Este ano, os atletas das Olimpíadas disputarão medalhas em 45 modalidades de esportes olímpicos, incluindo uma totalmente nova na competição: o Breaking.
Os Jogos Olímpicos são o evento esportivo mais esperado e celebrado em todo o mundo. Em 2024, atletas de todos os cantos do planeta se reúnem em Paris, na França, para competir em uma ampla variedade de atividades, demonstrando habilidades, dedicação e o espírito olímpico que une nações.
Neste artigo, você embarca para a viagem junto com a delegação Atletis para descobrir tudo sobre os esportes olímpicos, desde suas origens até as maiores curiosidades.
E aí, a mala já tá pronta?
Como surgiram os esportes olímpicos?
Os esportes olímpicos surgiram há aproximadamente 3 mil anos, na Grécia, mais precisamente na cidade de Olímpia, e, segundo historiadores, é difícil apontar a razão exata da criação dos Jogos, mas a melhor hipótese é de que eles eram uma espécie de festival religioso em honra ao deus grego Zeus.
No começo, se tratava de uma competição local, mas, com o passar dos anos, novas modalidades foram sendo adicionadas, englobando atletas de todo o país. O evento rolou por aproximadamente 12 séculos, até que foi banido por um imperador romano no ano de 393 d.C., por ser visto como pagão, indo contra os valores da igreja católica.
Já a versão moderna dos Jogos, como se conhece hoje, foi realizada pela primeira vez em 1896, por mérito do grande idealizador e organizador do evento, o barão francês Pierre de Coubertin, que, 2 anos antes, em 1894, realizou um congresso propondo reviver a antiga tradição grega.
Foi nesse congresso que o Comitê Olímpico Internacional (COI) foi criado, dando início ao planejamento da primeira Olimpíada que aconteceria no formato moderno, em Atenas, 2 anos depois.
Só que, láááá nessa época, a lista de esportes era bem menor, para não dizer única!
Qual a modalidade mais antiga dos Jogos Olímpicos?
A primeira e única competição que acontecia nas Olimpíadas antigas era chamada de “stadion” ou corrida de estádio e, nela, os competidores corriam em uma pista reta de aproximadamente 192 metros.
O primeiro vencedor dessa disputa que se tem registro foi um cozinheiro chamado Koroibos, da cidade de Eris, bem pertinho de Olímpia.
Já na primeira edição moderna, de 1896, os atletas competiram num total de 9 esportes, totalizando disputas de 43 categorias de atletismo, tênis, ciclismo, natação, ginástica, luta, esgrima, tiro ao alvo e levantamento de peso.
E o que faz um esporte ser considerado “olímpico”?
Para um esporte entrar nas Olimpíadas, ele precisa cumprir alguns requisitos definidos pelo COI.
Confira a lista completa!
- Participação em uma federação internacional: o esporte deve ser regido por uma federação internacional que seja reconhecida pelo COI e que estabeleça regras, organize competições internacionais e promova o esporte globalmente.
- Popularidade: a modalidade precisa ser praticada por homens em, pelo menos, 75 países em quatro continentes e por mulheres em, pelo menos, 40 países em três continentes.
- Tradição: história e tradição significativas também são lei quando o assunto é entrar na lista de esportes olímpicos aprovados pelo COI, por isso que novos nomes podem ter mais dificuldade de serem incluídos, e modalidades com uma longa tradição têm mais chances de serem consideradas.
- Valores: o esporte deve promover e ser compatível com os princípios éticos do movimento, levando em consideração os valores de excelência, amizade e respeito, contribuindo para o desenvolvimento do espírito olímpico.
- Integridade: as novas modalidades devem ter políticas claras e efetivas de combate ao doping, garantindo a integridade das competições e seguindo o Código Mundial Antidoping, estabelecido pela Agência Mundial Antidoping (WADA).
- Viabilidade logística: outro ponto importante é que a atividade deve ser viável logisticamente para ser incluída no programa. Isso inclui considerações sobre infraestrutura, equipamentos, custo e tempo necessário para a competição.
Só que, mesmo cumprindo todos esses requisitos, não há garantia de que uma modalidade vá entrar para as Olimpíadas, viu? Para que a aprovação aconteça de fato, a federação internacional organizadora precisa enviar uma proposta para inclusão, que é analisada e votada pelo COI.
Também vale ressaltar que existe uma rotatividade de esportes, fazendo com que alguns deles possam ficar de fora de competições no futuro.
Nas Olimpíadas de Paris 2024, haverá apenas uma modalidade inédita: o Breaking, que fez muito sucesso nas Olimpíadas da Juventude, a versão do evento com atletas de 14 a 18 anos de idade.
E, embora não tenham outras novidades para ficar de olho, ainda existe uma lista grande que você vai poder acompanhar ao longo da competição este ano. Se liga no próximo tópico!
Quais são todos os esportes olímpicos de 2024?
Nas olimpíadas de Paris 2024, atletas do mundo inteiro vão competir em mais de 40 modalidades.
Confira a lista completa dos esportes olímpicos deste ano!
- Atletismo
- Badminton
- Basquete
- Basquete 3X3
- Boxe
- Breaking
- Canoagem de Velocidade
- Canoagem Slalom
- Ciclismo BMX Freestyle
- Ciclismo BMX Racing
- Ciclismo de Estrada
- Ciclismo de Pista
- Ciclismo Mountain Bike
- Escalada
- Esgrima
- Futebol
- Ginástica Artística
- Ginástica de Trampolim
- Ginástica Rítmica
- Golfe
- Handebol
- Hipismo
- Hóquei sobre Grama
- Judô
- Levantamento de Peso
- Luta
- Maratona Aquática
- Nado Artístico
- Natação
- Pentatlo Moderno
- Polo Aquático
- Remo
- Rugby Sevens
- Saltos Ornamentais
- Skate
- Surfe
- Taekwondo
- Tênis
- Tênis de Mesa
- Tiro com Arco
- Tiro Esportivo
- Triatlo
- Vela
- Vôlei
- Vôlei de Praia
O Time Brasil vai representar o país com uma delegação de 277 atletas, a terceira maior do histórico de participações. Além disso, esta será a primeira vez em que as mulheres serão maioria: 153 atletas brasileiras vão em busca de medalha, representando 55% de toda a delegação.
E, se você prestou bastante atenção nessa lista, com certeza percebeu que muitos esportes conhecidos e praticados mundialmente ficaram de fora da edição de 2024. Já parou para pensar o que acontece com eles?
21 esportes não olímpicos que não farão parte dos Jogos de Paris 2024
Existe uma lista enorme de outros esportes que não entraram no rol de modalidades aprovadas pelo COI este ano, e alguns deles até já fizeram parte das Olimpíadas no passado!
Dá uma olhada na listagem das modalidades que estarão de fora dos Jogos de Paris em 2024.
- Automobilismo
- Beisebol/Softbol
- Bilhar/Sinuca
- Boliche
- Cabo de Guerra
- Cheerleading
- Cricket (retorna em 2028)
- CrossFit
- Esqui Aquático
- Futebol Americano
- Futebol de Salão/Futsal
- Kitesurf
- Lacrosse (retorna em 2028)
- Muay Thai
- Parkour
- Polo
- Raquetebol
- Rugby de 15 jogadores
- Squash
- Sumô
- Xadrez
Se você é fã de alguma dessas modalidades, não fique triste! A maioria delas é reconhecida pelo COI, mas não entra na lista de esportes olímpicos pelos motivos que você conferiu mais acima neste mesmo artigo ou por conta de conflito de interesses.
O futsal, por exemplo, não entra como modalidade olímpica porque a FIFA, federação que representa o esporte, preferiu manter a Copa do Mundo no mesmo ano das Olimpíadas, gerando conflito de interesses com o COI.
Mas não precisa desanimar: os esportes listados como não olímpicos ainda aparecem em outras competições internacionais, como os Jogos Pan-americanos e os mundiais.
Agora, sim, com todas essas informações e uma boa listinha na mão, é só colocar um alarme no horário certo para acompanhar seu esporte favorito, preparar um balde de pipoca, torcer para o Time Brasil e compartilhar todo esse conhecimento com os amigos para ganhar medalha de ouro. Esse pódio é todo seu!
Deixe seu comentário ou dúvida