Como manter o foco e a concentração durante competições

O foco e a concentração em competições são cruciais para atingir a alta performance e conquistar o primeiro lugar, mas também para concluir o desafio e sair feliz consigo mesmo(a), ganhando ou não! Conheça estratégias para manter e aprimorar essas competências.

Foco concentração competições

Ter mais foco e concentração em competições exige treinamentos que vão além da prática esportiva propriamente dita, como o de gerenciamento do tempo. Também exige uso de técnicas terapêuticas, exercícios de respiração e muito mais!

Mesmo atletas com mais experiência muitas vezes podem sofrer com a dificuldade de manter essas habilidades que estão no topo da lista de prioridades quando o assunto é elevar a performance ou conquistar uma meta, por mais simples que ela seja.

A grande maioria das estratégias adotadas pelas pessoas para melhorarem o foco e concentração estão diretamente ligadas à mente e ao autoconhecimento. Veja, nos próximos tópicos, quais são os treinamentos mais recomendados por especialistas!

O que é concentração no esporte?

A concentração é nada mais que um comportamento; o ato de estar compenetrado e com a atenção totalmente voltada à prática, evitando os estímulos que podem causar impedimentos ou desencadear obstáculos.

Esses estímulos podem ser tanto externos quanto internos, ou seja, podem vir do ambiente, como quando carros passam a toda velocidade próximos de corredores de rua, ou do próprio atleta, como aqueles pensamentos que surgem no momento da atividade e atrapalham no rendimento.

Eles atrapalham também no foco, que, ao contrário do que muita gente pensa, não é a mesma coisa que concentração. Continue a leitura para compreender.

Qual a diferença entre foco e concentração?

Na prática de esporte ou em qualquer outra atividade, o foco está relacionado a ter um objetivo a ser alcançado, já ter concentração é se manter firme em cada tarefa planejada.

Ter foco = ter um planejamento
Ficar concentrado = se dedicar à conclusão daquilo que foi planejado

Parece que não, mas há diferenças, apesar de o foco complementar a concentração e vice-versa e ambos precisarem ser exercitados – principalmente por atletas.

Como ter mais foco e concentração?

Uma das maneiras eficazes de treinar o foco e a concentração é desenvolver a organização, principalmente se você precisar dessas habilidades para participar de uma competição.

Você pode começar o seu treinamento elaborando uma agenda de tarefas e treinos por dia, semana e mês. A disciplina fará com que fique muito mais fácil se concentrar no dia do evento também e, aos poucos, servirá como barreira para tudo o que possa atrapalhar.

O que atrapalha o foco e a concentração?

Os principais vilões do foco e da concentração, por exemplo, antes de competições – durante o preparo – e durante os eventos, são as situações que abalam o psicológico e o emocional e o excesso de distração, muitas vezes ocasionado pelo uso desenfreado das redes sociais e tempo excessivo frente a telas no geral.

Tentar realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo é outro fator negativo, então, prepare-se mentalmente, evite ao máximo esses cenários e cruze a linha de chegada orgulhoso de si mesmo(a)!

5 dicas de como se preparar mentalmente para as competições

Exercícios de controle da respiração, corridas ou caminhadas, jogos e apoio psicológico são formas de treinamento mental para que os atletas, profissionais ou não, alcancem melhores resultados tanto no dia da competição quanto no decorrer dos treinos.

Veja, abaixo, cinco dicas simples e práticas para um preparo 100% eficiente.

1.  Faça exercícios de relaxamento de mente e corpo

Para melhorar a atenção e reduzir a ansiedade, há diversos tipos de exercícios de relaxamento direcionados à mente e o corpo que você pode praticar durante todo o seu preparo para participar de um campeonato e no dia do evento.

Recomendamos exercícios de respiração, yoga ou até mesmo uma corrida ou caminhada sem exageros.

Exercícios de respiração

Os exercícios de respiração estão, com certeza, no topo das práticas terapêuticas mais eficientes para aumento da concentração e diminuição da ansiedade.

Basicamente, o principal deles envolve expirar – forçando o corpo a colocar todo o ar para fora – e inspirar, depois prender o ar, contando pelo menos até três e soltar. Faça pelo menos cinco repetições.

Yoga

Diversos atletas são adeptos da yoga: uma prática milenar que reúne exercícios respiratórios, corporais e meditação e aumenta o foco e a concentração, além de trazer uma sensação de relaxamento recorrentemente, algo que é igualmente importante para os atletas para evitar distensões. Vale experimentar!

Corrida ou caminhada

Esse exercício, quando moderado, não apenas faz bem para o corpo como para a mente: estudos ligam a prática com a melhora da concentração e foco, você sabia? Ao caminhar ou correr, apenas tome cuidado para evitar lesões.

2.  Pratique a organização

Como dissemos anteriormente, a organização é fundamental para o foco e a concentração e tem a ver tanto com o seu ambiente quanto com as suas tarefas do cotidiano (e do dia da competição!).

Aliás, locais desorganizados trazem muitos estímulos ao cérebro, desconcentrando-o do foco. Percebe como tudo está conectado?

Mantenha seu ambiente de treino sempre organizado e faça uma lista de atividades diárias por horário e tipo de tarefa. Ao fim do dia, dê um OK no que concluir.

3.  Treine a atenção seletiva

Para aumentar o foco, treinar a atenção seletiva é uma excelente estratégia, uma vez que essa prática ensina a concentrar a atenção em uma única atividade, evitando que interferências atrapalhem.

Algumas dicas de treinamento: leia em ambientes públicos e concentre-se apenas em um som mesmo quando tiver música e conversa ao seu redor. Essas táticas, praticadas com frequência, vão fazer o cérebro fugir de distrações e se concentrar cada vez mais em somente uma tarefa.

4.  Explore alguns jogos que estimulem o cérebro

Pode parecer brincadeira e até é! Só que uma bem séria… Jogos que exigem precisão e atenção, como quebra-cabeças, jogos da memória e xadrez, são ótimas pedidas para treinar o aumento do foco e da concentração.

Eles ajudam a melhorar o poder de decisão e de resolução de problemas também, fatores que estão diretamente relacionados ao aprimoramento do desempenho dos atletas, então, antes de entrar em campo (literalmente ou não!), se tiver um tempinho, que tal uma partida com alguém?

5.  Busque auxílio psicológico

O autoconhecimento é primordial para qualquer esportista e o auxílio de profissionais do ramo da psicologia pode ajudar muito na melhora do foco e da concentração porque permite ao ser humano encontrar, às vezes, a resolução e, às vezes, um caminho para lidar com questões que o afetam.

Sessões semanais com um psicólogo com certeza poderão interferir positivamente no seu rendimento em competições. Utilize-as a seu favor para enfrentar os desafios mentais dos campeonatos.

Quais são os principais desafios mentais da competição?

Especialmente quando a competição está próxima, os desafios mentais costumam ficar mais intensos. Destaque para a insegurança, a pressão, a irritabilidade e a falta de gestão de tempo.

  • Insegurança: aquele sentimento de incapacidade que aparece mesmo quando os esforços nos treinos, no estudo dos adversários e na criação de estratégias são imensos.
  • Pressão: a que é exercida pelo atleta sobre si mesmo, para vencer ou conseguir um bom resultado – sem dúvida, um dos mais comuns desafios mentais que afetam o desempenho.
  • Irritabilidade: sinônimo de nervosismo, ela impede que o esportista mantenha o foco e a concentração, principalmente se a competição se prolongar por horas.
  • Falta de gestão do tempo: que pode ser combatida justamente pela prática da organização.

Além desses desafios mentais, saber administrar a cabeça e o coração naquele momento “pós-competição” e saber lidar com a derrota e a frustração quando elas chegam também tem sua importância. Continue lendo e anote táticas que podem ajudar nessa missão nada fácil!

Como lidar com a derrota e a frustração?

Avaliar os erros, respirar um pouco e analisar o que foi bom e não só o que deu errado são algumas maneiras de lidar com a frustração. Antes de ir, conheça todos os principais recursos.

  • Analise os erros, é claro, mas sem se sentir culpado(a).
  • Identifique falhas.
  • Pense que o aprendizado contínuo é motor para o sucesso.
  • Tire um tempo e aproveite um período de lazer e descanso. Respire.
  • Cuide da saúde mental e emocional, fortalecendo as suas capacidades.
  • Analise os pontos fortes do campeonato: as derrotas nem sempre significam que houve falhas em toda a performance.
  • Procure suporte do seu treinador, dos amigos e familiares ou do(a) seu/sua psicólogo(a).
  • Expresse suas emoções.

Superar a derrota inclui não deixar guardado aquilo que você está sentindo. Manifestar emoções, como irritação, tristeza e angústia, que comumente acompanham uma derrota ou a obtenção de um resultado não tão satisfatório é super normal e pode trazer alívio.

E tem mais uma dica!

Evite ouvir aquelas pessoas que estão sempre a postos para criticar: nesse momento, as críticas podem ter efeito negativo para a sua saúde mental, aumentando o sentimento de frustração.

Monitore tudo o que está acontecendo no mundo dos esportes e fique de olho em eventos esportivos (pela internet, mesmo – sem precisar sair de casa até o momento em que eles começam!). Participe de alguns para exercitar tudo o que aprendeu no decorrer deste artigo e depois conta pra gente se a prática não leva mesmo à perfeição. Ficamos no aguardo.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário