As redes sociais são ótimas ferramentas para aumentar o número de participantes do seu evento esportivo.
O Instagram, por exemplo, virou o ganha-pão de muitas pessoas no mundo todo porque é capaz de divulgar conteúdos de maneira eficaz para vender produtos e serviços, através de imagens e descrições.
Além de ser uma das redes sociais que mais cresce no mundo, é um maravilhoso ajudante quando o assunto é divulgação.
Isso acontece porque o Instagram oferece diferentes formas de auxiliar os usuários na divulgação de seus produtos, por meio dos posts, enquetes, stories e demais funcionalidades.
E tudo isso de forma gratuita - porém com a opção de patrocinar o seu post, conseguindo alcançar ainda mais pessoas, se você decidir investir um pouco de dinheiro no patrocínio.
Conheça agora seis passos que você deve seguir para vender mais inscrições do seu evento esportivo através do Instagram.
1. Planeje
O primeiro passo, antes de começar sair vendendo é planejar o seu evento esportivo. É só com um plano bem feito que o seu evento poderá oferecer argumentos para a venda.
Além disso, é preciso planejar também as suas postagens nestas redes sociais, pois este é um dos segredos para que elas atinjam o sucesso que você almeja e comecem a alcançar público para os seus eventos.
Tenha em mente que tipo de persona quer atrair e crie conteúdos que sejam atrativos e agreguem informações, fornecendo soluções. Quer um exemplo? Que tal postar qual o tipo de tênis é ideal para participar da sua corrida?
Desenvolva uma linha de conteúdo relacionada ao seu evento e mantenha-a sempre em relevância e conexão entre os posts. Evite postagens aleatórias e isoladas.
Pesquise os melhores horários para postagens. Não existe uma forma exata de atender a todos, mas testando você descobre qual hora do dia o seu público fica mais atento às redes sociais.
Crie boas legendas, com a linguagem adequada e conteúdo verdadeiro, claro e objetivo.
2. Mantenha as postagens frequentes
Estar sempre presente quer dizer que será sempre lembrado.
Manter a constância de postagens irá ajudar o seu evento a grudar na memória dos seus seguidores, tanto para que eles se inscrevam quanto para que indiquem o evento aos seus amigos.
Para isso, crie posts diários sem esquecer que o conteúdo precisa ser relevante ao público.
Trabalhe de acordo com a sua disponibilidade: às vezes, apenas um post por dia é o suficiente. Organize-se para que isso aconteça de forma positiva.
Lembre-se sempre que quantidade não quer dizer qualidade, por isso a nossa dica número um foi o planejamento, para preparar o material que será publicado no Instagram.
3. Ofereça conteúdo criativo
Quando se trata de conteúdo em redes sociais, você pode e deve ser ilimitadamente criativo, pois é isso que garantirá o diferencial da marca do seu evento.
As fotos e vídeos precisam ser bem produzidos e, para isso, existem diversos aplicativos e tutoriais que podem auxiliar em edições, além do próprio Instagram disponibilizar uma diversidade de efeitos.
Assim fica fácil atrair olhares, curtidas e compartilhamentos: e é exatamente isso que gera engajamento.
É importante evitar legendas extensas e optar por fotos auto explicativas (cujas legendas possam ser simplificadas).
Você também pode criar vídeos dinâmicos e infográficos, sempre priorizando a clareza e dinamismo.
Um feed organizado e padronizado irá ajudar a passar credibilidade e fidelização de participantes. Vale o investimento do seu tempo e dinheiro, se quiser e puder.
4. Abuse dos recursos que a rede disponibiliza
Nem só de publicações no feed o seu Instagram precisa viver.
Existem outros recursos que podem ajudar não somente na interação, mas também no engajamento.
Os stories, por exemplo, dão a possibilidade de criar e compartilhar conteúdos incríveis com duração de 24 horas e mais: esse conteúdo pode ser salvo nos “destaques”, localizados no seu feed.
Além disso, é possível criar enquetes e perguntas através das quais os seus seguidores podem interagir e opinar.
Outra opção, também dos stories, é a de vídeos ao vivo, quando se pode disponibilizar momentos únicos da equipe de organização ou de eventos promovidos por você, em tempo real.
E, claro, lembre-se de usar e abusar das famosas hashtags (#), que podem ser estratégicas no feed e nos stories, ajudando a alcançar maior visibilidade quando utilizadas corretamente.
Pesquise quais hashtags são mais procuradas pelo público que você quer atingir e use-as nas postagens: assim vai ser fácil ser encontrado nas redes sociais, acredite.
É importante, também, criar uma hashtag própria do seu evento para que os participantes utilizem e possam acompanhar fotos e atualizações através dela, gerando identificação com a sua marca.
5. Aproveite a interação
Depois de todo o planejamento e recursos utilizados, é hora da venda dos seus ingressos acontecer!
A partir das dicas de uso do Instagram, você conseguirá atingir o seu público, que se manterá atento e fiel ao seu conteúdo. Para isso, mantenha a organização, constância e produtividade relacionada ao seu evento, conforme já mencionamos.
Desse modo, será possível utilizar a rede social para divulgar o seu evento esportivo e, instintivamente, o seu público irá se identificar e se atrair pelo que a sua empresa tem a oferecer.
Ao surgir um evento organizado por você, as chances do seguidor se inscrever é gigantesca.
6. O Instagram e a venda
Agora que conquistou os seus seguidores, criou uma identidade para a sua marca e alimentou o público com conteúdo, utilize do espaço para venda dos ingressos para o seu evento.
A maneira mais simples e prática disponível, é utilizar uma plataforma de inscrições para evento esportivo, com a qual é possível que os atletas realizem a inscrição e o pagamento com toda facilidade e segurança. Você pode divulgar o link ou URL nas legendas de fotos ou na própria bio do Instagram.
Se conquistar acima de 10 mil seguidores, pode utilizar o link também ao fazer postagens nos stories, apenas deslizando a tela. Assim o atleta é redirecionado diretamente para o site da compra.
Com seguidores ativos na sua página, fica mais fácil divulgar a venda e ceder o acesso através do link. Lembre-se sempre de produzir conteúdos que possam levar o público ao link do evento para finalizar a venda.
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