A contrologia, também conhecida como Pilates, é uma atividade física que busca estimular o controle dos músculos do corpo através da mente.
A técnica, desenvolvida por Joseph Pilates, é sobretudo uma atividade de força e concentração, características que resultam em diversos benefícios para a saúde.
Essa prática traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente do praticante, afinal, o grande objetivo do método é desenvolver a consciência corporal, através do controle e da concentração.
Por isso, neste artigo, você conhecerá como o Pilates pode auxiliar na busca por uma vida mais saudável, conhecendo oito dos principais ganhos da prática:
1. Aumenta a resistência física
A prática do Pilates aumenta a condição física do praticante, afinal, seus exercícios trabalham todos os músculos do corpo e tonificam o abdômen, tornando o corpo mais saudável e capaz de realizar outras atividades físicas que exigem mais força e fôlego.
2. Melhora problemas posturais
O Pilates é um dos exercícios físicos mais indicados para corrigir problemas posturais. Por isso, se a sua coluna vem sofrendo pela má postura, procurar a atividade pode ser uma forma de reverter a situação e prevenir que o problema se agrave.
O método de Joseph Pilates é o mais indicado nessas situações, pois a maioria dos movimentos da prática trabalham a área da coluna vertebral, influenciando no fortalecimento dos músculos que mantém a coluna ereta.
3. Ajuda a melhorar a respiração
A respiração é um dos fundamentos dessa técnica, visto que, para executar seus exercícios com alta precisão, é necessário trabalhar a respiração, ou seja, respirar adequadamente para alcançar uma boa performance.
A respiração durante a execução deve estar em sintonia com os movimentos. Assim, a prática contínua da atividade pode melhorar a respiração do praticante, trazendo benefícios em efeito dominó para seu bem-estar, como diminuição da dor muscular e fortalecimento do sistema imunológico.
4. Provoca menor atrito nas articulações
Em sua essência, os movimentos executados nas aulas de Pilates são menos bruscos e de menor impacto do que outras atividades físicas. Por esse motivo, a prática não possui um efeito tão negativo nas articulações do corpo.
Desse modo, podemos dizer que o Pilates é um dos exercícios físicos que não possuem efeitos rebotes, pelo menos, nesse sentido. Ao contrário de atividades como a musculação, por exemplo.
5. Aumenta a flexibilidade
O alongamento corporal faz parte da rotina dos exercícios que compõem o Pilates. Afinal de contas, o alongamento é primordial para manter o corpo saudável e os movimentos corporais flexíveis (e possíveis). Logo, um dos principais benefícios desse método de condicionamento é o aumento da flexibilidade do seu corpo.
6. Diminui o estresse
Como comentado, a respiração é um dos fundamentos do Pilates, assim, manter uma respiração adequada durante a prática torna-se, também, uma premissa para realizar os exercícios do método, bem como concentrar-se no momento presente, deixando as preocupações e os problemas do lado externo.
Por isso, a atividade física e a respiração profunda estimulada pelo Pilates diminuem o estresse cotidiano e as crises de ansiedade, promovendo, ao mesmo tempo, mais qualidade de vida ao praticante.
Afinal, o exercício faz com que o corpo libere endorfina e aumente a sensação de bem-estar.
7. Auxilia no controle do peso
Assim como qualquer outra atividade física praticada com regularidade, ele pode auxiliar na redução de peso. No entanto, para ter resultados mais atraentes, alie a prática à outra atividade, de preferência aeróbica e uma alimentação balanceada.
Isso porque ele tonifica seus músculos e aumenta a massa magra do seu corpo, mas não queima calorias suficientes para diminuir, sozinho, uma quantidade significativa de peso.
8. Promove o bem-estar
Por último, promove o seu bem-estar! Trazendo benefícios para o corpo e para a mente, seja para gestantes, pessoas da terceira idade ou público em geral.
O método proporciona momentos de relaxamento e, além de aumentar a disposição do praticante, melhora sua qualidade de descanso, pois tem a capacidade de reduzir a ansiedade noturna (evitando, por consequência, noites mal dormidas).
São tantos benefícios incríveis que a contrologia traz para o nosso corpo, que a vontade é ir logo se inscrever em uma aula experimental, não é mesmo? Afinal de contas, quem não quer uma vida mais saudável, focada e tranquila?
Deixe seu comentário ou dúvida