Principais ferramentas gratuitas para divulgar seu evento esportivo

Existem várias maneiras de fazer propaganda dos seus eventos, de forma gratuita e, por isso, selecionamos algumas ferramentas para você utilizar na hora da divulgação.

Ferramentas gratuitas evento esportivo

Quando pensamos em divulgar um evento esportivo, é normal ficarmos com dúvida em relação a quais ferramentas devemos recorrer para atingir o maior público possível.

No entanto, antes de buscar as ferramentas de divulgação, você precisa decidir alguns quesitos, que, depois de resolvidos, ajudarão na seleção do melhor método para anunciar o seu projeto.

Antes de decidir sobre como e onde divulgar seu evento esportivo, você precisa reunir algumas informações, tais como:

  • que tipo de competição você vai organizar?
  • qual a idade dos participantes?
  • qual a capacidade de pessoas que poderão comparecer, sem prejudicar o que você está planejando?
  • qual o local?
  • qual a data?
  • qual o horário?
  • qual será a previsão do tempo?

Depois de obter essas respostas, é hora de começar a pensar nas ferramentas de divulgação do evento, que podem até ser gratuitas.

Primeiro, de acordo com a faixa etária dos participantes, você deve divulgar mais em alguns meios de comunicação do que em outros, com o objetivo de atingir o seu público-alvo.

Por exemplo: se você for organizar uma corrida de rua, seus participantes poderão ter a idade média de 25 a 30 anos e, então, a divulgação bem feita nas redes sociais pode ajudar a alcançar esse público de forma mais fácil do que, por exemplo, se você divulgasse em um jornal local impresso.

Mas toda e qualquer plataforma de comunicação ou rede social, as ferramentas de comunicação mais utilizadas hoje em dia, são importantes e necessárias para uma divulgação efetiva, afinal, já diz o ditado popular que “quem não é visto, não é lembrado”, não é mesmo?

A diferença está na proporção que você irá disponibilizar para cada mídia, seja redes sociais ou não.

Mesmo que você busque meios de divulgação totalmente gratuitos, saiba que haverá, também, investimento: o seu tempo, ao invés do seu dinheiro. Para isso, você precisa conhecer bem as ferramentas e tirar o máximo de proveito delas.

As ferramentas mais usadas para divulgar uma competição esportiva estão dividas em duas: as redes sociais e as telecomunicações, cada uma atendendo a um tipo específico de público, como veremos a seguir.

As redes sociais

Quando pensamos nas redes sociais mais utilizadas, logo lembramos das seguintes:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter.

Elas são direcionadas principalmente ao público jovem, entre 18 e 40 anos, que é um grupo mais ativo e mais conectado, que procura por esportes e atividades pensando, na maioria das vezes, em melhorar a qualidade de vida.

Telecomunicações

  • canais de TV local aberta;
  • rádios;
  • revistas de esportes;
  • jornais;
  • cartazes.

Esses meios de comunicação podem parecer ultrapassados, mas ainda há um grande número de pessoas que o utilizam, seja escutando, assistindo ou lendo, dependendo de qual mídia estamos falando.

No entanto, estes estão voltados para um público com uma faixa etária um pouco maior, entre os 40 e 70 anos.

Claro que alguns ainda praticam esportes e adoram uma competição, porém a maioria dedica-se exclusivamente à torcida e ao carinho pelo esporte, por isso eles são considerados um ótimo público também, afinal, o que seria das grandes competições sem seus torcedores fanáticos?

Vale ressaltar que conseguir divulgação gratuita nestes veículos é muito difícil, mas não impossível. É que, para este setor, a publicidade é fonte de renda e vai ser penoso encontrar alguma empresa que divulgue a sua ideia de graça.

Agora, se você conhece alguém que possa ajudar nesse quesito, vale muito a pena explorar.

Existem, ainda, outros métodos que podem te ajudar com as publicações gratuitas, como por exemplo um site oficial para o evento, dentro do qual você consegue criar um blog. Na verdade, basta elaborar um site comum, com ferramentas gratuitas existentes no mercado.

Assim, você pode, por conta própria, alimentá-lo com dicas, fotos sobre o que vai acontecer no dia da competição, promoções de ingressos e outras funcionalidades - deixe a imaginação fluir.

Promoções e sorteios: meios interessantes para divulgar

Por falar em promoções, é importante utilizar as redes sociais para fazer sorteios pré e pós evento, pois isso gera boa divulgação, já que uma das regras gerais mais comuns nesses sorteios é fazer com que o participante tire um “screenshot” (foto da tela ou print) e divulgue nas suas redes sociais particulares, atingindo um grande número de pessoas que podem vir a ser inscrever.

Continuando nesta onda de promoções e sorteios, durante a organização, você pode tentar conseguir patrocínio esportivo, que poderá auxiliar na distribuição de brindes a serem sorteados.

Esses mesmos brindes podem ser utilizados como objeto da sua divulgação, pois o fato de que existem patrocinadores e de que haverá brindes importantes no dia pode ajudar a divulgar e, ainda, fazer com que mais pessoas compareçam.

Conte com a ajuda de pessoas reais

Ainda falando sobre a importância das redes sociais na divulgação, vale a pena lembrar de convidar influencers (influenciadores digitais).

Isto porque vivemos em uma era totalmente tecnológica e “pessoas comuns” acabam ouvindo opiniões dos influencers sobre lugares onde ir, o que comer ou experimentar e todos os aspectos possíveis, inclusive sobre esportes e eventos.

Por isso, é importante que você selecione os influencers da sua cidade e feche uma parceria com eles para que o seu projeto seja bem divulgado nas redes sociais.

Como relatamos no começo deste post, divulgar o seu evento esportivo gratuitamente é possível, assim como alcançar um público expressivo, porém você precisa investir seu tempo para que tudo ocorra da melhor maneira possível e para que seja um sucesso desde o início.

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