A dor de facão, também conhecida como dor lateral, é ocasionada pelo alto esforço do atleta durante a prática de atividade física. Contudo, não é somente a intensidade do exercício que pode causar este incômodo.
A dor também está associada à má-alimentação e à falta de fortalecimento muscular do abdômen.
O importante é entender que há maneiras de evitar que este incômodo aconteça, realizando algumas mudanças no cotidiano. Diminuir a intensidade das atividades físicas pode ser um bom exemplo de como evitar as dores laterais.
Com o tempo e a prática contínua, a intensidade pode ser aumentada sem problemas, porém, é necessário que isso ocorra gradativamente.
O que é dor de facão?
Seja conhecido pelo seu nome científico, dor abdominal transitória, ou pelo nome popular, a dor de facão, trata-se daquele incômodo que ocorre durante a prática de atividade física, originalmente na parte inferior da costela e pode estender até a parte dos flancos.
A dor acontece de maneira parcial, por causa de pequenos rompimentos nas fibras musculares, ocasionados pelo esforço da atividade física intensa ou prolongada.
As pontadas começam suave e, com a insistência do exercício, podem aumentar, obrigando o praticante a cessar imediatamente.
Saiba que o incômodo pode ter origem no lado esquerdo ou do lado direito do abdômen, sem regras definidas, e qualquer pessoa pode estar sujeita a sentir as pontadas, inclusive atletas profissionais.
Afinal, o motivo causador da dor de facão é comum e tem relações com inúmeros fatores.
O que causa dor de facão?
São pequenos acontecimentos que resultam na fisgada final na lateral do abdome, entre elas, o atrito entre o fígado e o baço. Isso acontece pela fadiga excessiva ocasionada pela alta intensidade do exercício.
Em momentos de esforços intensos, a respiração errada auxilia para que o atrito entre o fígado e o baço aumente e, embora ocorra com frequência, esta não é a causa principal da dor de facão.
O incômodo pode ainda ser resultado da má-postura, ocasionada pela falta de força na região do abdômen, quadril e lombar, durante as atividades físicas.
Ainda é possível afirmar que as pontadas podem estar associadas à má-alimentação no pré-treino, ou seja, quando o atleta ingere alimentos difíceis de digerir, dificultando o trabalho do diafragma.
Resumidamente, pode-se listar outros seis pequenos acontecimentos que podem resultar no desconforto lateral do abdome.
Veja só:
- ausência de condicionamento físico, ou seja, sedentarismo;
- passagem de ar no estômago;
- dose extra de sangue, sobrecarregando o baço;
- insuficiência de oxigênio no diafragma;
- postura inadequada; e
- impacto no fígado, causado pela alta movimentação corporal.
Mesmo com tantas maneiras diferentes de ocasionar o incômodo, é possível evitá-lo. Para isso, o atleta precisa seguir pequenos passos que podem ser atribuídos no cotidiano sem muito esforço.
Como evitar dor de facão?
Para evitar a dor de facão constante, o atleta precisa praticar atividades físicas de baixa intensidade por um período contínuo, fortalecer os músculos da região abdominal, não ingerir alimentos pesados no pré-treino, diminuir a respiração pelo nariz e aumentar gradativamente o nível dos exercícios, respeitando o limite do corpo.
É importante ressaltar que o alto consumo de líquidos antes e durante o treino também podem auxiliar no desconforto. Sendo assim, para evitar, não consuma líquidos exageradamente, apenas o suficiente para hidratar-se.
Lembre-se ainda de ingerir fibras e alimentos leves no pré-treino e não exagere na intensidade das atividades caso esteja em jejum.
Outra solução para evitar essa dor durante as atividades é aumentar vagarosamente a intensidade dos exercícios, sempre respeitando o limite confortável do seu corpo.
Praticar alongamentos para o fortalecimento da região do core e do abdômen, lombar e quadris também pode ajudar a evitar a dor nos flancos.
Como resolver a dor de facão?
Diminuir os exercícios ou interrompê-los de imediato é a única solução para resolver a dor de facão ou o desconforto.
Lembre-se de que as atividades físicas precisam ser realizadas dentro do limite do corpo, sem causar grandes desconfortos, dores ou lesões.
Por isso, caso esteja correndo e as dores na lateral do abdômen fiquem intensas, pare de correr e comece a caminhar. Já se estiver caminhando e as dores continuarem, então pare de realizar a atividade e respire lentamente até que o desconforto suma.
Deixe seu comentário ou dúvida