O patrocínio é parte essencial para você planejar e realizar qualquer tipo de grandes projetos, incluindo eventos esportivos. Os patrocinadores são colaboradores que entram na organização do evento com o capital (ou parte dele, pelo menos) ou com algum tipo de produto, aproximando sua função com a dos fornecedores.
Apesar de ser uma parte tão importante da organização de um evento, nem sempre é fácil conseguir esse tipo de parceria. Seja por questões de credibilidade da marca ou por medo de não ter retorno no investimento, as empresas atualmente estão mais seletivas em relação a aceitar propostas de patrocínio.
Por conta disso, é importante que você tenha um bom modelo de ofício para patrocínio, mas, ao invés de pegar um modelo pronto, a melhor alternativa é entender o que faz um ofício parecer profissional e confiável.
Portanto, se você quer aprender a fazer um ofício para patrocínio e se destacar entre os muitos projetos em busca desse apoio, é importante que o documento exponha ao colaborador todas as informações que ele precisa saber.
Confira as dicas, a seguir, para aprender a fazer uma solicitação de patrocínio que irá aumentar suas chances de ganhar o sim da empresa em vista.
Seriedade e organização
Esses são pontos vitais para dar credibilidade à sua marca e mostrar que você está realizando um evento sério, que trará resultados. As palavras que você usa e o modo como escreve precisam transparecer as suas intenções de maneira clara, objetiva e séria. Além disso, preste muita atenção nas normas da língua portuguesa!
Apresentação de vantagens
Esse é o principal fator que você precisa mostrar na solicitação de patrocínio, afinal, a empresa tem que saber qual vai ser o retorno do investimento dela. Ninguém gasta dinheiro sem antes ter certeza que estará recebendo algo em troca disso.
O uso de banners em posições estratégicas com a logo da empresa é o jeito mais comum de mostrar ao público quem ajudou a fazer o evento acontecer. Apesar de não ser muito, já é uma maneira excelente de fortalecer a marca parceira.
Claro que, se você está buscando montar um ofício para patrocínio, o ideal é que você já apresente alguns modelos de como seria a apresentação da logo da empresa.
Informações sobre o evento
Ao escrever um ofício para pedir patrocínio esportivo, não esqueça de incluir nenhuma informação sobre o evento. Local, data, horário, valores, cronograma, etc. Tudo precisa estar ali para mostrar ao patrocinador no que ele está investindo.
O mais interessante é buscar empresas que estejam relacionadas ao tema do seu evento. No caso de eventos esportivos, a sua lista de patrocinadores pode contar com lojas esportivas, academias, clubes esportivos e lojas de alimentação saudável, para nomear alguns exemplos.
Ser breve
Ao mesmo tempo em que você precisa apresentar todos os detalhes sobre o evento e os benefícios que a empresa patrocinadora vai receber, você precisa fazer isso de maneira que a solicitação de patrocínio não fique muito prolongada. Evite ficar enchendo linguiça e vá sempre direto ao ponto.
Procurar um modelo pronto
A tecnologia da internet está aí para você fazer bom uso dela. Há muitos modelos de proposta de patrocínio online. Basta fazer uma pesquisa rápida e encontrar um que esteja de acordo com o que você precisa e melhorar para deixar o mais personalizado e profissional possível.
Buscar ajuda "profissional"
Isso não quer dizer que você precisa procurar alguém especializado em escrever ofícios, mas você pode, sim, pedir ajuda para alguém que tenha capacidade e experiência em escrever e corrigir textos (como um professor). Um ofício bem redigido e estruturado faz a diferença.
Cuidado com empresas concorrentes
Claro que é normal ter mais de um patrocinador, mas nunca procure duas empresas do mesmo segmento para isso. Não faz sentido colocar duas lojas esportivas que competem entre si lado a lado, não é mesmo? Toda empresa quer ter exclusividade com seu serviço.
Apresentação do pedido de patrocínio
Claro que um ofício mostra profissionalismo e seriedade, mas marcar uma reunião para apresentá-lo, ao invés de apenas enviar o documento, mostrará o seu interesse e dedicação em ter aquela empresa como parceira. É uma atitude simples que fará você ganhar pontos com a marca interessada em patrocinar as camisetas.
Dito isto, também leve em consideração esses fatores quando for escrever a sua solicitação de patrocínio:
- Especifique o tipo de ofício;
- Use fórmulas de tratamento básicas (Sr., Sra., Srta., Etc.);
- Inclua o destinatário do ofício, o cargo e o nome da empresa;
- Não faça uso de gírias e palavrões;
- Prefira uma linguagem mais formal;
- Especifique o assunto de maneira direta em uma linha no começo do ofício;
- Faça sua identificação e explique o seu objetivo;
- Encerre com uma fórmula tradicional que demonstre respeito, como "atenciosamente" ou "agradeço desde já a atenção";
- Inclua local e data logo antes da assinatura (que é interessante para tornar o documento mais oficial);
- Logo abaixo da assinatura, inclua seu nome completo e cargo e, em seguida, seu endereço.
Essas não são regras obrigatórias para todo tipo de ofício. Existem algumas variações, mas de qualquer maneira, essas são informações
importantes para manter em mente na hora de escrever seu ofício para pedir patrocínio.
Deixe seu comentário ou dúvida