Quais são os tipos de patrocínio esportivo e como conseguir?

Buscando um catálogo com todos os tipos de patrocínio esportivo? Veio ao lugar certo! Neste artigo, você também encontrará outras listas com passos importantes para preparar a sua proposta de patrocínio, informações que não podem faltar em contrato e muito mais!

Por Redação 15 de Maio de 2023 - Atualizado em 28 de Novembro de 2024 9 min. de leitura

Os tipos de patrocínio esportivo mais conhecidos são o institucional, empresarial, promocional e misto, mas é importante lembrarmos a você que esse patrocínio é diferente daquele concedido especificamente a atletas.

Ambos têm formatos parecidos, só que o primeiro está focado na carreira de um esportista e o segundo – sobre o qual trataremos de forma aprofundada neste artigo – precisa ser um ganha-ganha entre quem concede e quem procura por ele.

Independentemente do formato que você escolher para a sua competição ou para o seu campeonato, a estratégia funcionará como ação de marketing tanto para você quanto para quem fizer parte dela e pode – ou melhor, deve! – ser benéfica aos atletas envolvidos no evento.

Leia mais.

Quais são os tipos de patrocínio para eventos?

Os patrocínios para eventos esportivos, especificamente, podem se encaixar nas seguintes categorias: institucional, empresarial, promocional e misto. Eles também costumam funcionar em formato exclusivo, oficial, incentivado ou até dentro do chamado “copatrocínio”.

Patrocínio institucional

Um patrocínio de um campeonato entra na categoria “institucional” quando vem de uma marca que quer destaque no evento e pode optar por marcar presença nele, entregando brindes, por exemplo.

Patrocínio empresarial

O patrocínio “empresarial” é concedido por uma empresa que quer divulgar o seu nome entre os competidores.

A via de mão dupla nesse caso acontece assim: a empresa oferece dinheiro para o evento e quem organiza entrega em retorno algo que a empresa busca, como publicar sobre a marca nas redes sociais, destacando benefícios e diferenciais de seus produtos ou serviços.

Patrocínio promocional

Como o nome já diz, o objetivo de quem “entra” com esse patrocínio num evento esportivo é lucrar com promoção.

Muitas vezes, organizações que concedem patrocínio promocional a organizadores de competições pagam para instalar stands ou quiosques no local de prova e vender seus produtos por lá, mas essa é apenas uma das várias possibilidades.

Patrocínio misto

Ele é nada mais, nada menos do que a mistura entre o institucional e o promocional. O melhor dos dois mundos, pelo menos para o patrocinador! Para organizadores e atletas igualmente, quando bem acordado e organizado.

Patrocínio exclusivo

Pode ser qualquer um dos formatos trazidos acima, desde que exclusivamente custeado ou “usado” por um único patrocinador. Exige um contrato de exclusividade.

Patrocínio oficial

O oficial é um tipo de patrocínio no qual o patrocinador assume, no máximo, 60% dos investimentos feitos no evento esportivo e, em retorno, utiliza todos os espaços possíveis para divulgar sua marca, seus produtos ou serviços.

Contar com esse auxílio não impede que existam outros patrocinadores, como percebemos quando relembramos acontecimentos como a Copa do Mundo, que tem um patrocinador oficial e outros envolvidos de outras maneiras.

Patrocínio incentivado

É aquele que acontece através de leis de incentivo fiscal. Ele precisa atender a normas e leis específicas e seu contrato leva um tempo maior do que o de outros formatos para ser finalizado e assinado, mas vale a pena em diversas situações, principalmente nos eventos beneficentes.

Copatrocínio

Acontece quando o patrocínio – institucional, empresarial, promocional ou misto – é distribuído entre duas ou mais empresas patrocinadoras, que dividem igualmente os espaços para campanhas de marketing e propagandas.

E os parceiros comerciais, onde entram? Parcerias e apoio não são a mesma coisa que patrocínio! Você sabia?

Qual a diferença entre patrocínio, apoio e parceria?

Quem oferece patrocínio, coloca dinheiro no evento. Parceiros e apoiadores não “entram com grana”.

Um parceiro é uma empresa ou uma pessoa que se voluntaria para, de alguma forma, se envolver no campeonato e torná-lo realidade. Um apoiador, por sua vez, participa do projeto disponibilizando seu produto ou serviço quando ele acontece.

Como funciona um patrocínio esportivo?

Patrocinadores ajudam os organizadores de eventos esportivos financeiramente, mesmo que não arquem com todos os custos da competição. Em troca, combinam ações de marketing esportivo específicas para o patrocínio e pensadas para valorizar suas marcas.

Ok! Com tudo esclarecido por enquanto, vamos à parte prática (e burocrática).

Como buscar patrocínio esportivo?

Organizadores de eventos esportivos em busca de patrocínio precisam, antes de qualquer coisa, fazer uma lista das marcas, empresas ou até pessoas que gostariam de ter envolvidas em seus projetos.

Depois, será necessário entrar em contato com todos os listados e perguntar se existe a possibilidade de conversarem sobre a ideia.

A proposta vem em seguida, enviada aos que toparem analisá-la e, se uma contraproposta for feita, por que não refletir sobre ela, certo? No próximo tópico, trouxemos um passo a passo que pode ajudar em todo o processo.

Como conseguir patrocínio esportivo?

Se você estiver pensando em buscar um help para o seu evento, seja financeiro ou não, experimente seguir os passos apresentados abaixo e dar a eles o seu toque pessoal de charme e expertise!

  1. Faça uma lista de possíveis patrocinadores.
  2. Entre em contato com o departamento comercial ou de marketing das empresas, buscando falar especificamente com a pessoa responsável por esses departamentos.
  3. Descubra quais têm interesse em receber uma proposta.
  4. Elabore e encaminhe a sua proposta.
  5. Aguarde o retorno e “desenrole” a situação dentro do que for confortável tanto para você quanto para os outros envolvidos.
  6. Firme um contrato e faça questão de tê-lo assinado pelas partes com o máximo possível de antecedência.
  7. Ajuste os detalhes e mãos à obra!

Ainda ficaram dúvidas? Esclareça todas elas, por partes. Continue com a gente!

Como mandar mensagem pedindo patrocínio?

Cumprimente a pessoa que está em contato com você, trate-a pelo nome e pergunte como ela está, apresente-se já explicando o seu papel como organizador(a) do evento em apenas algumas palavras.

Veja se existe a possibilidade de conversarem mais naquele momento ou se é melhor voltar a ligar ou escrever em outra hora.

O contato pedindo patrocínio pode ser direto, mas precisa de cordialidade e transparência. “Enrolar” por dias e trocar vários e-mails ou mensagens até chegar ao ponto, por exemplo, talvez não seja a melhor opção, mas tratar tudo com o máximo de respeito, educação e honestidade é!

Ah, não esqueça de já de cara fazer uma proposta tentadora também e apresentar os diferenciais do seu projeto esportivo.

O que oferecer para patrocinador?

Ofereça a possibilidade de exposição da marca no espaço físico do seu evento, nos uniformes dos atletas, nos equipamentos e utensílios utilizados durante a competição, nas redes sociais da sua empresa e até em panfletos, banners e outdoors.

Em troca, peça suporte financeiro.

Capriche na proposta para aumentar as chances de sucesso e atenha-se sempre aos pilares do patrocínio esportivo!

5 pilares do patrocínio esportivo

Na hora de trocar ideia com seus possíveis patrocinadores, seja fiel às cinco principais bases desse tipo de relacionamento – que importam, acima de tudo, a quem decide se envolver financeiramente. Anote cada uma delas e utilize-as como argumento para convencer!

  1. Exposição da marca.
  2. Ativação de marca através de campanhas.
  3. Engajamento do público.
  4. Afinidade com o público e, portanto, alinhamento dos valores e das visões do patrocinador com os dos atletas e convidados, o que também importa para você.
  5. Retorno sobre o investimento.

Esse último, também conhecido como ROI, nada mais é do que o objetivo principal de quem patrocina um evento e, muitas vezes ou mesmo indiretamente, de quem procura por esse suporte também.

São exemplos de retornos sobre investimentos o aumento das vendas ou do número de seguidores da marca e a melhora da reputação da empresa e você não precisa fazer milagres para conseguir esse ROI: basta trabalhar muito bem os quatro outros pilares.

Como fazer proposta de patrocínio esportivo?

Sua proposta de patrocínio esportivo precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão como qualquer texto. Traga objetivos e descrição do evento. Apresente estratégias de marketing, custos e participantes. Conte como você fará a venda de ingressos e a organização da competição.

Lembre-se de destacar os benefícios que o patrocinador terá do começo ao fim do envolvimento com você e sua ideia, fale de reputação, de valor agregado, dos ganhos do evento também para os atletas e para a sociedade.

  • Comece falando do evento, dos motivos pelos quais você decidiu organizá-lo, das vidas que ele impactará e dos resultados que ele trará para os envolvidos.
  • Aborde de forma mais aprofundada as vantagens que os patrocinadores terão ao se envolverem.
  • Descreva cada passo da organização da competição e o espaço físico no qual ela acontecerá, deixando o endereço registrado.
  • Trate das divulgações, da propaganda, do uso das redes sociais e do offline. Explique tudo muito bem para não ficarem dúvidas.
  • Apresente orçamento, simule cenários e mencione formas de pagamento.

Se puder – não custa reforçar! – encaminhe todo o conteúdo a uma pessoa específica e não simplesmente “à equipe de marketing da empresa tal”. Esses pequenos detalhes fazem a diferença e levam a um contrato firmado no fim das contas.

Como fazer contrato de patrocínio esportivo?

São campos de preenchimento obrigatório no seu contrato: dados de identificação de todos os envolvidos, como nome e CNPJ, descrição do evento esportivo, valor do patrocínio e estratégias e ações concedidas em retorno ao patrocinador, além da data de início e término do acordo.

Inclua também qualquer outro direito ou dever de quem assina, porcentagem de multa aplicada pelo descumprimento do contrato e forma de cálculo dessa punição.

Para ter mais segurança, conte com especialistas em direito desportivo e peça ajuda no desenvolvimento do arquivo a ser encaminhado.

Em paralelo, diminua dores de cabeça e preocupações, encaminhando o seu evento em plataforma especializada e segura.

O tempo que você perderia gerindo e monitorando ingressos pode ser compensado com uma boa página de vendas e inscrições na web e investido na busca por patrocínios incríveis e em contratos que não serão prejudiciais em nenhum cenário!

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