Conhecido por ser um exercício aeróbico de grande potência, que é capaz de eliminar em média 700 calorias em apenas uma hora de exercício, pedalar emagrece ao mesmo tempo em que tonifica os músculos das pernas e abdômen, ajudando também na circulação sanguínea, funcionamento do intestino, controle do colesterol e reduzindo os riscos de diabetes.
Seja nas ruas ou dentro da academia, o exercício ainda colabora com benefícios mentais, como o alívio da depressão, do estresse, da ansiedade e também acarreta em melhora na qualidade do sono.
Se você quer perder alguns quilinhos e ainda desfrutar de todos esses benefícios estabelecendo uma nova rotina, preparamos algumas dicas de como emagrecer pedalando, para que você busque incentivo e disposição, fazendo um exercício prazeroso de forma segura e cuidando da sua saúde!
Faça um planejamento
Você provavelmente possui uma rotina, certo? Pode ser que trabalhe, estude, cuide dos filhos e precisa também ter um horário para cuidar de você. Para iniciar as suas atividades esportivas, você deve realizar um planejamento.
Tenha uma agenda, planner ou caderno de anotações e separe, inicialmente, no mínimo uma hora para pedalar e cuidar da sua saúde física e mental.
O horário é por sua conta: pode ser cedo, antes de iniciar suas tarefas diárias ou no fim da tarde, quando elas já estiverem sido encerradas. Pouco importa qual momento do seu dia terá disponibilidade, o importante é não perder a chance de realizar sua atividade física diariamente.
Os horários mais recomendados, para quem pedala ao ar livre, são antes das 10h da manhã e após as 16h, quando o sol está mais fraco e não há riscos de queimaduras na pele.
Também fique atento nos locais que vai pedalar, procurando um lugar seguro e num horário que não seja pico de movimento de carros e motocicletas.
Tenha um objetivo
Como forma de motivação, coloque um objetivo que incentive você a querer sair todos os dias para pedalar. Estabeleça a quantidade de peso que gostaria de perder semanalmente e também um peso final que quer atingir.
Mas, cuidado: não exagere e seja realista, já que é preciso considerar que 1kg por semana é o suficiente e poderá ser mantido sem frustrações.
Lembre-se que perder peso gradualmente e ser capaz de mantê-lo é muito melhor do que um emagrecimento rápido, que acabará sendo recuperado em poucos meses.
Mantenha em mente, também, que no processo de emagrecimento costuma haver uma estagnação na perda e que, portanto, não vai dar para perder 1kg por semana para sempre, por exemplo.
Nossa maior dica para estabelecer esse objetivo específico de perda de peso é consultar um profissional, como um nutricionista, por exemplo. Dica que falaremos mais, a seguir.
Equipamentos essenciais
Para começar a pedalar e emagrecer, não basta ter uma bicicleta. As ruas são perigosas e apresentam riscos e, por isso, deve-se fazer o uso de alguns acessórios que ajudam a prezar pela sua segurança.
Para sair nas ruas pedalando, você precisa escolher a bicicleta ideal e também alguns itens indispensáveis.
Preparamos uma lista para que você faça as compras e saia para se exercitar o mais rápido possível e com muita segurança! Veja:
- bicicleta;
- roupas adequadas;
- calçado adequado;
- capacete;
- faróis e refletores;
- óculos; e
- luvas.
Cada modelo de bicicleta possui sua característica para a função que será utilizada, podendo ser uma bike para asfalto ou estrada, dependendo de onde optar pedalar.
O mesmo acontece para os acessórios de segurança e para o quadro da bicicleta ideal para você, para manter o conforto.
Para realizar a compra de todos esses equipamentos, inclusive da bicicleta, vá até uma loja física de artigos esportivos e consulte um profissional, que será capaz de lhe vender os itens específicos para a prática de ciclismo que você vai fazer.
Tenha um nutricionista ao seu lado
No início, apenas o exercício físico vai parecer o suficiente para ajudar a perder alguns quilinhos, porém, logo você começará a notar que os resultados estão diminuindo. É nesse momento que sentirá falta de um detalhe importante para o emagrecimento: a dieta.
Fazer dietas populares é tentador, porém, muito perigoso, podendo resultar na ausência de vitaminas e nutrientes importantes para o seu corpo, deixando-o fraco e indisposto para dar continuidade à sua rotina, por isso conte com a ajuda de um nutricionista.
Ao consultar um nutricionista, ele indicará os melhores horários para se alimentar, especificará o que comer antes de pedalar e após seus exercícios, além de oferecer ótimas dicas de refeições saborosas e saudáveis.
Os pratos terão tudo que você precisa para ter saúde e energia suficiente para o dia a dia e para a prática esportiva - tudo isso garantindo o emagrecimento!
Desanimou? Chame os amigos!
Mudar de hábitos não é uma tarefa fácil, principalmente quando existe um objetivo como perder peso e iniciar uma rotina de exercícios. Para tornar tudo mais fácil, conte com o apoio dos seus amigos mais próximos.
Eles não precisam necessariamente praticar ciclismo com você, mas comunicar a um amigo que acredita no seu potencial e poderá incentivá-lo de alguma forma. É uma ótima maneira de manter as atividades diárias sem chances de abandonar o propósito inicial.
Não deixe de chamar companhia para pedalar, ok? Sempre tem alguém que também sente vontade de iniciar no ciclismo, mas falta um apoio ou um acompanhante - e essa pode ser a chance de encorajar alguém que o encoraje de volta!
Deixe seu comentário ou dúvida