10 dicas essenciais para a organização de eventos esportivos

Descubra como a organização de eventos esportivos pode ser simplificada com as dicas e recursos da Atletis. Transforme suas ideias em eventos inesquecíveis!

Por Redação 07 de Maio de 2019 - Atualizado em 08 de Julho de 2024 9 min. de leitura

Foto de uma pessoa usando um suéter laranja, segurando uma agenda aberta enquanto marca datas nela.

A organização de eventos esportivos envolve a escolha da modalidade a ser disputada, a definição do tipo de competição, a criação de um checklist, a busca pelo local ideal e por patrocínio, a escolha dos fornecedores e da equipe de segurança, a divulgação e, por fim, a abertura das inscrições.

Ter a experiência de estar à frente de um projeto como esse é empolgante, mas só a euforia de querer fazer as coisas darem certo não basta. O planejamento e organização de eventos esportivos exige dedicação para alcançar o sucesso esperado.

Este artigo serve como um manual de organização, e mostra a você cada detalhe de todas as etapas necessárias para garantir sucesso no grande dia! Pronto(a) para anotar?

A imagem ilustra as "10 Etapas Fundamentais para o Sucesso do Seu Evento Esportivo". Ela apresenta um diagrama circular com as etapas numeradas de 1 a 10, organizadas em torno de um troféu central. As etapas detalhadas no diagrama serão apresentadas ao longo do artigo.

1. Escolha do esporte e estudo das suas regras

Antes de mais nada, é essencial que você escolha e conheça o esporte que será jogado durante a sua competição, afinal, essa será a base para entender quem é o público-alvo do evento.

E, levando em consideração que cada modalidade exige uma determinada estrutura, também é importante entender o que é necessário para organizar uma competição esportiva e se serão necessárias permissões para montar essa estrutura.

Conhecer as regras e particularidades do esporte escolhido é um fator decisivo que determinará a logística e facilitará muito sua vida na hora de organizar um plano de ação para tirar o grande dia do papel, portanto, capriche nesta etapa.

2. Definição do tipo de evento esportivo

Depois de decidir o esporte, determine o tipo de competição esportiva que você quer organizar. Isso pode variar desde confraternizações até disputas intensas, já que cada tipo tem seus próprios objetivos e públicos.

Aqui vai uma lista com opções que você pode considerar!

  • Campeonatos: todos competem entre si pelo menos uma vez, ideal para eventos mais abrangentes.
  • Torneios: disputas eliminatórias, ótimas para organizações mais rápidas e dinâmicas.
  • Jogos: vários torneios acontecendo simultaneamente, proporcionando uma variedade de competições.
  • Gincanas: situações recreativas com diversas atividades criativas e desafios.
  • Desafios: confrontos diretos entre dois jogadores ou equipes, proporcionando um duelo emocionante.
  • Olimpíadas: disputas de várias modalidades ao longo de vários dias, com uma grande variedade de competições.
  • Festivais: ambientes familiares que permitem aos espectadores prestigiar as performances dos atletas em um ambiente descontraído.

E isso tudo vale até para a organização de eventos esportivos na comunidade escolar, viu?

3. Criação do checklist de planejamento

Um checklist detalhado é essencial para qualquer organização de sucesso. Depois de entender as regras do esporte e suas necessidades específicas, comece a elaborar uma lista bem detalhada, dividida entre as etapas da organização.

No pré-evento, inclua tarefas como:

  • definição do local e busca das permissões necessárias;
  • contratação de fornecedores e serviços essenciais (socorristas, seguranças etc.);
  • elaboração do cronograma de atividades;
  • promoção/divulgação e venda dos ingressos; e
  • organização da logística de transporte e acomodação, se necessário.
 

Durante o grande dia, considere:

  • montagem e verificação da estrutura;
  • gerenciamento das inscrições e check-ins dos participantes;
  • coordenação das atividades e competições; e
  • atendimento ao público e suporte técnico.
 

Para o pós-evento, lembre-se de etapas como:

  • desmontagem e limpeza do local;
  • coleta de feedback dos participantes;
  • análise do desempenho e relatórios financeiros; e
  • planejamento de ações de follow-up com os participantes e fornecedores.
 

Não esqueça de listar todos os gastos, fornecedores e responsáveis por cada tarefa. Esse planejamento minucioso garantirá que nada seja esquecido, permitindo uma organização eficiente e profissional não só no dia definido, mas também nas próximas edições.

4. Escolha do local

A escolha do local é um ponto-chave para o sucesso do grande dia, portanto, busque um espaço que ofereça a estrutura necessária para o esporte escolhido, considerando que ele precisa estar à altura do porte do evento, com espaço suficiente para acomodar não apenas os atletas, mas também o público, de maneira confortável e segura.

Um ambiente bem planejado proporciona uma experiência positiva para todos os presentes – e ajuda a evitar imprevistos, o que inclui, por exemplo, a escolha de quadras e pistas profissionais, que são indispensáveis para garantir a segurança e o desempenho dos competidores.

Ah, e não esqueça de aspectos como acessibilidade, estacionamento e facilidades, como banheiros e áreas de descanso e alimentação.

5. Busca por patrocínio

Ter todo o projeto do grande dia definido de forma detalhada e profissional vai facilitar a sua busca por patrocínio esportivo para custear a competição, por isso, garanta que você tenha tudo bem organizado para apresentar o projeto aos potenciais apoiadores, demonstrando claramente como as marcas deles vão se destacar durante o dia.

Alguns exemplos que garantem a visibilidade dos seus parceiros incluem usar a logo deles nos uniformes, materiais de divulgação ou mesmo nas medalhas.

Um projeto bem estruturado aumenta suas chances de obter apoio financeiro e mostra o comprometimento e a seriedade na realização do evento, então, esteja preparado(a) para discutir as vantagens da parceria e como ela pode beneficiar tanto os patrocinadores quanto os participantes em si.

6. Escolha dos fornecedores/equipe

Não feche negócio com o primeiro fornecedor que aparecer. Em vez disso, avalie todas as opções disponíveis, sempre considerando o custo-benefício. Às vezes, o orçamento mais baixo não é a melhor escolha em termos de qualidade e confiabilidade.

Siga as fases abaixo para escolher os melhores fornecedores para a sua competição!

  • Pesquisa e comparação: estude diferentes fornecedores e compare suas ofertas. Avalie não apenas o preço, mas também a qualidade do serviço oferecido.
  • Custo-benefício: encontre um equilíbrio entre preço e qualidade. Lembre-se de que o fornecedor mais barato pode não oferecer o melhor produto ou serviço.
  • Prazos de entrega: verifique os prazos e certifique-se de que todos os itens necessários chegarão a tempo para o grande dia. Considere possíveis atrasos devido a feriados ou outras interrupções.
  • Experiência e recomendações: procure conhecer o histórico e as recomendações dos fornecedores. Veja avaliações de clientes anteriores para garantir que o fornecedor é confiável e entrega o que promete.
  • Serviços no local: para fornecedores que precisarão estar presentes no local, avalie também a pontualidade, garantindo que eles tenham experiência e boas avaliações em organizações como a sua.

Considere também buscar voluntários para atuar na organização! Enquanto eles saem ganhando em experiência, você consegue economizar parte do seu orçamento. Outro artigo publicado aqui, no blog da Atletis, explica tudo sobre como encontrar voluntários para eventos esportivos e tudo o que é preciso para instruí-los para o grande dia.

7. Divulgação

Independentemente dos meios escolhidos, seja através de redes sociais, cartazes ou outdoors, o importante é alcançar as pessoas certas. Para isso, você deve conhecer bem seu público-alvo, entendendo quem são e onde se encontram para escolher os canais de comunicação mais eficazes.

  • Redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, são ótimas para alcançar um grande número de pessoas. Crie postagens atraentes, utilize hashtags relevantes e interaja com sua audiência para aumentar o engajamento.
  • Além das redes sociais, não abra mão de uma abordagem local. Caso se trate de um torneio de vôlei de praia, por exemplo, banners e outdoors na orla ou no caminho para o local serão uma boa ideia!
  • Outra maneira de aumentar a visibilidade é compartilhar a novidade em grupos de WhatsApp relacionados a academias e coletivos voltados à prática de esportes. Galera do fute? Vale! A turma do pedal de domingo, do yoga na praça… e por aí vai!

E, quando o evento é organizado pela Atletis, dá para aproveitar a funcionalidade de compartilhamento para ampliar a divulgação nas suas próprias redes sociais, alcançando um público ainda maior.

E por falar nela…

8. Abertura das inscrições online

Proporcione, aos participantes, a facilidade de realizar suas inscrições e comprar ingressos online. Imagine só a praticidade de poder garantir a participação no grande dia sem sair de casa!

A plataforma para organização de eventos esportivos da Atletis dá todo esse apoio. Além de ser super conveniente para quem participa, essa opção é o suprassumo da eficiência para quem gerencia as inscrições e os pagamentos – inclusive para receber os valores.

E sabe o que é ainda melhor? Com a Atletis, você integra todo o processo de inscrição e venda de ingressos, o que significa mais visibilidade para o seu evento e, consequentemente, mais público.

9. Implementação da segurança

Segurança é coisa séria em qualquer situação, por isso, não economize: contate uma equipe profissional, treinada para agir com eficiência em situações críticas. Garanta, inclusive, que parte dela esteja dedicada à fiscalização da entrada e saída de pessoas durante todo o evento esportivo.

Não se esqueça também da equipe de primeiros-socorros, essencial para lidar com emergências médicas. Estar preparado(a) para qualquer eventualidade é fundamental para assegurar a segurança e o bem-estar de todos os participantes e espectadores.

Outra coisa: limpeza e manutenção contínuas do espaço também são indispensáveis para proporcionar um ambiente seguro e agradável para todos os envolvidos. Um local bem cuidado, do começo ao fim do evento, reflete profissionalismo na organização.

10. Pós-evento

Finalize o processo com chave de ouro através de um emocionante show de atendimento, acompanhando os participantes e buscando saber como eles avaliam o dia, anotando oportunidades para melhorar por meio de pesquisas de satisfação.

Já pensou em repetir a dose adotando sugestões como a inserção de uma categoria de ingresso beneficente para o público?

A Atletis está aqui para ser sua parceira nesse processo e contribuir, inclusive, para a organização de eventos esportivos que levem, aos participantes, a dimensão social do esporte.

Com uma plataforma especializada em organização de eventos esportivos, a gestão de inscrições, pagamentos e a comunicação eficiente com os participantes fica muito mais simples, e você pode até mesmo adicionar, através do nosso site, uma categoria para ingressos sociais, cuja parte do montante seja revertida para auxiliar alguma causa ou instituição.

Comece hoje mesmo a usar a plataforma e transforme suas competições em experiências verdadeiramente inesquecíveis!

Deixe seu comentário ou dúvida

Deixe seu e-mail e fique por dentro de tudo que acontece
no mundo do esporte!

Seu cadastro foi enviado com sucesso!

Em breve você receberá em seu email, todas as
novidades, dicas e promoções da Atletis.

Navegue em nosso blog por assunto