Para organizar um campeonato de skate, pode-se dividir as tarefas organizacionais em algumas etapas. Esta é uma maneira fácil, como se fosse a elaboração de uma lista, para garantir que nenhum detalhe fique de fora da sua estrutura.
O seu trabalho será organizar e delegar tarefas (caso você conte com a ajuda de pessoal), facilitando a checagem de todo o trabalho a ser feito, além de tentar fechar contratos e patrocínios.
Levando isso em conta, a gente separou essas tarefas em seis etapas, listando-as para você como executar cada uma, num passo a passo para organizar o seu evento esportivo.
Etapa 1
Para começar, pense e defina os primeiros detalhes sobre o evento, tais como:
- o tamanho do evento;
- local;
- data;
- horário; e
- tipo de evento (game of skate, bateria, jam session ou best trick, por exemplo).
As modalidades precisam ser definidas e aqui temos algumas ideias e sugestões:
Jam session
Os skatistas andam pela pista de forma alternada, ou seja, sem seguir uma ordem de apresentação.
O tempo de duração para cada volta é de 60 segundos, sendo que o atleta começa sua apresentação cronometrada e, assim que o tempo se esgotar, um sino é tocado para que o competidor termine a prova.
Durante o percurso, se o atleta cair ou errar a manobra, deve imediatamente sair da pista, deixando-a livre para o próximo competidor.
Best trick
Neste tipo de competição, os atletas serão avaliados somente pelas manobras realizadas e o vencedor é escolhido pelo grau de dificuldade da manobra e pelo nível técnico usado durante a execução.
O intuito desta modalidade é aumentar o nível de dificuldade e a excelência no momento da performance.
Game of skate
O estilo “mata-mata” é definido de acordo com uma tabela de chaveamento e dois competidores desafiam-se que apenas um sairá vencedor.
Este vencedor disputará a próxima etapa com o vencedor da próxima dupla e, sendo assim, o grande campeão da competição será o participante que ganhou todas as disputas anteriores. É uma ótima modalidade para eventos maiores.
Bateria
Parecida com o estilo Game of skate, esta modalidade também acontece com uma divisão de competidores, porém com divisões apenas em níveis: iniciantes, intermediários e avançados.
Vale lembrar que esses níveis podem ter outro nome qualquer e que também podem ser divididos em mais ou menos grupos.
No entanto, diferente das outras modalidades, nesta disputa é escolhido um vencedor para cada nível.
Etapa 2
A segunda etapa da organização servirá para resolver as questões administrativas gerais e isso significa que você deverá:
- entrar em contato com a prefeitura;
- analisar o local onde acontecerá o evento;
- conseguir o alvará de funcionamento do evento;
- analisar as equipes médicas e saber quantas serão necessárias;
- organizar comidas e bebidas;
- pensar nas demais estruturas, como a disposição dos banheiros.
Esta é uma etapa que exige maior atenção, pois cuidar da parte burocrática requer sempre muita atenção e paciência.
Etapa 3
Esta etapa envolve a parte financeira do seu campeonato, quando será preciso analisar bem os contratos com:
- patrocinadores;
- fornecedores;
- jurados para a competição; e
- premiações (que podem ser oferecidas pelos patrocinadores, por exemplo).
Como organizador de eventos, você quer reduzir os custos do seu campeonato e faturar mais, investindo com sabedoria e controle, certo?
Por isso mesmo é importante saber como elaborar uma proposta de patrocínio esportivo, pois isso pode trazer inúmeros benefícios para você (como a redução de custos, citada anteriormente, por exemplo).
Para isso, é preciso garantir que os nomes das empresas patrocinadoras estarão bem visíveis em todo o evento: pois é isso que atrairá patrocinadores interessados.
Você também pode negociar, por exemplo, que os patrocinadores fiquem responsáveis pela premiação aos atletas - lembra que pontuamos isso mais acima?
A escolha dos fornecedores também é importante, para que você contrate empresas e pessoas que ajudarão a manter o seu padrão de qualidade perante o seu público.
Etapa 4
Esta é a hora em que seu evento ganhará “vida”, através dos detalhes que fazem a diferença, como iluminação e som de qualidade.
Para isso é preciso considerar:
- procurar um bom locutor;
- contratar um mestre de cerimônia para a parte da premiação;
- iluminação de qualidade;
- um bom DJ;
- uma boa mesa de som.
Além disso, nesta etapa é necessário checar as inscrições dos participantes e conferir se cada atleta possui os equipamentos de segurança pessoal exigidos no seu regulamento, como capacetes, joelheiras, cotoveleiras, entre outros.
Etapa 5
Para organizar esse evento esportivo, será preciso pensar em como coordenar as equipes que trabalharão somente no dia do evento, como por exemplo:
- as equipes de segurança;
- limpeza; e
- a equipe responsável para auxiliar o público e os competidores, o staff, se houver.
Treinar o seu pessoal é importante para manter o evento operando tranquilamente, pois, com a ajuda desse staff, o público participante conhecerá o local e como se localizarem a respeito da distribuição de água ou venda de comidas.
Coordenar este setor requer calma e atenção redobrada, pois será necessário conhecer bem o local onde ocorrerá a competição de skate.
Pense, também, na equipe de segurança que pode ser dividida em duas:
- a equipe responsável pelo público e pelos skatistas; e
- a que cuidará dos portões de entrada e de pontos estratégicos, para que ninguém consiga adentrar sem portar o ingresso necessário.
Uma divisão na equipe da limpeza também poderá acontecer, uma vez que manter a limpeza e a organização durante toda a competição, demonstra cuidado com o evento.
Etapa 6
Por último, na hora de organizar um campeonato ou qualquer outro evento esportivo, seja relacionado ao skate ou não, é necessário fazer ótimas campanhas de marketing, que devem considerar todos os pontos relatados abaixo:
- divulgação gratuita, como nas mídias sociais;
- divulgação em meios tradicionais (como rádio e jornais locais);
- fotógrafos;
- convites; e
- ingressos.
De nada adiantaria todo esse planejamento sem a devida divulgação e comunicação, para que seu evento chegue a todos os cantos da cidade, atraindo o público e os competidores.
Para facilitar, você pode contar com plataformas de vendas de ingressos esportivos, otimizando seu tempo como organizador.
Com a ajuda dessas plataformas, é possível controlar o número de inscritos, por exemplo, em tempo real, acompanhando as vendas de ingressos online e emitindo diversos relatórios.
Se seguir todas estas etapas, será mais fácil manter a organização e elaborar um checklist para que nenhum detalhe passe despercebido.
Deixe seu comentário ou dúvida