Pedivela: benefícios de escolher o tamanho ideal

Você sabia que o tamanho da pedivela da sua bike pode influenciar na sua performance ou complicar dores preexistentes? Veja como escolher o tamanho ideal para esse item e saiba as opiniões de especialistas sobre o assunto.

Por Redação 18 de Maio de 2023 6 min. de leitura

Pedivela

Escolher o tamanho ideal de pedivela pode trazer benefícios significativos para ciclistas, incluindo maior eficiência de pedalada, menor fadiga muscular, melhor distribuição de força, menor probabilidade de lesões e maior conforto durante o ciclismo.

Ao escolher o tamanho mais adequado ao seu porte, será possível otimizar seu desempenho e melhorar sua experiência geral no esporte, principalmente se você já participa de competições por aí.

Para quem ainda é principiante ou amador, é fundamental entender que essa parte da bike nas dimensões erradas pode, inclusive, ser um agravante para dores nos joelhos ou desconfortos na coluna e, por isso, o tamanho ideal é indispensável na hora do pedal.

Não sabe bem o que considerar na hora de escolher entre os diferentes tamanhos disponíveis no mercado? Este artigo vai explorar os benefícios de pedivelas mais longas e mais curtas e também ensinar você a medi-las e determinar o comprimento ideal para você!

O que é a pedivela?

A pedivela, que também pode ser chamada de manivela, pedaleira, cranque ou biela, é a parte da bike responsável por transferir a força exercida pela perna do ciclista até a coroa, possibilitando o movimento do pedal.

Pode até parecer um trocadilho bobo, mas a pedivela nada mais é do que uma manivela para os pés, por isso o nome diferentão.

Para melhorar cada vez mais sua performance, essa ferramenta precisa ter o tamanho adequado para a sua bike e tornar a atividade mais confortável para você. Dá uma olhadinha em como medir o tamanho ideal dela!

Como medir o tamanho da pedivela?

O tamanho da pedivela costuma ficar gravado ou estar impresso na parte de trás do item, logo abaixo do eixo do pedal. Ainda assim, se você não encontrar essa informação, é só usar uma fita métrica para descobri-lo.

Siga o passo a passo que indicamos abaixo.

  1. Posicione a ponta inicial da fita métrica no centro do eixo do movimento central da bike.
  2. Estique a fita até o centro do eixo do pedal.
  3. O resultado entre esses dois pontos é o tamanho da sua pedivela.

Embora as opções mais comuns no mercado sejam as de 170 mm e 175 mm, um estudo publicado por pesquisadores da Universidade Iguaçu no Brazilian Journal of Biomotricity apontou que, por mais que ainda não se tenha chegado a um consenso quanto ao tamanho ideal, esse fator pode influenciar no desempenho do ciclista.

Isso porque a medida errada da pedivela pode levar a um maior esforço do ciclista e exigir uma maior ativação muscular, além de um consumo maior de oxigênio, entre outros fatores.

Por isso, a recomendação geral de especialistas é que o tamanho ideal do item equivalha a cerca de 20,5% do tamanho da perna de quem pedala – ou 41% do comprimento da tíbia, representando 9,2% da altura do atleta.

Ainda assim, tudo está ligado à biomecânica e, portanto, ao movimento de cada um! Muitos atletas preferem pedivelas mais longas enquanto outros optam por aquelas mais curtas por se adaptarem melhor aos seus corpos.

De qualquer forma, nosso time separou os benefícios dos dois grupos para você analisar.

Quais os benefícios de pedivelas mais longas?

Embora as pedivelas mais longas possam parecer amplificar o efeito de uma determinada força de entrada na hora de pedalar, não há evidências que comprovem que elas aumentam a potência de saída, ou seja, nada indica que o fato de o apoio ser maior vá dar mais velocidade ou força de pedal.

Em vez disso, as pedivelas mais longas podem tornar a pedalada mais difícil, já que forçam as articulações a passarem por uma maior amplitude de movimento, levando à fadiga.

A Shimano, maior fabricante mundial de componentes de bicicleta, recomenda as pedivelas de 170-175 mm, que fornecem um equilíbrio ideal entre inércia rotacional, velocidade rotacional, design do quadro e questões biométricas.

Prefere aquelas mais curtas? Dá uma olhadinha nas vantagens desse grupo também!

Quais os benefícios de pedivelas mais curtas?

Pedivelas mais curtas podem ajudar se você tiver problemas de joelho ou sentir dor nas costas enquanto pedala porque colocam menos carga nas articulações e nos flexores do quadril. Elas também aumentam a folga em relação ao solo, o que significa menos preocupações com os pedais constantemente raspando no chão.

Além disso, alguns estudos voltados ao ciclismo profissional apontam que pedivelas mais curtas podem melhorar o desempenho para ciclistas de cross-country, já que reduzem o tempo necessário para atingir a potência máxima.

Para ciclistas de estrada ou contrarrelógio em uma posição aerodinâmica agressiva, elas também costumam ser a melhor opção.

Por que escolher o tamanho correto da pedivela?

Escolher o tamanho correto de pedivela para você pode ajudar a evitar lesões e distensões musculares! O tamanho da pedivela pode influenciar no esforço que você faz enquanto pedala e, por isso, é tema de debate no quesito desempenho e conforto em cima da bike.

Segundo Phil Burt, fisioterapeuta mundialmente reconhecido como autoridade no nicho de bike fit, não há tamanho ideal de pedivela. É provável que existam comprimentos errados para você, mas não necessariamente uma medida certa.

As bicicletas são projetadas com base na curva de distribuição normal de altura, mas, como existem milhões de ciclistas por aí das mais diversas estaturas, não é legal apostar em um padrão e arriscar se machucar, né?

Pedivelas no tamanho padrão, por exemplo, compõem uma porcentagem maior do comprimento da perna de um ciclista mais curto, o que significa que uma de tamanho 175 mm provavelmente equivalerá a uma porcentagem muito menor do comprimento da perna de uma pessoa muito alta do que uma pedivela de 170 mm para uma pessoa mais baixa.

Problemas como incapacidade de girar em alta cadência, dores nas articulações ou os joelhos do piloto batendo no peito ou no guidão ao andar em posição aerodinâmica geralmente resultam, muitas vezes, do uso de pedivelas muito longas para a posição ou fisiologia da bicicleta.

E como saber o tamanho ideal de pedivela para mim?

A melhor maneira de determinar o tamanho ideal de pedivela é ter um ajuste de bicicleta profissional. Tudo vai depender do seu estilo de pilotagem, disciplina e atributos fisiológicos.

O processo para descobrir o melhor tamanho por conta própria envolve definir seu estilo e preferências na hora de guiar a bike, considerar seus ajustes e usar uma ferramenta de análise de pedalada para estudar sua potência de saída em diferentes tamanhos de pedivela – o que também exigirá um investimento da sua parte para ter esses itens em casa.

Se puder contar com um especialista na hora de fazer a avaliação, melhor ainda! Para quem tem desgastes nos joelhos ou sente dor nas costas enquanto pedala, as pedivelas mais curtas podem ser uma melhor opção, mas, nesses casos, o recomendado é buscar orientação de um profissional da saúde antes de iniciar as atividades. Bom pedal!

Deixe seu comentário ou dúvida

Deixe seu e-mail e fique por dentro de tudo que acontece
no mundo do esporte!

Seu cadastro foi enviado com sucesso!

Em breve você receberá em seu email, todas as
novidades, dicas e promoções da Atletis.

Navegue em nosso blog por assunto