Natação em águas abertas: como praticar com segurança?

Nadar em águas abertas, além de ser uma ótima atividade esportiva, pode estabelecer um contato incrível com a natureza, mas exige cuidados. Conheça algumas dicas de segurança essenciais para realizar a prática.

Por Redação 19 de Junho de 2020 - Atualizado em 19 de Junho de 2020 4 min. de leitura

Natação águas abertas

Com certeza nadar em águas abertas é um prazer que todo mundo deseja - ou deveria - sentir.

O contato com a natureza, a sensação de liberdade e as belas paisagens são apenas alguns dos muitos atrativos que esse tipo de nado pode oferecer.

Diferente da piscina, que é um ambiente controlado, nadar em águas abertas traz uma variação grande de desafios como temperatura, vento, ondulações e corrente que influenciam no esforço e, é claro, na segurança do atleta.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você possa realizar a prática com mais segurança.

5 Dicas de segurança que você deve seguir

1.  Treine em águas abertas

Para que seja possível sentir conforto ao nadar em águas abertas, é necessário praticar nessas condições.

Por mais que haja imprevistos nesse tipo de nado, é importante que você monte um treino para começar a praticar e vá aprimorando, da piscina ao mar, para que todos os seus sentidos consigam reconhecer o estado do oceano.

Essa é uma dica excelente para começar a perder o medo de nadar ou ansiedade, sabendo lidar com a natureza e sem nadar com desespero por qualquer evento diferente do normal.

Lembre-se de nunca nadar em mar aberto sozinho: esteja acompanhado por um treinador ou um amigo e também avise familiares para onde está indo.

2.  Use protetor solar

Você irá se expor ao sol e, por isso, é importante estar preparado contra queimaduras que, além de causarem incômodo e dor, roubam energia do seu corpo.

Utilize protetor solar, pomada Hipoglós ou pasta d’água para evitar as inflamações e queimaduras de pele.

3.  Tenha um traje confortável

Existem dois tipos de trajes que podem ser utilizados para o nado em águas abertas: o maiô e o neoprene.

O maiô possui transporte fácil, é simples de vestir e retirar, não causa tanta irritação na pele e possui mais liberdade na movimentação.

Já o neoprene tem barreira térmica, aumenta a flutuabilidade, protege contra o sal e o sol, mas é um pouco mais difícil de ser vestido, pois é mais específico ao corpo do nadador em comparação ao maiô.

Ou seja, o neoprene é uma peça que funciona melhor quando mais justo, mas não pode ser muito apertado nem muito aberto, a ponto de possibilitar a entrada de água entre a pele e o tecido.

Por mais que o maiô proporcione mais praticidade, é o neoprene que trará maior adaptação às águas abertas e também aumentará os benefícios do nado.

É importante que, na hora da escolha, você leve em consideração o conforto, utilizando um traje que não machuque, incomode ou limite o seu corpo, sentindo firmeza e segurança na hora de nadar.

4.  Capriche na vaselina

A vaselina vai ajudar a evitar assaduras causadas pelo traje, por isso o ideal é passá-la em toda alça, axilas e em torno do pescoço.

Outras duas opções são a lanolina ou a banha animal, que criam uma proteção ainda mais intensa, contribuindo contra queimaduras de água-viva e colaborando para manter a temperatura corporal.

5.  Utilize o acessórios adequados

Os óculos de natação são importantes para manter os seus olhos secos e protegê-los de fatores externos, enquanto a touca para manter sua cabeça aquecida, seca, ajudar na flutuabilidade e, se for brilhante e colorida, também o torna visível para outras pessoas em embarcações ou surfistas, evitando colisões, além de ajudar a localizá-lo.

Para treinos, utilize os mesmos materiais adequados para piscina, como nadadeiras, de preferência as com pala longa, palmares e um snorkel central.

Estes itens irão ajudá-lo a melhorar o desempenho, mesmo que não possa utilizá-los durante a competição.

Itens como pull buoys, kickboards e outros itens flutuadores para natação em águas abertas não são necessários, já que podem mais atrapalhar do que ajudar.

As boias de natação em águas abertas podem e devem ser utilizadas para garantir a segurança em casos de câimbras e também para torná-lo mais visível na água.

Idade mínima e máxima para nadar

Sobre até qual idade pode participar da natação em águas abertas, a Federação Internacional de Natação (FINA) nada diz a respeito. Porém, a idade mínima é de 14 anos.

Acredita-se que o nado pode ser praticado pela terceira idade, enquanto houver disposição e boa saúde para realizar a prática de forma segura, especialmente se houver Corpo de Bombeiros e Salva-Vidas à disposição nas praias escolhidas.

Para competições, é necessário sempre ler as regras e observar a faixa etária aceita no evento esportivo.

Segundo a FINA, o nado em águas abertas deve ser definido como qualquer competição de nado que aconteça em rios, lagos, oceanos ou canais de água.

Deixe seu comentário ou dúvida

Deixe seu e-mail e fique por dentro de tudo que acontece
no mundo do esporte!

Seu cadastro foi enviado com sucesso!

Em breve você receberá em seu email, todas as
novidades, dicas e promoções da Atletis.

Navegue em nosso blog por assunto