Para organizar uma corrida de rua, você precisa definir um percurso, planejar a montagem da estrutura, buscar as licenças e patrocínios necessários e fazer um bom controle de venda de ingressos.
O desafio é grande, mas vale a pena: as corridas de rua têm crescido em popularidade no Brasil, atraindo tanto amadores quanto atletas de alto rendimento, oferecendo uma oportunidade única de promover saúde, bem-estar e até retorno financeiro para os competidores – e organizadores também!
Este guia foi preparado para ajudar você a superar os principais obstáculos na organização desse tipo de evento, com dicas práticas para que tudo corra – literalmente! – bem, do início ao fim do seu planejamento!
Como dar início à organização de uma corrida de rua?
Para começar a organizar a sua corrida de rua, você precisa, primeiro, definir a estrutura do evento, o que inclui pensar na divisão de categorias para cada tipo de atleta, na premiação e, principalmente, no orçamento disponível para a competição.
Mas pode ficar tranquilo(a), que este guia começa respondendo às suas principais dúvidas sobre esses fatores!
Para começar: quanto custa organizar uma corrida de rua?
O orçamento para organizar uma corrida de rua vai depender do porte do evento, do local escolhido para sediá-lo, do custo das autorizações e alvarás e da equipe necessária, mas, no geral, prepare-se para desembolsar a partir de R$ 10 mil – no mínimo!
Para você ter uma ideia, a tabela abaixo traz a média de gastos pensando numa cidade como São Paulo, para uma prova de 10 km.
Custos para organização de uma corrida de rua em SP* | |
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Taxas em SP para o Parque do Ibirapuera | R$ 23.863 |
Sinalização | Aproximadamente R$ 5 mil |
Segurança | Entre R$ 5 mil e R$ 10 mil |
Kits dos corredores | Aproximadamente R$ 35 por participante |
Mas não se desespere: buscar tipos de patrocínio esportivo e o apoio de órgãos locais, como prefeituras, são só algumas das formas de diminuir esses custos, isso tudo sem contar que você provavelmente vai lucrar com a venda das inscrições, portanto, separe um montante dessas entradas para cobrir os custos da produção.
E, por falar em produção…
Qual deve ser a estrutura de uma corrida de rua?
A estrutura da sua corrida de rua deve ser condizente com o porte do evento. Se você está organizando sua primeira prova do tipo, opte por percursos mais curtos, como 5 km ou 10 km. Percursos mais longos, como 15 km ou maratonas, exigem uma infraestrutura maior, e são mais difíceis de serem autorizados pelos órgãos locais.
Além disso, o número de participantes esperados também influencia nesse planejamento, principalmente porque algumas vias provavelmente terão que ser interditadas para abrigar o seu evento, isso sem contar que percursos mais longos demandam mais pontos de controle e hidratação ao longo do trajeto.
Leve tudo isso em consideração ao pensar na montagem da estrutura da sua corrida de rua, que deve incluir também:
- treliças e pódios para a área de premiação;
- grades de proteção, cones e faixas para delimitar o percurso;
- equipamentos de áudio (caixas de som e microfones para o locutor);
- sinalização clara ao longo do percurso;
- banheiros químicos;
- display de cronometragem para garantir a precisão dos resultados; e
- backdrop – aquele painel que compõe a identidade visual do seu evento com logos da prova e dos patrocinadores.
No mais, pense na equipe de profissionais que vai apoiar você na gestão do grande dia, sejam eles voluntários no evento esportivo ou uma equipe contratada. Ter uma rede de apoio preparada é fundamental para garantir a segurança e o bom funcionamento da organização.
Considere contratar cronometristas, equipe de primeiros-socorros e pessoas para auxiliar nos postos de hidratação e controle do percurso.
Com essa parte já organizada, parta para a divisão das categorias de inscrição!
Quais categorias incluir em uma corrida de rua?
As categorias da sua corrida de rua podem ser definidas com base em vários critérios, como gênero, faixa etária ou até mesmo nível de experiência.
- Por faixa etária: separando os participantes em grupos de idade, como 18-29 anos, 30-39 anos, 40-49 anos e assim por diante
- Por distância: colocando no mesmo grupo os corredores que se inscreverem para bater determinada distância em corridas com mais de um percurso, a exemplo de categorias de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km – as famosas maratonas
- Por gênero: com categorias masculinas e femininas
- Por nível de experiência: dividindo os inscritos entre amadores e profissionais
- Por nicho: criando categorias para crianças ou famílias, incentivando maior participação e fazendo um evento mais inclusivo
Nessa definição, tenha como foco o perfil do público-alvo que você deseja atrair, e não esqueça de organizar uma premiação justa para cada grupo!
Ufa! Considere seu checklist inicial pronto: com orçamento, estrutura e categorias em dia, vai faltar só seguir as dicas abaixo para organizar uma corrida digna de medalha de ouro, viu?
7 melhores dicas para montar uma corrida de rua de sucesso
Organizar uma corrida de rua com sucesso envolve pensar no percurso adequado, oferecer segurança e apoio médico, distribuir bons kits para os corredores, conseguir os alvarás necessários sem problemas, atrair patrocinadores e arrasar na divulgação.
Saiba como atingir todos esses pontos com maestria nos próximos tópicos!
1. Defina o percurso mais adequado para a corrida
Definir o percurso é um dos primeiros e mais importantes passos ao organizar uma corrida de rua e, nesse sentido, é crucial considerar não só a distância e o nível de desafio, mas também a segurança e o conforto dos participantes.
Escolha rotas que ofereçam maior segurança, com menos obstáculos e desníveis, além de garantir que todos os pontos importantes do percurso estejam bem sinalizados.
Outra boa ideia é ter sempre uma rota alternativa planejada para lidar com imprevistos, como condições climáticas adversas ou outros eventos que possam interferir no percurso original.
Lembre-se: deixar os detalhes do trajeto claros para o público é essencial. Essas informações também devem ser anexadas ao pedido de autorização junto aos órgãos públicos responsáveis – outro assunto que logo vai aparecer aqui.
2. Planeje a estrutura de segurança e suporte
Ambulâncias e equipes de paramédicos precisam estar de prontidão, posicionadas estrategicamente ao longo do percurso para garantir um atendimento rápido aos corredores.
É claro que ninguém se inscreve em um evento esportivo pensando que pode passar mal, mas eventos que acontecem ao ar livre, como é o caso da sua corrida, estão sujeitos aos efeitos do clima, e não é raro que os atletas passem por situações como uma queda na pressão ou crises de hipoglicemia.
Como organizador(a), é tarefa sua garantir que os corredores estejam amparados caso esse tipo de coisa aconteça. Dependendo do número de participantes, avalie a necessidade de aumentar a quantidade de profissionais de segurança e socorristas.
3. Organize os kits dos corredores
Um dos momentos mais esperados pelos atletas é a entrega do kit de corrida de rua: esse “mimo” na hora do check-in agrega muito valor à experiência dos participantes, ainda mais em tempos de redes sociais, que todo mundo quer garantir aquela fotinho uniformizada na sua corrida.
Portanto, nada de desapontar a galera! Organize com antecedência esses kits que, normalmente, incluem:
- camiseta;
- boné ou viseira;
- número de identificação;
- chip de cronometragem; e
- água e lanche para o pós-prova.
Esses itens são um atrativo a mais, e fazem parte da motivação para que os corredores voltem em futuras edições, portanto, todos esses detalhes devem ser planejados com antecedência e ajustados de acordo com o número de participantes esperados.
Agora, bora falar das licenças!
3. Obtenha as autorizações necessárias na prefeitura com antecedência
Cada município tem suas próprias regras e exigências para a realização de eventos como corridas de rua, e o processo de aprovação pode levar de 30 a 90 dias, dependendo da cidade, por isso, inicie esse processo com antecedência!
O passo a passo abaixo vai servir como um bom direcionamento para você começar a busca.
- Consulte a prefeitura local: veja quais os documentos necessários e os prazos para solicitar alvarás e licenças. Normalmente, é preciso um requerimento formal, detalhando o percurso, o número esperado de participantes e as medidas de segurança.
- Evite conflitos com outros eventos: certifique-se de que a data da sua corrida não coincida com outro evento na cidade, como shows, feiras ou obras.
- Tenha uma segunda opção de rota: algumas ruas podem ter restrições de interdição, por isso, é sempre importante ter uma rota alternativa predefinida.
- Planeje os detalhes com precisão: apresente um plano bem detalhado, pois a prefeitura avaliará o impacto do evento na comunidade, como possíveis bloqueios de trânsito e medidas de segurança para os corredores e para os espectadores presentes.
Sem correria até aqui, pelo menos por enquanto? Chegou a hora de falar sobre encontrar parceiros para dar um boost no seu evento!
4. Reduza custos fechando parcerias com patrocinadores
Fechar boas parcerias com marcas relacionadas ao esporte e à saúde ajuda não só a trazer mais credibilidade para o seu evento, como também é fundamental para reduzir significativamente os gastos.
Aqui vão algumas dicas!
- Busque patrocinadores estratégicos: alinhe-se com marcas que tenham uma forte ligação com o esporte e o bem-estar, e que sejam bem-vistas pelo público-alvo da corrida.
- Ofereça visibilidade personalizada: em troca do apoio financeiro, ofereça visibilidade em locais estratégicos, como inserções no kit dos corredores, no backdrop da premiação, nas redes sociais e até com stands no local da prova.
- Peça o apoio em produtos, e não só em dinheiro: algumas empresas podem fornecer itens para os kits dos corredores, como camisetas, bonés ou lanches, em troca da divulgação da marca durante o evento.
- Fortaleça a relação com os patrocinadores depois da prova: o pós-evento é a chave para parcerias duradouras, logo, coloque no seu cronograma um tempo para fazer desde agradecimentos públicos até fotos e menções nas redes sociais.
Com o patrocínio acertado, vai chegar a hora de garantir que os corredores tenham a melhor experiência durante a prova!
5. Prepare pontos de hidratação e alimentação
Uma corrida bem estruturada sempre conta com pontos de hidratação ao longo do percurso. O ideal é posicioná-los a cada 2 ou 3 km, oferecendo não apenas água, mas também bebidas isotônicas – se o orçamento permitir – nas provas mais longas para repor os sais minerais e evitar o desgaste excessivo dos atletas.
Após a prova, fornecer alimentos e líquidos leves, como frutas e sucos, também é uma boa pedida. Esses cuidados com a alimentação fazem uma enorme diferença na experiência dos participantes e na sua imagem como organizador(a) de eventos.
6. Capriche na divulgação do evento
Com todos os preparativos prontos, você só vai precisar garantir que a corrida seja conhecida pelo público certo e, para atrair participantes sem problemas, uma boa divulgação é fundamental!
Comece com ações simples, como distribuição de flyers em academias, clubes esportivos e estabelecimentos voltados ao cuidado com o corpo e o bem-estar físico em geral.
Usar as redes sociais também conta, e muito: crie perfis no Instagram e Facebook para a corrida, e faça postagens antes, durante e depois do evento, sempre destacando informações como data, local, horário e categorias.
Durante o grande dia, designe alguém para realizar transmissões ao vivo nas redes, gerando engajamento e atraindo um público ainda maior para futuras edições. Quanto mais visibilidade, mais sucesso o seu evento terá!
7. Conte com uma plataforma de gestão de inscrições
Sua corrida certamente terá mais participantes se você facilitar o processo de inscrição e venda de ingressos esportivos, isso é fato! E a boa notícia é que existem plataformas especializadas em eventos esportivos que permitem que você gerencie a virada dos lotes de venda de forma simples, oferecendo uma experiência sem complicações para quem está do outro lado da telinha.
Como bônus, pense em estratégias de incentivo: cupons de desconto para grupos, sorteios de ingressos e valores promocionais para corredores acima de 60 anos, por exemplo, ajudam a atrair ainda mais interessados.
Com o auxílio da plataforma certa, você ainda sai do grande dia com relatórios sobre os participantes e pode contatá-los sobre suas preferências e expectativas, o que vai servir de grande ajuda para aprimorar os próximos eventos e até mesmo gerar maior engajamento em futuras edições.
Viu só? Organizar um evento esportivo não tem segredo! Com planejamento, divulgação e tudo dentro das leis e regras, com toda certeza seu evento vai bombar, apenas preste atenção nos detalhes, pois são importantes, e tenha ao seu lado uma equipe com membros suficientes para suprir todas as necessidades do evento.
Siga o seu cronograma, seja paciente e sucesso! O Time Atletis fica na torcida por você.
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