O marketing esportivo é um instrumento eficiente para gerar uma oportunidade de negócios lucrativa, já que se trata da elaboração e divulgação de material de comunicação e engajamento para o universo dos esportes.
A aplicação do marketing nessa área pode ser realizada para eventos esportivos, times, clubes, marcas, equipes e atletas, por exemplo.
Quer saber mais sobre essa área, entender como ela funciona de forma descomplicada e conhecer os principais cases de sucesso do marketing esportivo?
Vem com a gente!
O que é o marketing esportivo?
É um meio utilizado para comunicação com telespectadores, clientes e colaboradores e tem como objetivo gerar oportunidades nos negócios desse segmento, visando entregar as demandas solicitadas pelo mercado e, dessa forma, gerar lucro através dos desejos do consumidor.
Agora que você já entendeu um pouco sobre o que ele é, que tal aprofundar mais seu conhecimento sobre como funciona essa área do marketing?
Como funciona o marketing esportivo?
Ele tem o objetivo de trabalhar diretamente nos sentimentos do cliente através de sua paixão e conexão por aquilo que se interessam, seja uma modalidade específica, atleta, evento ou até mesmo um jogo.
Com esse objetivo sendo bem definido e colocado em prática, a probabilidade de retorno é ainda maior. Para deixar mais claro para você, temos um exemplo simples:
Em época de Copa do Mundo, uma grande lista de camisetas oficiais da seleção brasileira é lançada, mas, se você já tem camisetas da seleção, por que deveria comprar novas?
É aí que entra a questão de saber trabalhar com a oportunidade somada à paixão de um torcedor/cliente, gerando, no final das contas, a captação de mais leads.
É importante lembrar que somente a criação de produtos e a divulgação dos atletas por si só não se sustentam nesse ramo.
A criação e a produção de conteúdo devem ser atrativas, focando em chamar a atenção do cliente, já que o esporte movimenta milhões de pessoas em prol de uma paixão, nada mais inteligente do que usar da emoção do público para escalar o seu negócio.
No próximo tópico, explicaremos os principais fundamentos para o seu marketing esportivo funcionar de forma excelente.
Quais são os principais fundamentos do marketing esportivo
Para chegar a resultados reais, precisamos nos aprofundar um pouco mais e entender sobre os “quatro ‘Ps’ do marketing”, que são pilares fundamentais para a criação de estratégias comuns que garantem resultados positivos para o seu negócio.
Os principais conceitos para desenvolver uma estratégia segura incluem: produto, preço, praça e promoção. Explicaremos melhor cada um desses elementos, que são importantes para o objetivo da sua marca.
1. Produto
A primeira coisa que você deve fazer é conhecer a fundo o que está sendo vendido. Entender os principais pontos da oferta pode torná-la mais almejada pelos seus clientes.
O estudo para chegar ao resultado final da criação de um produto passa por algumas fases que você precisa conhecer:
Pense nos diferenciais
Por que você compraria o seu produto? Por que alguém o compraria?
Por exemplo, se você for lançar uma linha de camisetas inspiradas em futebol, por que elas são melhores do que as outras que já existem? O material dela tem mais qualidade? Tudo isso deve ser pensado ao desenvolver o processo de criação de uma mercadoria ou serviço.
Planeje o nome e a aparência da mercadoria ou campanha
O que o seu produto tem de diferente daquilo que já existe no mercado?
Você lançou a linha de camisetas inspiradas em futebol, o nome da sua marca é de fácil memorização, rápido e objetivo. Visualmente? A linha de camisetas traz um apelo visual por se tratar da primeira linha de camisetas de futebol inspiradas em pinturas.
Faça uma proposta de preço ao cliente
Qual é o preço do seu produto?
Ao lançar a sua linha de camisetas, por exemplo, você precisa ter total convicção dos custos e preços que ela carrega, assim, seus clientes pensarão de forma muita mais objetiva que realmente vale a pena adquirir uma camiseta da sua marca, afinal, é um material de extrema qualidade e visualmente impressiona por uma ideia inovadora em seu design.
Mas, calma que não é só isso. Falaremos sobre os valores.
2. Preço
Esta fase inclui o estudo de como o produto pode ser negociado dependendo do preço do produto ou do serviço prestado, das formas de pagamento, o custo x benefício para o cliente e quais as oportunidades de um determinado desconto.
Por exemplo, se você é um personal trainer e precisa precificar as suas aulas, para chegar a esse número você precisa levar em consideração alguns fatores, como por exemplo:
- Quantas vezes na semana serão feitos os atendimentos?
- É necessário um deslocamento para um lugar mais distante para dar o treino?
- Quais benefícios além do atendimento personalizado eu posso trazer ao meu aluno?
Fazer perguntas como essas facilita muito mais o processo de você entender, de fato, quanto o seu serviço vale para conseguir chegar a um preço final.
Agora que já entendemos mais sobre produto e preço, vamos para o terceiro “P”, que é a praça.
3. Praça
É onde o seu produto ou serviço está sendo comercializado, seja ele em ponto físico ou em plataformas digitais através de sites, aplicativos e marketplaces. Para esse ponto, é necessário compreender a logística do negócio, incluindo a possibilidade de transporte e o seu público-alvo.
Além disso, é importante realizar uma busca para conhecer em quais pontos a concorrência não é tão forte!
Imagine que você está se planejando para abrir uma academia, já tem em mente o seu produto e seu preço, mas e sua área de venda?
Nesse momento, você precisa entender mais sobre a sua região e se fazer algumas perguntas como:
- Quantas outras academias existem próximas à minha?
- O preço da concorrência mais próxima ameaça o meu negócio?
- As outras academias da região têm perfis ativos nas redes sociais?
Depois de você fazer uma pesquisa para responder a essas perguntas, chegará a hora de partir para mais um estágio, o de falar diretamente sobre o seu produto! Afinal, quais são as formas de fazer a promoção dele?
4. Promoção
Diz respeito à divulgação do seu produto e não necessariamente a descontos. Nós já mencionamos aqui algumas estratégias para divulgação de eventos na internet, mas, para além disso, é necessário entender o que envolve o desenvolvimento de uma boa promoção, a exemplo dos fatores como esses:
Analise o melhor momento para divulgação
Você precisa se atentar a oportunidades, seja em relação a manter um perfil ativo nas redes sociais ou se aliar a profissionais que agreguem ao seu produto.
Por exemplo, se você está promovendo um jogo de futebol, uma boa ideia é fechar parcerias com influenciadores digitais para seu evento esportivo tanto do time da casa quanto do visitante, afinal, eles vão transmitir um ponto de vista mais fiel ao telespectador do evento que você, que está envolvido na organização.
Para além disso, é preciso planejar outros detalhes. Confira!
Estruture bem o anúncio
De qual forma você vai atingir essas pessoas? Invista em uma identidade visual para sua comunicação! Ela é de extrema importância para trazer ainda mais profissionalismo para o seu produto ou serviço.
Pense nos motivos que despertam a vontade de comprar do cliente
Nesse momento, você precisa entender sobre as dores de quem é seu público-alvo. Se voltarmos ao exemplo de academia, precisamos pensar “por que essa pessoa não quer começar a treinar?”, às vezes, pode ser por falta de incentivo e é aí que entra o papel de despertar seu interesse através de uma boa comunicação que atraia cada vez mais pessoas para o seu negócio.
Identifique quais as redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo
Chegamos ao ponto de entender quem é o seu cliente, qual sua faixa etária, gênero, classe e por aí vai… ao saber mais sobre esse “cliente imaginário”, você saberá quais atitudes tomar.
Se você perceber que tem um público mais jovem, então, consequentemente, precisará motivar essas pessoas com uma comunicação mais dinâmica e objetiva, mas se identificar que seu público são pessoas mais velhas, talvez o caminho seja comunicar mostrando os benefícios que o treino pode trazer.
Tudo isso é de extrema importância para obter sucesso no marketing esportivo e, se você aplicar todos os tópicos citados em conjunto, é possível realizar um trabalho bem feito e que faça jus à importância da área.
Qual a importância do marketing esportivo?
A principal função do marketing esportivo é converter vendas e gerar lucro, atraindo clientes e agregando valor à marca, garantindo, assim, o entretenimento do público-alvo.
O consumidor só adquire produtos esportivos, sejam eles físicos ou uma experiência, se através dessa compra for possível se sentir mais próximo do esporte do seu coração e o marketing cumpre com o papel de gerar essa conexão muito bem.
Podemos, ainda, destacar diversas ações que facilitam o trabalho na área, mostrando a sua importância não só como geradora de lucro, mas também como criadora de valores fortes.
Exemplos de ações para aplicar no marketing esportivo
As ações podem ser executadas por vários meios, como com o fortalecimento de programas sócio-torcedor, colaboração com ações sociais, promoção de atletas, uso adequado das redes sociais e inclusão de grupos que vem se apaixonando pela área esportiva, como a audiência feminina.
Na hora de aplicar ações de marketing em eventos esportivos, é bem importante chamar a atenção do público trazendo ele para perto, fazendo com que ele sinta que faz parte de algo maior e, consequentemente, gerando conexão.
Para exemplificar, vamos dar exemplos claros de negócios do ramo que deram certo e tiveram visibilidade mundial em suas ações!
Marketing esportivo no mundo
Quando se trata de cases de sucesso no marketing esportivo e que tenham uma forte ligação com o público, podemos citar o famoso Super Bowl, jogo final do campeonato da National Football League.
No ano de 2022, o evento foi considerado um dos maiores sucessos de bilheteria e trouxe números incríveis. Mas por quê?
A final do campeonato se tornou muito mais que um jogo, mas uma junção do esporte com outros segmentos que as pessoas amam, como shows, apresentações, publicidades milionárias e muito mais. A ocasião, inclusive, teve o ingresso mais caro de sua história e, ainda assim, lotou a arena com 70 mil telespectadores em 2022.
Cases como esse só se tornam possíveis graças a objetividade de um marketing esportivo impecável. Além desse evento, pode-se citar também a estratégia bem-sucedida da Red Bull, que é patrocinadora oficial da Fórmula 1 e deu o seu nome para quatro times de futebol.
Além disso, a empresa também custeia atletas de diversos esportes ao redor do mundo e das mais diferentes áreas como triatlo, surf, skate, basquete e vôlei de praia.
Atualmente, a fortuna da marca é avaliada em US$ 27,6 bilhões, números que, com certeza, também são frutos de um marketing solidificado e certeiro.
Citamos até aqui cases internacionais que são realmente incríveis, mas, para vermos exemplos de sucesso no marketing esportivo, não precisamos ir tão longe! Confira.
Marketing esportivo no Brasil
A Guaraná Antártica, como uma das maiores patrocinadoras do futebol brasileiro, é um exemplo claro de sucesso no marketing esportivo. A marca promove eventos, propagandas e produtos licenciados voltados para os jogadores que o público quer ver.
O Banco BMG, em 2011, já chegou a ter mais de 25 times de futebol patrocinados, entre eles vários campeões do Campeonato Brasileiro. Na época, era fácil ver o nome da empresa estampado em camisas, o que aumentou consideravelmente a visibilidade do banco e a sua ligação com os esportes.
O marketing de sucesso funciona tão bem porque o cliente vê que os valores da empresa e do esporte estão ligados. Para isso, é crucial o processo de conhecer bem o público-alvo, observando quais são suas motivações e quais os produtos que vão despertar o seu interesse.
Quando trabalhado da forma correta,o marketing pode ser extremamente lucrativo e de alto impacto para o seu negócio. E então, que tal começar a aplicar essas estratégias ainda hoje? Para conferir mais dicas de divulgação de eventos esportivos, é só continuar acompanhando nosso blog!
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