Mesmo as pessoas mais experientes na produção de eventos esportivos querem saber exatamente como organizar uma competição de crossfit para que ela tenha sucesso absoluto. É o seu caso? Comece encontrando o local ideal e invista em promover a ideia entre os atletas.
Defina tudo com o máximo de antecedência possível, incluindo data e horário, faça uma lista completa do que precisa comprar e, se conseguir, firme parcerias. Lembre-se de estabelecer, para você mesmo(a), o objetivo principal do campeonato e trabalhar a partir dele.
Ah! Certifique-se de que todos os equipamentos estejam com a manutenção em dia, planeje as sequências de exercícios, pense na alimentação dos atletas e em ter uma área de descanso para eles. Planeje também onde o público vai ficar.
E mais: escolha bons juízes e considere a montagem e desmontagem do espaço, ou seja, leve em conta que toda a área precisa estar liberada para você pelo menos um dia antes e um dia depois do grande momento. Melhor prevenir do que remediar, não?
Por isso, pegue um papel e caneta e prepare-se para começar seu checklist com todas as dicas para fazer um campeonato de crossfit incrível!
Como funciona uma competição de crossfit?
Quem promove um evento como esse precisa saber que ele não durará menos do que uma hora. Na verdade, se nos basearmos pelo tempo de aquecimento e de bate-papo antes e depois das aulas cotidianas de crossfit, já podemos imaginar que a competição talvez se estenda até o final do dia em que estiver marcada.
Ela reúne atletas e espectadores, assim como juízes e promotores de marcas parceiras, em muitos casos, presentes para fazerem propaganda de seus negócios, além de acompanharem os desafios. Por essas e outras razões, precisa ser pensada nos mínimos detalhes.
Principalmente se você quiser sair ganhando financeiramente, no fim das contas.
Como organizar uma competição de crossfit?
Separamos 13 passos para você acertar em cheio na hora de fazer o seu evento e eles envolvem a escolha e reserva do local, planejamento antecipado, lista de compras, verificação dos equipamentos, organização de espaços específicos para os atletas e para o público e seleção dos juízes.
Veja detalhes de cada um nos próximos tópicos.
1. Escolha e reserve o local
Pense que você precisa de um espaço que esteja liberado para receber o seu evento pelo menos um dia antes da data marcada e que tenha a possibilidade de manter sua estrutura por lá por até um dia depois de tudo acontecer – caso você precise de mais tempo para desmontá-la.
Além disso, na hora de escolher e reservar o local, considere a facilidade para as pessoas chegarem até ele, mesmo se estiverem a pé ou usarem transporte público, o tamanho (ponderando a quantidade de atletas e espectadores que você planeja receber, bem como equipamentos), a segurança e o conforto de todos.
Analise aspectos relacionados à acessibilidade e não deixe de dar um "check" nos banheiros. Pense se vai ficar tudo bem caso chova e fuja de alagamentos, vazamentos e goteiras. Acha que vale organizar um torneio interno no seu box de treino? É opção também!
2. Faça um planejamento bastante antecipado
Mesmo antes de definir o local da sua competição, estabeleça o objetivo que você terá a partir dela: atrair mais pessoas para praticarem no seu box, ganhar dinheiro, fazer mais contatos do mundo do crossfit, por exemplo?
Com esse objetivo definido, planeje data e horário da competição com o máximo de antecedência. Comunique, principalmente, os atletas que precisam vir de longe e descubra maneiras de ajudá-los, se possível e necessário, com transporte e hospedagem.
Você não precisa arcar financeiramente com nenhuma dessas duas coisas, mas pode, quem sabe, procurar parcerias para que a viagem até a sua competição fique ainda mais tranquila, divertida e memorável. Falaremos sobre isso mais adiante.
3. Selecione os atletas
Aliás, falando sobre as estrelas principais do seu campeonato, selecionar os atletas de acordo com critérios predefinidos por você e estabelecer categorias de participantes também entra na lista de pontos fundamentais para tudo ser um grande sucesso. Não esqueça desse "detalhe"!
E mais:
- assegure-se de que todos tenham as condições físicas necessárias para o campeonato;
- aproveite o momento para criar uma página de registro de todos eles, com regras específicas de competição de crossfit e requisitos que estejam alinhados às necessidades do seu evento;
- experimente plataformas online de organização, entre outras razões, para conseguir receber pagamentos dos ingressos até no cartão de crédito.
Existem recursos excelentes disponíveis na internet hoje em dia e eles podem ser enormes aliados, como você vai conferir no item número 13. Confia!
4. Defina os WODs
A sequência de exercícios ou as sequências que serão feitas durante a competição precisam estar estabelecidas o quanto antes. Tanto para que você possa dar sequência no seu checklist quanto para que os atletas possam direcionar melhor suas preparações físicas.
Recomenda-se que elas envolvam testes de potência e força, mas também de habilidade ao mesmo tempo.
Quanto tempo cada sequência pode durar? Vai de você! Algumas são mais curtas e outras mais longas, vale encontrar um equilíbrio na duração das atividades de modo que elas não ultrapassem o tempo estipulado para o evento.
Pense nas categorias participantes da competição, naquele objetivo previamente definido, nos interesses dos atletas participantes e – por que não? – nos do público.
5. Faça uma lista de compras (e as compras!)
Tenha tudo em mãos dias ou até semanas antes da data programada para o evento, considerando que qualquer compra emergencial no dia da competição não lhe tomará muito tempo e não lhe fará gastar mais dinheiro do que o previsto em orçamento.
Inclua na lista:
- recursos e equipamentos;
- alimentos e bebidas (ou a contratação de quem os leve e prepare);
- contratação de seguranças, caso ache necessário; e
- equipamentos de iluminação, som e gravação.
Tudo o que você achar que precisa comprar, compre! Conforto e segurança vêm primeiro.
6. Verifique os equipamentos
Faça uma verificação geral e minuciosa de todos os equipamentos que serão usados durante os WODs, independentemente das categorias de atletas que executarão cada sequência.
Só essa análise permitirá a você garantir, mais do que o conforto, a segurança dos participantes do seu evento.
Certifique-se de que nada vai cair de forma inesperada ou se desprender do chão ou da parede e de que tudo vai estar funcionando perfeitamente. Dessa forma, minimize riscos – para a saúde e integridade física de todos e para a sua reputação.
7. Organize áreas para os atletas e para o público
Ainda sobre reputação e riscos: faça questão de ter, no espaço da sua competição, uma área específica para quem vai assistir e outra para os atletas, com vestiário e espaço de aquecimento e descanso.
Mantenha os comes e bebes separados de tudo isso, como se fosse uma "pracinha de alimentação" mesmo.
Para o aquecimento, providencie:
- barras;
- anilhas;
- rigs; e
- borrachas.
Ter um espaço destinado para alongamentos também é uma ótima ideia, além dos postos de hidratação.
8. Providencie alimentação para todos
Não deixe em segundo plano esse outro fator que precisa ser prioridade: decida se você providenciará, por conta própria, alimentos e bebidas para vender ou dar – a todos ou apenas aos atletas – ou se vai contratar alguém para servir o público no dia do evento.
Aqui, mais uma vez, existe a possibilidade de firmar algum tipo de parceria.
Que tal um food truck que venda alimentos saudáveis e gostosos ou um carrinho de açaí? Vocês podem dividir os lucros ou você não paga e nem ganha nada, mas pelo menos repassa a responsabilidade para alguém que entenda mais do assunto!
Acha que os atletas vão levar a própria marmita? Nesse caso, é obrigação sua providenciar um micro-ondas que não vá pifar (ou talvez dois, para se precaver), bem como um lugar no qual ele possa ficar instalado durante todo o evento.
9. Selecione cuidadosamente os juízes
Assim como nas partidas de futebol que você vê na TV, no seu campeonato de crossfit, os juízes precisam ser selecionados com muito carinho e certificados para acompanharem especificamente a prática.
Escolha profissionais que já passaram por treinamentos, tenham reputação positiva e estudem sobre as regras para não vacilar com nenhum participante.
10. Preocupe-se com sonorização e locução
Com o mesmo carinho que você escolher os juízes, escolha um narrador ou locutor para o seu evento. Quer fazer essa função sozinho(a)? Tudo bem! Mas estude a técnica da narração e pratique antes do grande dia.
Quem sabe você não encontra uma empresa de som que possa contribuir em troca de divulgação. Mais uma ideia de parceria, hein?
11. Firme parcerias
Depois de tanto falarmos sobre esse tema no decorrer do artigo, não temos mais muito a dizer, mas podemos insistir na dica e destacar: organizar uma competição também tem tudo a ver com correr atrás de marcas parcerias.
A gente entende que o seu esporte é outro e não o atletismo, só que esse fator muda o jogo! Para o seu bolso, para a qualidade da prática de cada atleta e até para a satisfação e o reconhecimento do público.
Quanto mais parcerias, melhor? Não necessariamente! Quanto melhores as parcerias, mais incrível o seu evento. Aí sim!
12. Divulgue e promova
Com tudo encaminhado, capriche na divulgação do evento esportivo! Principalmente nas redes sociais e contando com os seus parceiros para que eles ajudem na promoção.
- Use e abuse do Instagram, do Facebook e do envio de e-mails para a sua lista de contatos✔
- Grave vídeos✔
- Verifique a possibilidade de oferecer códigos de desconto ou até ingressos gratuitos para alguns grupos ou para os primeiros interessados✔
- Convide influenciadores✔
Lembra que falamos sobre usar a internet como aliada neste mesmo artigo? Chegou o momento de entender melhor!
13. Crie uma página na internet
Nossa última dica serve não só para divulgar tudo de maneira mais profissional, mas para ter todas as pendências e solicitações em um mesmo lugar, por isso, escolha e experimente uma ferramenta que vá ajudar você a criar uma página internet só do seu evento.
A Atletis permite aos organizadores de campeonatos de crossfit terem, além da página exclusiva para suas competições, controle total dos ingressos e pagamentos. Sem contar que ajuda na coleta de dados dos participantes, para que competições futuras sejam informadas e eles com muito mais facilidade.
Explore a plataforma de eventos esportivos e tenha tudo na palma da sua mão em menos de 7 minutos.
É verdade que você pode providenciar uma ficha para todo mundo preencher com caneta ou mesmo em formato .PDF no computador, mas não precisar dela e, ainda assim, bater o seu recorde de inscrições recebidas seria o melhor dos mundos!
Prefere insistir no básico? Então, salva esse modelo de documento que fizemos.
Ficha de inscrição para campeonato de crossfit
FICHA DE INSCRIÇÃO INDIVIDUAL – ATLETA Campeonato de Crossfit [acrescente aqui o nome da sua marca ou do seu box] Data: [dd/mm/aa] Horário: das [00h] até [00h] Local: [nome do local do evento] Endereço: [endereço] Nome: __________________________ Telefone com DDD: __________________________ E-mail: __________________________ RG ou CPF: __________________________ Peso: __________________________ Altura: __________________________ Categoria: __________________________ Autorizo a utilização dos meus dados para divulgações relacionadas a este e outros eventos esportivos do mesmo organizador: [ ] sim [ ] não Autorizo a utilização da minha imagem em vídeos e fotos capturados durante o dia do evento para divulgações posteriores: [ ] sim [ ] não Termo de responsabilidade |
Declaro estar apto(a) a participar da competição e declaro ter inteira responsabilidade sobre meu preparo físico para o evento, assim como sobre minhas condições de saúde. |
__________________________ [assinatura] |
Depois conta pra gente como foi tudo! Até a próxima!
Deixe seu comentário ou dúvida