Se você é atleta ou, pelo menos, aspirante no mundo dos esportes, já deve ter ouvido falar sobre a bota de compressão pneumática. Esse item, que é recomendado para esportistas após treinos intensos e competições, tem como objetivo geral melhorar o fluxo sanguíneo e linfático dos membros inferiores.
Não à toa, elas vestem dos pés até a virilha, e promovem uma compressão que "aperta" os pés de forma mais forte, mas diminui sua intensidade conforme age nas partes superiores, como panturrilhas e coxas, o que facilita a troca de sangue oxigenado para os músculos do corpo.
Em linhas gerais, as botas funcionam como uma espécie de "massageador" elétrico que estimula os músculos cansados após os exercícios físicos e, em alguns casos, ajuda os aspirantes a atletas a tratarem, de forma preventiva, doenças que atingem o sistema circulatório.
Quer saber mais sobre esse acessório e fazer mais pela sua saúde e performance esportiva? Então, continue lendo este artigo!
O que é a bota de compressão pneumática e para que ela serve?
A bota de compressão pneumática é um acessório de recuperação muscular que envolve os membros inferiores dos pés até a virilha e que tem como principal objetivo promover uma compressão progressiva, melhorando o fluxo sanguíneo e linfático da área no pós-exercício.
Ela é usada sobretudo por atletas e esportistas após treinos longos e intensos ou depois de competições, já que, na maioria dos casos, essas pessoas precisam acelerar o processo de recuperação para voltar aos treinos mais rapidamente.
E, apesar de o uso mais comum ser nos membros inferiores, também é possível adaptar os modelos disponíveis no mercado para os braços.
Em quais casos é recomendado usar a bota de compressão pneumática?
O item tem indicação principalmente em dois casos: para atletas que treinam muito e com alta intensidade e para pacientes que precisam tratar, de forma preventiva, condições como embolia pulmonar e Trombose Venosa Profunda (TVP).
Nas duas situações, a principal vantagem do uso da bota de compressão pneumática é a melhora do fluxo sanguíneo, o que, para os atletas, promove uma recuperação muscular mais rápida e, para os pacientes, permite um tratamento mais efetivo para evitar complicações das doenças.
O que muita gente não sabe é que é bem fácil utilizar o acessório para aproveitar esses benefícios!
Como usar as botas de compressão pneumática?
Para utilizar as botas, deite-se e coloque as pernas para cima ou em um ângulo mais inclinado pelo menos, vestindo o acessório, e, depois, conecte os tubos de ar à unidade de controle, que deve estar plugada em uma tomada – são esses tubos que serão os responsáveis por inflar e desinflar a bota, comprimindo toda a região envolvida, que vai desde os pés até a virilha.
O tempo de uso da bota de compressão pneumática pode variar de acordo com a finalidade do uso e as recomendações do fabricante, mas, de maneira geral, ela é utilizada de 30 minutos a 1 hora depois da atividade física no caso dos atletas.
Por que usar botas de compressão pneumática?
O acessório deve ser usado para amenizar dores e evitar desconfortos, principalmente porque drena o ácido lático do organismo, previne doenças do sistema circulatório, ajuda no período recovery de atletas e afins. Ele também tem papel essencial na recuperação de alguns procedimentos cirúrgicos.
Para drenar o ácido lático do organismo
Além dos benefícios para o sistema muscular, o acessório é particularmente importante para os atletas no que se refere à drenagem do ácido lático, responsável pelas dores musculares que aparecem após treinos e competições.
Como o fluxo sanguíneo é estimulado pelas botas de compressão pneumática, o sistema venoso consegue, de forma mais rápida e ágil, drenar essas "substâncias tóxicas".
Para auxiliar no tratamento preventivo de doenças
Outra função importante se refere ao tratamento preventivo de doenças que atingem o corpo e, em especial, o sistema circulatório, como a embolia pulmonar e a trombose venosa profunda.
Nesse caso, os pacientes passam por sessões de fisioterapia em clínicas e até mesmo em casa para que possam não só se recuperar, mas também para prevenir a ocorrência das condições, que são graves e podem levar a complicações sérias.
Para recovery de atletas
A bota de compressão pneumática é parte essencial da rotina dos atletas de alto rendimento, especialmente no período de recovery (recuperação), o que torna a recuperação dos músculos mais rápida, além de auxiliar na eliminação de toxinas que se acumulam no corpo após a prática de exercícios, como o já mencionado ácido lático.
No geral, os fisioterapeutas recomendam que, durante o recovery, os esportistas usem as botas de compressão pneumática entre 10 e 40 minutos, mas as indicações podem variar de acordo com uma série de fatores, por isso, é indispensável o acompanhamento de um profissional nos casos de alto rendimento!
Para uma melhor recuperação pós-cirurgia
Por promover uma melhora no fluxo sanguíneo e linfático dos membros inferiores, a bota de compressão pneumática é indicada também para pacientes que vão passar por cirurgias, com uso recomendado não somente no período pós-cirúrgico, mas também no pré.
O principal objetivo, aqui, é prevenir a ocorrência de trombose venosa profunda e de embolia pulmonar, sendo especialmente importante o uso do acessório no caso de procedimentos cirúrgicos que durem mais de duas horas e/ou que apresentem tendência ao desenvolvimento de doenças do sistema circulatório.
Vale ressaltar que, mesmo nesses casos, o acessório deve ser usado de acordo com a orientação de um profissional especializado, inclusive porque existem algumas situações nos quais não se deve, em hipótese alguma, fazer o uso do acessório. Confira!
A bota de compressão pneumática tem contraindicações?
Sim! Por agir no sistema circulatório, a bota de compressão pneumática tem algumas contraindicações. Em geral, pacientes que já possuem problemas de circulação sanguínea e problemas de trombose profunda não devem usar o acessório.
Além disso, o uso não é recomendado para quem tem problemas de pele, já que a compressão aumenta o risco de irritação da cútis, e também para mulheres durante o período da gestação, pois a pressão aplicada pelo acessório nas pernas pode causar desconforto.
Ainda assim, no fim das contas e com o auxílio de um profissional capacitado para orientar você quanto ao uso do acessório, pessoas que não se encaixam na lista de contraindicações acima só têm a ganhar com o uso desse acessório.
E aí, tem mais alguma dúvida sobre o universo dos esportes? Então, o blog para atletas e organizadores de eventos esportivos da Atletis é o lugar certo para você encontrar suas respostas. Continue navegando!
Deixe seu comentário ou dúvida