Organizar a premiação de um evento esportivo requer um cronograma bem pensado, apresentadores carismáticos e prêmios que façam os olhos dos competidores brilharem.
Afinal, premiar os vencedores é um rito de reconhecimento, e precisa ser feito com todo o cuidado do mundo para que você consiga criar um momento inesquecível, no qual cada detalhe – desde a escolha do palco até o discurso de apresentação dos vencedores – reforça o sentimento de conquista e celebração.
É sobre transformar o final de um evento em uma experiência marcante que valoriza a participação dos atletas e os recompensa por todo o esforço e dedicação. Parece importante, né? Então, confira os passos e dicas a seguir para não errar ao organizar a premiação do grande dia!
Qual a importância da premiação em um campeonato?
Alguns motivos que tornam a premiação tão importante são o reconhecimento, a motivação e a atração de novos competidores, até porque todos querem ganhar, e é função da organização do evento garantir que os vencedores sejam reconhecidos.
Seja qual for a modalidade, os participantes se preparam por semanas, meses ou anos com o objetivo de mostrar o resultado do treinamento e todo o sacrifício envolvido em ser um(a) atleta profissional ou amador(a).
Além da superação pessoal e o sentimento de conquista dos próprios objetivos, o mundo dos esportes também é movimentado pelo espírito competitivo, que move todos a sempre querer o lugar mais alto no pódio.
Tudo isso leva também a pessoa organizadora a usufruir de uma série de vantagens – que incluem até a venda de mais ingressos, sabia?
6 principais benefícios de planejar bem uma premiação
Uma premiação bem estruturada traz diversos benefícios para o evento, o esporte e a comunidade como um todo.
Confira os principais a seguir!
- Reconhecimento: o que é bom deve ser reconhecido pelo evento e pela comunidade. Seja qual for o esporte, é sempre uma boa ideia valorizar os vencedores.
- Motivação: uma premiação interessante também motiva os competidores a darem o seu melhor.
- Valorização do esforço: alguns eventos de corrida, por exemplo, dão medalhas a todos os competidores que terminam o percurso, logo, mesmo o último colocado é valorizado por sua garra, disciplina e força de vontade.
- Venda de ingressos: algumas premiações são tão interessantes que acabam chamando a atenção de mais participantes. Fale dos prêmios na hora de divulgar o grande dia e veja como isso pode até aumentar as vendas de ingressos esportivos!
- Reputação: com o passar do tempo, seu evento pode se tornar conhecido pela galera por proporcionar prêmios criativos, inusitados ou generosos.
- Patrocínio esportivo: os prêmios também são uma oportunidade de atrair empresas que querem ter sua marca associada ao evento, a exemplo de uma agência de viagens focada em turismo esportivo que queira estampar as medalhas.
Gostou e quer garantir tudo isso para o seu grande dia? Então, se liga nas dicas do próximo tópico!
Como definir a premiação de um evento esportivo?
Para definir a premiação, avalie o orçamento do seu evento e o perfil dos competidores. Uma boa ideia para atrair participantes é apostar em um prêmio de grande significado para o público, despertando nele o desejo de participar da competição.
Quando se pensa em premiação esportiva, normalmente vem um combo à mente: medalha, troféu e dinheiro. Não que isso seja algo ruim, mas, se quiser fugir do básico e inovar no seu evento, tente pensar um pouco fora da caixa.
Se, além de organizador(a), você também é praticante da modalidade do evento, provavelmente sabe o que o público gostaria de ganhar, seja algo de valor monetário ou de grande significado.
Por isso, quando estiver planejando a premiação, siga os passos abaixo para evitar erros.
- Verifique o orçamento disponível. Você pode até separar uma quantia das vendas dos ingressos para a premiação, mas faça bem esse cálculo antes.
- Analise o perfil do público-alvo do seu evento, e pense em premiações que gerem valor agregado a ele, como uma prancha profissional ou uma câmera à prova d’água em casos de campeonatos de surfe, para registrar os melhores momentos na água.
- Considere a escala da competição. Provas maiores certamente merecem uma premiação no mesmo nível.
- Converse com patrocinadores para ver como eles podem contribuir. Às vezes, eles podem até mesmo fornecer a premiação.
Além disso, seja qual for o tamanho do evento, sempre dá para usar a criatividade e tornar a premiação ainda mais especial. Quer ver dois exemplos bastante interessantes?
Exemplos de boas premiações para campeonatos + 5 dicas para arrasar
No World Series of Poker, um dos maiores eventos da categoria no mundo, o prêmio é um bracelete de ouro cravejado de diamantes, um símbolo de poder e prestígio ao campeão que o usa como atestado de sua habilidade. Por outro lado, a Copa Fusca de Interlagos premia os vencedores com peças raras, incentivando a preservação da tradição.
Percebe como é possível tornar a premiação memorável seja qual for a proporção do evento? Veja algumas dicas de como inovar e tornar a experiência dos participantes inesquecível!
- Dê prêmios que vão além das primeiras colocações. Você pode dar modelos de medalhas de participação a todos que terminarem as provas ou premiar o competidor mais criativo, o mais constante, o melhor jogador da partida (em competições de times) e mais.
- Pense em troféus diferentes dos convencionais. A Maratona de Medoc, na França, por exemplo, entrega garrafas de vinhos aos vencedores, valorizando a cultura local.
- Lembra do exemplo do Poker? Claro que você não precisa gastar com braceletes de ouro e diamantes, mas é possível pensar em prêmios simbólicos e que possam destacar os campeões em novas competições, a exemplo de camisetas, anéis e equipamentos exclusivos.
- Prêmios temáticos também são uma ótima escolha. Se você organizar provas de ciclismo, que tal dar uma bicicleta profissional ao primeiro colocado? A Red Bull, conhecida por patrocinar esportes radicais, costuma premiar com viagens e experiências nessa mesma pegada.
- Outra dica interessante é premiar com uma entrada garantida na próxima edição do evento. Dessa forma, os vencedores são reconhecidos, se sentem bem-vindos e podem até fazer um discurso de abertura no próximo evento. Não é má ideia, hein?
Seja qual for a modalidade, sempre dá para surpreender o público. Use essas dicas como direcionamento e, se for o caso, faça uma pesquisa nas redes sociais e descubra a opinião das pessoas, pedindo sugestões de prêmios. Com certeza, todos vão adorar participar e saber que tiveram suas opiniões ouvidas.
Antes de ir, aproveite as últimas dicas para preparar o grand finale: a cerimônia de premiação!
Como organizar a cerimônia de premiação?
A organização de uma premiação esportiva memorável começa estabelecendo um cronograma do evento, decidindo sobre o local do pódio, organizando os prêmios e definindo os apresentadores.
Defina um cronograma
Esta é a primeira etapa para garantir que tudo corra conforme o planejado. Defina o horário, quem entregará a premiação, quanto tempo deve durar cada discurso, e mais. Esse tipo de plano ajuda a evitar atrasos e a lidar com imprevistos.
Escolha um bom local para o pódio
A premiação é um momento muito importante no seu evento esportivo, por isso, escolha um lugar que seja confortável para o público e participantes, com boa visibilidade, iluminação, e aproveite para testar o sistema de som com antecedência!
Decida quem serão os apresentadores
Alguém vai precisar divulgar quem são os grandes campeões, né? E, caso você não seja uma pessoa com muita presença de palco, não há mal algum em escolher dentre patrocinadores, mestres de cerimônia, organizadores e atletas de sucesso.
Organize os prêmios e deixe-os em posição de destaque
Além de definir o que os vencedores vão levar para casa, esta também é a hora de organizar a ordem de premiação. Algumas competições têm mais de uma categoria ou modalidade, por isso, a recomendação aqui é criar uma ordem lógica e, claro, sempre terminar premiando o primeiro lugar.
Elabore um roteiro para o discurso
Um roteiro é uma ótima forma de você ou os apresentadores escolhidos não se perderem no momento de guiar a cerimônia, fazendo com que estejam por dentro do evento e saibam interagir com os vencedores – e até improvisar, se necessário.
Registre tudo
Tenha pelo menos uma pessoa responsável por registrar o momento com vídeos e fotos. Investir em um(a) profissional de fotografia esportiva, por exemplo, pode lhe render um material rico e de alta qualidade.
Assim você pode compartilhar as mídias nas redes sociais para que os participantes compartilhem e até usar o material para divulgar as próximas edições em uma boa plataforma para eventos esportivos.
Não esqueça dos agradecimentos
Por fim, com tudo entregue e os sorrisos nos rostos, agradeça aos participantes, à equipe, aos voluntários do seu evento, aos patrocinadores e, claro, parabenize os vencedores.
Seguindo esse passo a passo, não tem como errar, afinal, realizar um campeonato de sucesso é como fazer um excelente bolo, e a cerimônia de premiação é a cereja que vai em cima. Saboreie o grande dia sem moderação!
Deixe seu comentário ou dúvida