu planejamento e inclua os descontos no seu plano de divulgação: existem várias formas de se fazer isso, portanto, escolha uma que auxilie você a atingir seu objetivo.

Olha só algumas ideias do que pode ser legal fazer!

  1. Cupom de desconto para quem se inscrever antecipadamente, ou seja, você pode fazer uma espécie de “pré-venda”, e distribuir o benefício para quem comprar durante esse período.
  2. Ofertas para inscrições em dupla ou em grupos, que ajudam a atrair mais participantes, além de criar um efeito multiplicador! Pense só: quanto mais pessoas comprarem o ingresso, maior o público do evento, e, consequentemente, maior será o valor final arrecadado.
  3. Ofereça um cashback na próxima compra. Cupons do tipo “compre X ingressos e tenha um desconto na próxima compra” são um incentivo para que o participante não só se inscreva, mas também volte nas próximas edições.
  4. Um cupom para os aniversariantes do mês também pode ser interessante, porque fideliza o público e pode gerar credibilidade, afinal, quem não gosta de comemorar o aniversário pagando menos? Pode ser até um chamariz para o atleta escolher o seu evento como o lugar para reunir a família e os amigos!
  5. Uma outra opção é também buscar parcerias com influenciadores nas redes sociais, oferecendo um código exclusivo para os seguidores deles, por exemplo. Apenas certifique-se de convidar pessoas que dialoguem com o público-alvo do seu evento esportivo.

Além de ajudar a vender ingressos, as dicas acima ainda serão uma mão na roda na hora de divulgar o grande dia, hein?

Se você já tiver um evento esportivo programado e quiser criar um cupom de desconto um tempo depois para atrair mais compradores, por exemplo, saiba também que isso é super possível na plataforma da Atletis!

Como criar cupom de desconto para evento esportivo na Atletis?

Um desconto precisa ser vantajoso tanto para você, organizador(a) do evento, quanto para o atleta, e achar um equilíbrio entre os dois extremos é fundamental, portanto, siga o passo a passo abaixo para oferecer cupom de desconto na plataforma para organização de eventos esportivos da Atletis de forma simples e sem burocracia!

1. Faça o seu login na Atletis, clique em “Meus eventos” e escolha para qual você quer criar um cupom de desconto

Captura de tela da página "Meus eventos", com a seção "Próximos eventos" ativa.

2. Vá até a opção “Cupons”, no menu lateral

Captura de tela que inclui o menu lateral, com a página ativa sendo "Resumo" e o item "Cupons" no menu destacado em amarelo.

3. Clique em “Criar cupom”

Captura de tela da seção "Gerenciar cupons", com o botão "Criar cupons" circulado em destaque.

4. Adicione todas as informações do desconto na página que será aberta

Aqui, você deverá inserir dados como nome e código do cupom; data e hora de início; data e hora de fim; se a quantidade vai ser ilimitada ou limitada; e o tipo de desconto aplicado, que pode ser um valor fixo, um percentual ou uma cortesia.

Captura de tela da seção "Criar Cupom", mostrando o formulário "Criando Cupom" com os campos não preenchidos.

5. Com os dados preenchidos e revisados, é só clicar em “Salvar Cupom”

Captura de tela do formulário "Criando cupom", com os dados preenchidos e o botão "Salvar Cupom" circulado em destaque.

6. Criado o cupom, você terá acesso a uma área de informações com todos os descontos para o mesmo evento

Nesta seção, você encontrará informações como:

  • nome do cupom criado, que você pode escolher de acordo com o que vá lhe lembrar onde você o anunciou ou o nome do influencer que está divulgando o evento, por exemplo.
  • código do cupom, no qual você pode colocar a porcentagem de desconto programado para ficar mais fácil de diferenciá-lo, como em MINHACORRIDA20 caso o percentual aplicado seja de 20%. Vale ressaltar que, aqui, o código não pode ter caracteres especiais, acento e nem espaço.
  • Taxa/valor do desconto aplicado. Pode ser o valor total deduzido ou a taxa em porcentagem.
  • Quantidade já utilizada, indicando quantas pessoas aproveitaram o benefício até o momento – lembrando que você pode colocar um limite para ele parar de funcionar também.

Captura de tela da seção "Gerenciar Cupons", exibindo o cupom recém-criado.

Gostou da ideia, mas quer entender como dar esses super descontos sem prejudicar o caixa da organização do evento esportivo no fim do dia? Então, se liga no próximo tópico!

Valor fixo, percentual e cortesia para cupom de desconto: como definir?

Na hora da criação do seu cupom, você vai se deparar com a etapa de escolher qual forma de desconto quer programar, se um valor fixo ou em percentual, além dos ingressos cortesia, claro.

Entenda mais sobre cada categoria e defina qual faz mais sentido para o seu evento a seguir.

Valor fixo

No valor fixo, cada pessoa que chegar no site da Atletis para garantir o seu ingresso com o uso do cupom ganhará o desconto com o valor que foi definido por você na etapa de criação.

Vale ressaltar que o benefício é aplicado sobre o valor do carrinho de compras, ou seja, tendo a partir de um ou mais ingressos, o valor fixo será aplicado sobre o total da compra.

Imagine que você definiu um desconto fixo de R$ 20, e um comprador colocou três ingressos de R$ 25 no carrinho para comprar, no final, o valor da venda ficaria em R$ 55, de acordo com a conta abaixo.

[(Quantidade de ingressos x valor do ingresso) - cupom] = valor total a ser pago com o desconto
 

No exemplo que você leu, a conta ficaria como indicada a seguir.

[(3 x 25) - 20] = R$ 55
 

Esse formato acaba sendo vantajoso para o comprador, que sabe exatamente quanto pagará no final, sendo mais fácil de entender e calcular.

Percentual

O percentual segue a mesma lógica do fixo, porém, você escolhe uma porcentagem de desconto para as compras no carrinho, e não um valor “redondo”. Por definição da plataforma, você consegue escolher um valor entre 5 e 50 por cento.

A fórmula também é a mesma, com exceção do valor do cupom, que é em porcentagem. Usando o exemplo anterior, com um desconto de 20%, o valor final dos três ingressos ficaria como mostra o cálculo adiante.

[(3 x 25) - 20%] = R$ 60
 

Nesse caso, os 20% aplicados corresponderam ao valor fixo de R$ 15. Lembre-se de que, quanto maior a porcentagem, maior o desconto!

E atenção para um detalhe super importante em ambas as modalidades: a soma do valor dos ingressos na compra menos o valor do cupom aplicado deve ser maior ou igual a R$ 20, ou seja, sempre deve existir esse valor mínimo a ser pago no carrinho do comprador.

Por exemplo, se o comprador aplicar um cupom de R$ 100 em um carrinho de R$ 10, o desconto não será aplicado! E o mesmo vale para aqueles que funcionam baseados em porcentagem: o carrinho nunca pode ficar zerado, porque isso seria o equivalente a outra modalidade, a de ingresso cortesia.

Cortesia

Diferentemente dos dois formatos anteriores, um cupom de cortesia dá o desconto de 100% sobre o valor do ingresso, ou seja, o comprador que o aplicar não paga nada!

No processo de criação nessa modalidade, a opção de “quantidade” automaticamente será trocada para “limitado”, e uma caixa de texto para você colocar quantos cupons desse tipo serão criados aparecerá.

Isso evita que você o distribua por engano, por exemplo, e tenha mais controle de quantas pessoas entrarão “de graça” no seu evento.

A cortesia também só permite carrinhos unitários, ou seja, o comprador só consegue adquirir um ingresso ou um lote com esse código. Dessa forma, se um atleta quiser se inscrever em uma corrida que tenha mais de uma categoria, por exemplo, ele só conseguirá usar o cupom em uma delas.

Se esse competidor tiver mais cupons para serem usados mais de uma vez, ele precisará fazer o processo todo comprando um de cada vez.

Anotou tudo? Agora, basta acessar a plataforma e sair distribuindo descontos para a galera. Conte com a Atletis para ter um melhor controle de venda de ingressos esportivos e transforme o seu evento em um sucesso!

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