Quando pensamos em experiências, logo pensamos em nossas lembranças, em bons e maus momentos que compartilhamos com amigos e familiares.
Então, tenha em mente que um evento é mais que apenas uma mera competição.
Pense em uma viagem que fez para qualquer lugar: onde foi? Quem estava com você? O clima estava bom? Algum momento foi marcante? Todas essas questões também servem para os eventos esportivos.
Está feito: se foi possível responder uma das questões acima, já houve uma forma de gerar experiência. E não estamos falando sobre agregar somente aos participantes, mas, também, aos organizadores.
Tudo que envolve o ser humano resulta em alguma forma de conhecimento, pois lidamos com diferentes personalidades, diferentes necessidades físicas e sentimentos, que vão da ansiedade de iniciar uma corrida à felicidade de ser campeão, ou de se superar ao participar de uma primeira maratona.
Lembre-se que vivemos em uma época de auge das redes sociais e proporcionar bons momentos (e evitar problemas), através da organização, é de suma importância para garantia de sucesso de um evento.
Hoje, a internet atua com forte influência sobre todas as coisas, praticamente como ditadora.
Ou seja, se algo de ruim acontece no evento em que você está organizando ou participando - e cai na rede - é preciso contornar a falha, o quanto antes, para gerar público num próximo momento de maneira mais leve e sem manchar a reputação da sua marca e/ou evento.
É claro que não estamos falando de imprevistos, mas se atente à organização, evite erros na distribuição de kits e foque na divulgação, pois gerar pouco público é, consequentemente, gerar pouca competitividade.
Por isso, é necessário ser organizado desde o primeiro momento, contar com uma equipe disposta, que esteja ao seu lado, e estudar as necessidades dos atletas.
Agora, preste atenção nessas três dicas que podem ajudar a gerar experiências agradáveis aos participantes do seu evento esportivo:
1. Emoção
As pessoas correspondem melhor a apelos emotivos, pois ajudam a tomar decisões e agregam mais valor aos acontecimentos.
É claro que a maioria do público prefere as emoções positivas, como superação, felicidade e orgulho. Sendo assim, tente ligar o seu público a sentimentos agradáveis.
Isso pode ser feito levando alguém que venceu alguma dificuldade, que vivenciou um momento que provavelmente ninguém do público experimentou ou simplesmente apresentando algum atleta mais popular para falar sobre suas experiências.
2. Trabalhe o coletivo
Somos seres sociais e, estar ligado ao coletivo, influencia as nossas decisões.
Por isso, criar um grupo com participantes ou incentivar a comunicação entre eles, provavelmente irá gerar a troca de experiências, agregar conhecimento às pessoas e até incentivá-las a participar do evento em questão.
3. Reciprocidade
Aqui se encaixa aquela velha história de que fazemos o bem e queremos receber o bem de volta.
Entenda que gerar bons momentos aos atletas fará com que eles correspondam positivamente aos colegas da competição esportiva e ao evento em si.
Imagine sair de casa em um dia ruim e receber o “bom-dia” de um estranho na rua: um tratamento cuidadoso e educado pode melhorar o dia de qualquer pessoa. Por isso, incentive os bons modos, começando pela equipe organizadora sendo disposta e gentil.
Demonstre a importância que o seu público tem para você. Mantenha um canal de comunicação, deixe-os informados, crie eventos especiais, peça opiniões.
Todos esses detalhes farão do seu evento uma experiência melhor tanto para os atletas quanto para a plateia e os organizadores.
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