Como montar um calendário de eventos esportivos para 2024?

Veja, neste artigo, dicas e orientações práticas, três ferramentas imprescindíveis e tudo o mais que você precisa saber para você montar o seu calendário de eventos esportivos para 2024.

Pessoa riscando um calendário ao lado um notebook com um smartphone sobre seu teclado.

Chegou a hora de começar a pensar no seu calendário de eventos esportivos para 2024, não é? Se sim, aqui vai um aviso: apesar de o ano contar com nove feriados nacionais, quatro serão durante os finais de semana e, portanto, não vão ter nenhum tipo de prolongação.

Então, antes de qualquer coisa, faça as contas por aí! Observe também os feriados da sua cidade, é claro, bem como pontos facultativos – e se, onde você pretende fazer a competição, eles são dias nos quais há comércios e empresas abertos ou não.

Use a Atletis, uma plataforma de organização de eventos esportivos e venda de ingressos, para ajudar no seu trabalho, bem como na divulgação de tudo o que você programar! E abrace todas as dicas deste artigo que julgar válidas se quiser ter um ano mais tranquilo e de ainda maior sucesso.

Calendário para organizadores de eventos

Pensando em ajudar você, a Atletis criou uma tabela ao melhor estilo “calendário”, na qual estão sinalizados os principais feriados do ano de 2024. O governo federal ainda não confirmou todas estas datas, mas você pode utilizá-las, pelo menos, como base para fazer a sua programação.

Tabela de feriados e pontos facultativos nacionais 2024 Primeira linha: data; dia da semana; ocasião; feriado ou ponto facultativo. Segunda linha: Primeiro de janeiro; segunda-feira; ano-novo; feriado. Terceira linha: 12 e 13 de fevereiro; segunda e terça-feira; carnaval; ponto facultativo. Quarta linha: 14 de fevereiro; quarta-feira; quarta-feira de cinzas; ponto facultativo. Quinta linha: 29 de março; sexta-feira; paixão de cristo; feriado. Sexta linha: 21 de abril; domingo; Tiradentes; feriado. Sétima linha: primeiro de maio; quarta-feira; dia do trabalho; feriado. Oitava linha: 30 de maio; quinta-feira; corpus christi; ponto facultativo. Nona linha: 7 de setembro; sábado; Independência do Brasil; feriado. Décima linha; 12 de outubro; sábado; nossa senhora aparecida; feriado. Décima primeira linha: 28 de outubro; segunda feira; dia do servidor público; Décima segunda linha: 2 de novembro; sábado; finados; feriado. Décima terceira linha: 15 de novembro; sexta-feira; proclamação da república; feriado. Décima quarta linha: 25 de dezembro; quarta-feira; natal; feriado.

Agora, talvez você esteja pensando: “então, qual é a melhor data para fazer os meus eventos?”. Aí entram outros fatores, como público-alvo, objetivo, disponibilidade de convidados etc.

Continue a leitura para entender melhor.

Quais as melhores datas para fazer evento esportivo em 2024?

O seu público-alvo e as condições climáticas vão lhe responder esta pergunta melhor do que ninguém! Pense em qual experiência você deseja que cada participante e espectador tenha e avalie o histórico de chuvas e de calor excessivo da região ou da cidade que vai sediar a competição para as datas que estiverem no seu radar.

Isso, claro, além de considerar os feriados e pontos facultativos – nacionais (trazidos acima) e municipais –, que podem ser tanto bons quanto ruins para o evento, a depender do estilo de vida de quem você quer que participe das disputas.

Evitar feriados e pontos facultativos não é uma regra escrita em pedra no mundo dos esportes!

Como montar um calendário anual de eventos? 5 dicas importantíssimas e mais!

Na hora de fazer um planejamento de eventos esportivos para o próximo ano, siga as cinco dicas listadas a seguir.

  1. Conheça bem o seu público-alvo.
  2. Verifique a disponibilidade de convidados que você quer que se envolvam no seu grande dia.
  3. Analise a concorrência e saiba se eventos da mesma modalidade ocorrerão em cidades próximas.
  4. Tire suas conclusões sobre possíveis datas com base no calendário do ano atual.
  5. Ao mesmo tempo, leve em consideração o padrão que foi ou deixou de ser seguido para organizações similares às suas nos anos anteriores.

Considere quanto você quer investir, principalmente caso você tenha a pretensão de alugar um espaço para sediar o evento, e parta do pressuposto de que as locações costumam ser mais caras em finais de semana e feriados.

Você pode fazer todo o desenvolvimento de um calendário criativo e organizado de eventos esportivos usando uma planilha, sem sombra de dúvidas, e até personalizá-lo online através do Canva, site de design conhecido pela maioria dos internautas, ou de alguma ferramenta similar.

Mesmo assim, na hora de levar as datas e informações para todo mundo, o mais indicado, inclusive por outros organizadores, é contar com uma plataforma online específica para a tarefa!

3 ferramentas para fazer um calendário de eventos esportivos

Uma planilha do Excel ou Google Sheets, uma plataforma para o design e a Atletis são as três ferramentas que você vai precisar para fazer um calendário que, além de organizado, pode ser divulgado de diversas formas.

1. Planilha do Excel ou Google Sheets

Na sua planilha, crie, pelo menos, uma coluna para sinalizar as datas dos eventos (no formato DD/MM/AAAA), outra para visualizar em qual dia da semana cai cada data, mais uma para o nome das cidades em que serão realizadas as competições e outra para o nome que a competição ou as etapas dela vão ter.

Você pode programar as colunas para que os apontamentos aconteçam de maneira automatizada, usando fórmulas específicas do Excel ou Sheets.

Aos poucos, vá preenchendo a planilha e criando outras colunas com nome do evento, quantidade de participantes e tudo o mais que achar necessário ter registrado.

2. Site ou ferramenta para design

O site “Canva” e outros similares entram na lista de ferramentas importantes para a criação de um calendário de evento esportivo porque podem ajudar no desenvolvimento do layout do seu calendário e de peças que podem ser usadas nas divulgações online e offline.

Ele tem alguns recursos disponíveis gratuitamente e outros que só podem ser usados por quem paga pelo plano PRO. O mesmo vale para outras plataformas parecidas.

Acesse o site de design que você deseja utilizar, faça o seu cadastro e login, busque pelos modelos de calendários disponíveis e escolha o que mais combinar com a organização que você estiver fazendo, personalize e, depois, use nas redes sociais ou imprima.

Inserir o design na plataforma de venda de ingressos de eventos esportivos que você vai utilizar também é uma boa pedida!

3. Solução da Atletis

Por último, depois de se planejar através de planilhas e de fazer mesmo que um esboço do layout do seu calendário, você vai contar com a Atletis para ser o seu portal oficial para inscrições esportivas; um espaço no qual você vai concentrar tudo o que realmente importa para informar o seu público-alvo e vender inscrições.

É através da Atletis que você vai criar uma página exclusiva para o seu evento e inserir nela as informações de data, horário e local, retirada de kit, atestados médicos e afins.

E fazer a venda dos ingressos para os participantes, os controles de viradas de lote e o monitoramento de inscrições também! Nada mais importante do que ter um ponto único para isso!

Em paralelo, quem acessar a plataforma vai conseguir visualizar tudo sobre o grande dia por lá ou, se alguém pesquisar pela modalidade da sua competição e pela cidade na qual ela vai acontecer, poderá encontrá-la sem a menor dificuldade.

Explore a ferramenta, e a medalha de ouro de melhor organizador(a) de eventos do ano de 2024 já estará garantida! Até a próxima.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário