Eventos Esportivos Recreativos: seriam uma tendência?

Eventos esportivos acontecem a todo momento, mas eles costumam ter a finalidade competitiva. Já pensou em participar de um evento esportivo por puro lazer? Confira mais sobre essa tendência!

Por Redação 04 de Março de 2020 - Atualizado em 04 de Março de 2020 4 min. de leitura

Eventos esportivos recreativos tendência

Eventos esportivos estão o tempo todo acontecendo ao redor do mundo, sejam eles de grande ou pequeno porte, profissional ou amador. Mas nem sempre eles têm a finalidade recreativa. Isto é, ser um evento que visa apenas o lado da diversão.

Esse tipo de acontecimento ainda busca ser uma atividade cultural, de participação social e pública. Para muitas pessoas, essa é uma oportunidade de sair de casa e fazer algo diferente. Além de que a necessidade e vontade da maioria da população, hoje em dia, é a prática de alguma atividade física, a busca de uma vida mais saudável.

Mas a melhor parte dos eventos recreativos é que qualquer pessoa pode fazer parte e se divertir, seja criança, adulto ou até idosos - contanto que tenha atividades adequadas para todos.

Seriam os eventos esportivos recreativos, por conta disso, uma nova tendência no mundo da organização de eventos então? Confira um pouco mais sobre esse assunto, a seguir.

Qual o diferencial do evento recreativo

O dia nacional da dança, que acontece nos EUA, é um exemplo de evento recreativo que atrai centenas de pessoas para praticar essa atividade (dança) durante um dia de muita diversão.

A proposta é que sejam feitas três coreografias, de níveis fácil, intermediário e avançado, para que as pessoas cheguem e participem na que se sentirem mais confortável. Isto permite com que todos se desafiem e se divirtam ao mesmo tempo, sem ter a pressão de ter que ir bem em cada modalidade.

Além disso, já conseguimos ver a ocorrência de diversas atividades culturais proporcionadas por grupos diferenciados ou, ainda, pela própria prefeitura da cidade - tais como ioga, shows de bandas da própria cidade, feiras do livro, etc.

Em diversas cidades encontram-se, também, quadras de vôlei, futsal, basquete, entre outras, que são abertas ao público como forma de promover a prática esportiva.

Os eventos recreativos já acontecem em muitos locais, mas nem sempre estes incluem alguma prática esportiva como atividade principal ou mesmo como uma opção de atividade. Porém, isso é algo que pode vir a mudar nos próximos anos.

Por que é uma tendência?

Para começar, a gratuidade desse tipo de evento é um dos fatores que mais atrai pessoas a participarem das atividades propostas. Até porque o foco desse tipo de ocorrência não é, necessariamente, arrecadar dinheiro, fazer competição e ganhar prêmios, mas, sim, trocar experiências e ter o prazer de praticar algum tipo de esporte.

Hoje em dia, a maioria das pessoas busca uma vida mais saudável e, por causa disso, incluem a prática de alguma atividade física na rotina do dia a dia.

Para marcas esportivas, a organização e promoção de um evento esportivo recreativo é uma ótima oportunidade para fazer-se conhecer. Por isso, muitas marcas podem começar a organizar eventos esportivos com essa nova proposta recreativa.

Outro motivo pelo qual esses eventos podem se tornar mais populares nos próximos anos é por conta da associação do esporte com causas sociais.

Seja para promover alguma causa, como a doação de sangue ou para fazer inclusão social com classes de menor renda que não possuem o privilégio da prática esportiva com regularidade.

Como organizar um evento esportivo recreativo

Seja qual for a causa do evento esportivo recreativo, a organização dele não vai ser tão diferente quanto a de um evento esportivo “comum”. Ou seja, vai ser necessário fazer todo o planejamento antes de qualquer coisa, para ter noção de quais tarefas serão feitas a seguir.

Normalmente, para realizar um evento esportivo, é preciso pensar em questões como:

  • modalidades e atividades a serem praticadas;
  • patrocínio e fornecedores;
  • segurança e pronto-socorro;
  • divulgação do evento;
  • autorizações legais.

Por se tratar de um evento recreativo, ao invés de competitivo, não é necessário pensar em premiação de pódio, porém, para uma boa organização, controle e previsão de participantes, utilizar de uma plataforma de inscrições gratuita seria uma ótima pedida.

Existem plataformas de eventos que não cobram taxa para eventos gratuitos. Os dados do formulário de inscrições poderão ajudar a equipe organizadora a melhor entender o público participante do evento.

Fazendo uma boa divulgação nos grupos e canais chave, fará com que seu evento atraia muitos olhares e participantes.

Deixe seu comentário ou dúvida

Deixe seu e-mail e fique por dentro de tudo que acontece
no mundo do esporte!

Seu cadastro foi enviado com sucesso!

Em breve você receberá em seu email, todas as
novidades, dicas e promoções da Atletis.

Navegue em nosso blog por assunto