Modelo de contrato de patrocínio esportivo: exemplo para usar

Independentemente do evento que você está organizando, ele vai precisar de dinheiro para acontecer e é aí que entram os patrocinadores. Confira, neste artigo, tudo que você precisa saber sobre o assunto e tenha acesso a um modelo de contrato de patrocínio esportivo!

Por Redação 04 de Agosto de 2023 14 min. de leitura

Modelo contrato patrocínio esportivo

Além de buscar especificamente por um modelo de contrato de patrocínio esportivo, você precisa entender que este documento deve conter todos os detalhes da parceria, como valores, objetivos, metas e contrapartidas.

E que ele é a parte fundamental no planejamento em busca de investimento para tirar seu evento do papel e fazer dele um sucesso! Antes de tudo, é preciso definir de que forma sua competição pode ser patrocinada, como conseguir esse apoio e quanto esperar (em dinheiro) dos parceiros estratégicos.

Passar pela linha de chegada pode não parecer muito fácil quando você está lidando com empresas, mas, com as dicas deste artigo, você vai tirar de letra. Confira!

Quais são os tipos de patrocínio esportivo para eventos?

Os principais tipos de patrocínio para eventos esportivos são promocional, institucional, misto, de crowdfunding, copatrocínio, patrocínio incentivado e patrocínio oficial.

Em todas as modalidades, normalmente, uma instituição entra com uma parte dos custos da organização do campeonato, torneio ou semelhante em troca de promoção e marketing, o que inclui a distribuição de brindes, a utilização da logomarca nos uniformes dos atletas e a organização e instalação de stands, por exemplo.

É importante dizer que eles não são sempre exclusivos e o seu evento pode receber mais de um, desde que todos os patrocinadores entrem em acordo sobre seus direitos e deveres.

Veja, em detalhes, como funciona cada tipo.

Patrocínio promocional

Neste modelo, a empresa patrocinadora marca presença no evento não só para mostrar sua marca, mas para vender. Na maioria dos casos, conta com stands e quiosques com seus produtos, oferecendo-os para os competidores e para o público.

Patrocínio institucional

O objetivo maior da companhia que patrocina um evento de forma institucional é aumentar sua visibilidade, o que pode acontecer de várias maneiras, a exemplo da utilização de logo nos uniformes e material do evento ou distribuição de brindes.

Sem contar que os próprios participantes também podem fazer posts nas redes sociais agradecendo ao patrocinador e falando dos seus produtos ou serviços, gerando marketing orgânico para ele.

Patrocínio misto ou híbrido

O modelo misto junta o institucional com o promocional, ou seja, além de se promover, o patrocinador também busca lucrar durante o evento que decide patrocinar. Este é um dos modelos mais utilizados, já que funciona bem para ambas as partes.

Crowdfunding

O crowdfunding, do inglês crowd (multidão) e funding (financiamento), é uma “vaquinha”, um tipo de arrecadação que conta com a ajuda de várias pessoas, normalmente feito por meio de plataformas digitais próprias para esse tipo de campanha, que organizam as contribuições de maneira segura.

O(a) patrocinado(a) envolvido nessa vaquinha, seja um(a) atleta ou o próprio evento, precisa estipular uma meta de contribuição – deixar claro quanto espera receber no total das doações – e também, preferencialmente, pensar em oferecer recompensas para quem contribuir.

Por exemplo: quem doa R$ 30 ganha um ingresso, quem doa R$ 100, além do ingresso, ganha também uma camiseta e por aí vai.

Copatrocínio

O copatrocínio acontece quando mais de uma empresa contribui com a realização do evento, independentemente da modalidade. Para que o formato seja justo, elas precisam dividir igualmente o espaço para marketing, stands e propagandas.

Patrocínio incentivado

Os patrocínios incentivados têm esse nome por serem feitos com base em leis de incentivo fiscal, que dão, às empresas, a possibilidade de usarem os impostos que seriam pagos ao governo para incentivar atividades culturais e esportivas.

Contribuições como essa precisam seguir à risca as normas que estão previstas na lei para serem aprovadas, passando por várias etapas de aprovação, por isso, organize-se se quiser buscá-las!

Patrocínio oficial

Você provavelmente já ouviu alguma propaganda dizendo “marca tal, patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Futebol”. Para ter essa visibilidade, a empresa vira um “patrocinador majoritário” e precisa assumir, no mínimo, 60% dos custos do evento.

Isso não impede a contribuição de outros patrocinadores e até o envolvimento de parceiros, mas o número #1 – o oficial – precisa ter o maior destaque no marketing e nas promoções realizadas.

Como conseguir patrocínio esportivo em 4 etapas

Conseguir patrocínio é, por si só, uma competição, mas fazer uma lista de possíveis patrocinadores, ter um projeto claro, elaborar uma apresentação de primeira e mostrar resultados são detalhes que vão fazer você chegar em primeiro.

Quanto melhor preparado(a) você estiver, mais fácil será convencer empresas e empreendedores de se envolverem com o seu evento, por isso, tenha um bom planejamento antes de sair por aí procurando verba.

1.  Faça uma lista de possíveis patrocinadores

A primeira etapa envolve anotar todas as empresas que podem se interessar em investir no seu evento. Existem vários pontos que devem ser levados em consideração na hora de fazer essa lista, como:

  • credibilidade do patrocinador;
  • similaridade de interesses e valores;
  • vantagens que a empresa terá com o investimento; e
  • localização próxima ao lugar onde o evento será realizado.

Essa análise serve principalmente para filtrar os investidores que têm uma chance pequena de se interessar pela competição ou que não combinam muito com a proposta.

Por exemplo, pedir patrocínio de uma concessionária de carros para um evento de corrida de bicicleta com o tema “Deixe o carro em casa!” é algo com poucas chances de dar certo, não é?

Da mesma forma, a lista ajuda a achar patrocinadores que poderiam fugir do seu radar, como mercados locais que podem não focar no ramo esportivo, mas talvez tenham interesse em divulgar a marca.

2.  Tenha um projeto claro

Agora que você já sabe quais empresas estão na sua mira, olhe para o seu próprio projeto esportivo. Antes de enviar qualquer e-mail ou mensagem para pedir patrocínio, tenha certeza de que o documento que detalha a sua ideia inclui:

  1. nome ou título;
  2. propósito;
  3. local onde será realizado;
  4. metas e objetivos;
  5. cronograma com datas; e
  6. orçamento.

Quanto mais claros e organizados estiverem todos esses pontos, maior é a chance de realizar uma competição esportiva de sucesso com um bom suporte, inclusive financeiro.

Lembre-se de que o projeto pode fazer bastante sentido na sua imaginação, mas é na hora de colocar na ponta do lápis que surgem os desafios e obstáculos a serem superados.

3.  Elabore uma apresentação de primeira

Chegou a hora de vender o peixe, ou melhor, o evento!

Se você tem um projeto bem organizado, a maior parte do seu trabalho já está feita. Um cronograma bem estruturado, com objetivos e metas claras já vão criar uma impressão positiva.

Agora, você precisa convencer os seus patrocinadores de que o dinheiro deles investido na realização desse evento é um bom negócio.

Foque na visibilidade positiva que eles vão receber promovendo o esporte, na possibilidade de distribuir brindes e vender produtos, estampar suas marcas nos uniformes… Utilize todos os pontos fortes ao seu favor.

4.  Mostre resultados

Se esse não é o primeiro evento que você organiza, suas chances de conseguir um patrocinador aumentam bastante. Além de entrar em contato com empresas que já tiveram um vínculo com você, vai ser mais fácil mostrar resultados para novos investidores.

De um jeito ou de outro, apresente fotos, vídeos, material de marketing produzido, quantidade de público que compareceu e número de competidores. Todas essas informações são valiosas na hora de formar opinião e decidir se o dinheiro vai ser bem investido.

Aliás, falando em grana, definir quanto você vai pedir para as empresas também é outro ponto fundamental na hora de (tentar) ser patrocinado(a). Confira!

Como definir valor de patrocínio esportivo?

Para definir o valor de um patrocínio esportivo, é preciso saber quanto vai custar para tirar seu evento do papel. Com essa informação em mãos, estabeleça cotas e metas de investimentos para os patrocinadores e diferencie cada uma.

Seguir essas etapas vai ajudar na organização e no momento de apresentar propostas concretas para possíveis investimentos.

Nada melhor do que chegar em uma reunião com todas as respostas na ponta da língua, incluindo valores, vantagens, datas e objetivos.

Conheça os custos do seu evento

Esta é uma das fases mais importantes. Fazer um orçamento de custos do evento vai garantir que você conheça exatamente os materiais e quanto de dinheiro precisa para tirar a ideia do papel.

Quando for calcular, não deixe passar nada.

Confira se a sua lista inclui os valores de:

  • equipamentos esportivos (bolas, cronômetros, redes, óculos, bonés etc.);
  • equipamentos de organização (som, imagem, transporte, estrutura etc.);
  • locação do espaço;
  • material para divulgação;
  • equipe;
  • alimentação para atletas e público; e
  • segurança;

Faça um checklist com todos os itens que precisarão ser pagos para o evento acontecer e vá riscando cada um à medida que os patrocinadores forem confirmando envolvimento.

Estabeleça cotas

Para eventos em que mais de uma empresa pode entrar como patrocinadora, é preciso estabelecer cotas de patrocínio e definir onde/como cada uma vai fazer a exposição da própria marca para evitar conflitos.

Se você vai precisar de R$ 100 mil para realizar uma corrida, divida esse valor em várias partes e peça suporte de X para uma empresa, Y para a outra, de acordo com as possibilidades de cada companhia também – e seguindo o que será oferecido em troca!

Vai ser bem mais fácil encontrar patrocínio para cada uma dessas cotas do que para o evento inteiro.

Diferencie e nomeie cada cota

O próximo passo será diferenciar as parcelas de patrocínio, partindo do princípio de que quem investir mais dinheiro vai esperar receber destaque maior no evento. Uma ideia é separar as cotas em níveis, como ouro, prata e bronze.

Utilizando o mesmo valor de R$ 100 mil, pense em uma separação mais ou menos como a indicada na imagem abaixo.

Cotas patrocínio eventos esportivos

A organização vai depender muito do tamanho do evento, dos valores e das possibilidades de marketing. Quanto mais vantagens diferentes cada um dos patrocinadores receber, melhor, desde que não entrem em conflito.

E documente tin-tin por tin-tin no contrato!

Como funciona o contrato de patrocínio esportivo?

Este documento funciona como um acordo entre os organizadores do evento e as empresas patrocinadoras. Nele, precisam constar todas as informações relacionadas aos direitos e deveres de cada parte, valores, datas e identificação dos envolvidos.

O contrato é fundamental para dar um valor jurídico a essa parceria, protegendo a(s) empresa(s) e também os organizadores.

Ele ajuda, ainda, a evitar conflitos, já que os envolvidos concordam com as suas responsabilidades ao assiná-lo e não podem recuar depois, exceto se pagarem multa, o que deve estar bem claro em uma cláusula específica.

Como fazer um contrato de patrocínio esportivo?

O contrato de patrocínio deve conter várias cláusulas obrigatórias, com informações do evento e também descrevendo como vai ser utilizado o valor investido pelo patrocinador.

Quando começar a desenvolver o seu documento, tenha em mãos:

  • dados do patrocinador e do organizador;
  • objetivo do contrato;
  • validade;
  • valor do patrocínio;
  • deveres do patrocinado;
  • exclusividade;
  • prestação de contas;
  • descumprimento e multas;
  • rescisão
  • foro; e
  • assinaturas.

Cada ponto precisa estar claro para as duas partes, que vão estar declarando que compreendem e concordam com o que está escrito assim que assinarem.

Não tá afim de correr atrás da papelada? Então, que tal um modelo prontinho para usar?

Exemplo de contrato de patrocínio esportivo

O modelo de contrato que você confere abaixo leva em consideração todos os itens citados no tópico acima, com as principais cláusulas para que ele tenha validade.

Você pode e deve adaptar o documento para as necessidades do seu evento, lembrando sempre de incluir o maior número de detalhes possível. Deixar informações de fora é problema na certa.

Outra dica é contar com uma assessoria jurídica para ter certeza que o documento está realmente de acordo com o que foi combinado entre a organização do evento e a empresa, evitando brechas e mal-entendidos.

CONTRATO DE PATROCÍNIO ESPORTIVO
 

Cláusula 1ª - Das partes

Dados do(a) patrocinador(a)

Pessoa jurídica (nome da empresa), inscrita sob o CNPJ (número do CNPJ) , com sede em (nome da cidade), Rua (nome da rua) nº (número do empreendimento), CEP (número do CEP) e telefone (número de telefone), neste ato representada por (nome da pessoa que vai assinar o contrato), na qualidade de (cargo que essa pessoa ocupa na empresa) com CPF n° (CPF do(a) representante).

Dados do(a) patrocinado(a)

(Nome completo de quem organiza o evento), (nacionalidade), (estado civil), cadastrado sob o RG (número do RG) e CPF (número do CPF), situado na cidade de (nome da cidade), Rua (nome da rua), CEP (número do CEP) nº (número da casa/apartamento) e telefone (número de telefone).

[caso o evento seja realizado por uma associação ou qualquer pessoa jurídica, ela precisa ser identificada como patrocinada e, em substituição aos dados acima, virão dados relacionados ao CNPJ]

Cláusula 2ª - Dos objetivos

Este contrato tem como objetivo estabelecer vínculo de patrocínio entre (nome do(a) patrocinador(a) e (nome do(a) patrocinado(a) para a realização do evento (nome do evento) previsto para acontecer no(s) dia(s) (data do evento).

Cláusula 3ª - Da validade

O contrato entra em vigor assim que assinado por ambas as partes e tem validade até a data do término do evento descrito na cláusula 2ª.

Cláusula 4ª - Dos valores

O patrocinador(a) oferece a patrocinado(a) o valor de R$ (valor do patrocínio) com o objetivo de patrocinar a realização do evento descrito na cláusula 2ª.

Cláusula 5ª - Dos direitos e deveres

O valor descrito na cláusula 4ª deve ser utilizado para:

I. (Descrição de como serão utilizados os valores do patrocínio na organização do evento, como compra de equipamento, aluguel de espaço etc.)
II. _________________________________
III. _________________________________
IV. _________________________________

O patrocinador tem o direito de expor a sua marca das seguintes maneiras durante o evento:

I. (Descrição de todas as vantagens que o patrocinador vai receber com a contribuição, como venda de brindes, posicionamento de stands, logomarca etc.)
II. _________________________________
III. _________________________________
IV. _________________________________

Parágrafo único. As partes concordam que qualquer acontecimento que ocorra durante o evento é de total responsabilidade do patrocinado(a).

Cláusula 6ª - Da prestação de contas

O patrocinado(a) deverá prestar contas à patrocinadora relacionadas a aplicação das verbas concedidas para a realização do evento, caso seja solicitado, que devem ser acompanhadas de recibos e notas fiscais.

Cláusula 7ª - Da não exclusividade

As partes entram em acordo que não haverá exclusividade entre patrocinadora e patrocinado a caso terceiros tenham interesse em patrocinar o evento, desde que os deveres sejam respeitados.

Cláusula 8ª - Do descumprimento

Em caso de descumprimento de qualquer uma das cláusulas do presente contrato, pelo patrocinado(a) ou patrocinador(a) este será considerado rescindido, e a parte infratora fica sujeita a pagar uma multa de R$ (valor da multa) independentemente de outras ações judiciais movidas pela parte prejudicada.

Cláusula 9ª - Da rescisão

O presente contrato é considerado extingo sem que ambas as partes tenham direito a qualquer tipo de indenização, multa ou ressarcimento quando:

I. Por falência, dissolução ou solicitação de concordata de qualquer uma das partes.
II. Por qualquer motivo de força maior ou caso fortuito que impossibilite a continuação do contrato.
III. Ambas as partes concordam que não há mais motivo para manter o vínculo contratual.

Cláusula 10ª - Do foro

Fica estabelecido o foro da comarca de (nome da cidade e estado) para serem resolvidas quaisquer pendências jurídicas decorrentes deste contrato.

Com a assinatura, ambas as partes atestam que tiveram a oportunidade de ler, discutir, definir e concordar com todas as cláusulas deste contrato.

(cidade), (dia) de (mês) de (ano)

 

____________________                    ____________________
Patrocinador(a)                           Patrocinado(a)

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