Como deve ser a avaliação de um evento

Fazer uma avaliação de evento após o fim das atividades garante ao organizador respostas reais sobre o seu trabalho. Descubra aqui como devem ser os formulários, questionários e as fichas de pesquisa.

Avaliação de evento

A avaliação de um evento pode acontecer durante ou após as atividades, mas o importante é colher a opinião e as experiências obtidas por todos aqueles que participaram do grande dia.

São essas perspectivas que vão auxiliar os organizadores a montar e planejar melhor um próximo evento, já que o objetivo das pesquisas de satisfação é entender os pontos positivos e negativos da sua organização.

É preciso ter feedbacks sobre a estrutura, organização de filas, comidas, limpeza e todos os outros serviços disponíveis.

De maneira geral, o organizador consegue descobrir se poderá manter os fornecedores ou se precisa trocá-los, além de entender se a forma escolhida para venda e checagem de ingresso foi satisfatória ou não.

Os formulários preenchidos devem ser examinados logo após o evento e, principalmente, devem ter as informações cruzadas.

Isto é, se mais de um participante reclamou de uma mesma questão, é preciso atenção dobrada neste quesito no próximo evento, por exemplo.

De um modo geral, as respostas adquiridas através dos formulários, fazem com que os organizadores saibam o que o público em potencial quer, precisa, pensa e gosta.

Com isso, fica mais fácil planejar e orquestrar um evento esportivo de sucesso. Afinal, a resposta para um evento de qualidade estará na sua mão.

Como deve ser uma avaliação de evento?

Agora que você já sabe a importância da avaliação dos participantes para o seu evento, tenha em mente que a forma como será aplicada a ficha de satisfação ou os questionários podem ser amplos.

Isto é, os envolvidos podem decidir a melhor maneira de entregar o questionário ou formulário, que pode ser impresso, via e-mail ou até mesmo pelas redes sociais.

Existem também plataformas completas voltadas para a organização do evento, por meio das quais é possível divulgar o esporte, vender e controlar os ingressos, inscrições e reunir opiniões sobre o evento.

Depois de escolher o método no qual será apresentado o formulário de avaliação, é importante saber o momento exato em que este será entregue.

Impresso

Supondo que a versão impressa seja a escolhida, não é interessante entregar o papel para preenchimento no meio de alguma atividade ou interromper o momento de diversão.

Por isso, opte por entregar ao final do evento, quando não há mais competições para serem realizadas.

E-mail marketing

Em situações quando o questionário online for a opção desejada, lembre-se de que o envio deste não pode acontecer muitos dias após o término do evento, pois a probabilidade de ser respondido é muito menor.

Opte pelo envio no dia seguinte ao evento ou horas depois do término e lembre-se que o envio dele se dá de forma manual. Ou seja, o organizador precisará da lista de e-mail dos participantes e de criar o formulário.

Plataformas

As plataformas de evento geralmente oferecem um questionário próprio, no qual pode ser possível alterar as questões e acrescentar o que for necessário.

O trabalho de envio é feito automaticamente para todos aqueles participantes cadastrados no evento através da plataforma.

Desta maneira, o organizador não precisa ficar preocupado com o envio da avaliação, tampouco fazer o trabalho manual de preenchimento da lista de e-mails.

Como devem ser as perguntas da avaliação?

Invista um tempo maior na criação do seu formulário, para que este seja respondido adequadamente e se torne uma ferramenta ideal para o planejamento do seu próximo evento.

Durante o desenvolvimento da avaliação, é importante considerar que somente um estilo de perguntas e respostas pode tornar o questionário maçante.

Sendo assim, é interessante que o documento ofereça diversas maneiras de respostas, uma ou outra que possa ser justificada, de múltipla escolha e de escalas.

De múltipla escolha

Saiba que os questionários ou as fichas de avaliação podem ser compostas por perguntas de múltipla escolha, em que o participante escolherá a resposta “Sim" ou "Não", conforme desejar.

É importante saber que, na maioria dos casos, estas são as perguntas mais respondidas, por causa da facilidade.

E, por isso, devem ser as perguntas mais importantes, cujas respostas, por mais simples que sejam, proporcionem uma visão ampla da qualidade do evento.

Justificativas

Caso deseje respostas mais claras e explicativas, opte por criar ou introduzir perguntas que exijam uma resposta por extenso.

Estas perguntas devem ser cuidadosas e, por mais que sejam necessárias respostas mais específicas, é preciso não abusar da boa educação de quem resolveu responder as suas dúvidas.

É comum que após o evento os participantes estejam cansados e exigir um raciocínio maior pode não ser uma boa escolha.

Por isso, estas não devem ser as perguntas mais importantes do seu questionário, deixe linhas em branco para pedir sugestões sobre o evento e não para questionar algo.

Escalas

As escalas geralmente são as mais preenchidas, isso porque trazem ao participante uma sensação de júri, já que é preciso dar notas para as opções descritas na tabela.

As perguntas no formato escala podem ser referentes ao tamanho do ambiente, aos esportes oferecidos, à acessibilidade do local, entre inúmeras outras questões.

E as notas podem ser estipuladas de 0 a 5 ou, em vez de utilizar os números, podem-se utilizar as letras que correspondem aos níveis satisfação, sendo elas:

  • O: ótimo
  • B: bom
  • M: mediano
  • R: ruim
  • P: péssimo

Modelo e formulário de avaliação de evento

É importante ressaltar que a avaliação de um evento pode ser respondida não somente pelos participantes, mas também pelos competidores, funcionários do evento em geral, etc.

O ideal é que seja criado um questionário diferente para cada área, afinal, não dá para perguntar aos funcionários que trabalharam durante todo o evento a opinião sobre o seu próprio setor, não é?

Para que não fique confuso, os modelos abaixo serão relacionados e exclusivos para os participantes, ou seja, para o público que assistiu à competição e utilizou o espaço do evento.

Confira alguns modelos completos que podem auxiliar o desenvolvimento do seu questionário.

MODELO 1 - FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO EVENTO


1. Considerando sua experiência completa no evento, quais são suas chances de recomendá-lo para amigos ou colegas?________________________________________________________________________
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2. Em uma escala de 1 a 5, sendo 5 a mais alta, como você classificaria o evento?________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

3. Por favor, indique as 3 coisas que você mais gostou do evento?________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

4. Por favor, indique as 3 coisas que você não gostou no evento.
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

5. Como você classificaria a organização do evento?
(  ) Ótimo
(  ) Bom
(  ) Médio
(  )Ruim
(  ) Péssimo

6. Quão útil foi a equipe do evento?
(  ) Extremamente útil
(  ) Muito útil
(  ) Algo de útil
(  ) Não é tão útil
(  ) Não é nada útil

7. Quanta informação antes do evento foi fornecida para ajudá-lo a entender melhor?
(  ) Toda a informação
(  ) A maioria das informações
(  ) Parte da informação
(  ) Um pouco de informação
(  ) Nenhuma informação

8. Por favor, indique o seu nível de concordância para a declaração: "A duração do evento foi perfeita, nem muito longa, nem muito curta."
(  ) Discordo totalmente
(  ) Discordo
(  ) Neutro
(  ) Aceitável
(  ) Totalmente de acordo

9. Você já participou de algum de nossos eventos antes?
(  ) Sim
(  ) Não

10. Qual foi a razão pela qual você decidiu participar do nosso evento e quais foram as suas expectativas?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

11. O evento cumpriu as suas expectativas?
(  ) Sim
(  ) Não

12. Em geral, quão satisfeito você estava com o evento?
(  ) Muito insatisfeito
(  ) Insatisfeito
(  ) Neutro
(  ) Satisfeito
(  ) Muito satisfeito

13. Você diria que o evento foi interativo?
(  ) Não, a comunicação era superficial.
(  ) Sim, foi muito interativo

14. O evento ajudou você a obter novos aprendizados ou conhecimento?
(  ) Sim
(  ) Não

15. Você diria que os oradores ou apresentadores estavam bem informados?
(  ) Sim
(  ) Não

16. Você tem outros comentários ou sugestões para nos ajudar a melhorar os eventos futuros?________________________________________________________________________
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MODELO 2 - FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO EVENTO


1. Como qualificaria o local do evento?
(  ) Ótimo
(  ) Bom
(  ) Médio
(  ) Ruim
(  ) Péssimo

2. Como qualificaria a área dos ingressos e inscrições?
(  ) Excelente
(  ) Muito bom
(  ) Bom
(  ) Regular
(  ) Ruim

3. Como descreveria o serviço de alimentação disponível no dia do evento?
(  ) Ótimo
(  ) Bom
(  ) Médio
(  ) Ruim
(  ) Péssimo

4. Por favor, selecione as áreas que alcançaram suas expectativas durante o evento:
A. (  ) Os palestrantes (locutores)
B. (  ) O número de participantes
C. (  ) A competição
D. (  ) O atendimento prestado durante o evento
E. (  ) A qualidade do ambiente público
F (  ) A limpeza feita durante o período do evento
G. (  ) A organização das filas

5. Quais os campeonatos/esportes você gostaria de assistir?
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6. Quais notas de 0 a 6, sendo 6 muito bom e 0 ruim, você classifica os serviços listados abaixo:

Serviços Nota
a) Ambiente 0  1  2  3  4  5  6 
b) Som  0  1  2  3  4  5  6 
c) Iluminação  0  1  2  3  4  5  6 
d) Competição  0  1  2  3  4  5  6
e) Limpeza  0  1  2  3  4  5  6
f) Organização  0  1  2  3  4  5  6
g) Filas  0  1  2  3  4  5  6
h) Comidas  0  1  2  3  4  5  6
i) Bebidas  0  1  2  3  4  5  6
j) Segurança  0  1  2  3  4  5  6
k) Localização  0  1  2  3  4  5  6
l) Acessibilidade  0  1  2  3  4  5  6

7. Observações
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