Quando pensamos em divulgar um evento esportivo, é normal ficarmos com dúvida em relação a quais ferramentas devemos recorrer para atingir o maior público possível.
No entanto, antes de buscar as ferramentas de divulgação, você precisa decidir alguns quesitos, que, depois de resolvidos, ajudarão na seleção do melhor método para anunciar o seu projeto.
Antes de decidir sobre como e onde divulgar seu evento esportivo, você precisa reunir algumas informações, tais como:
- que tipo de competição você vai organizar?
- qual a idade dos participantes?
- qual a capacidade de pessoas que poderão comparecer, sem prejudicar o que você está planejando?
- qual o local?
- qual a data?
- qual o horário?
- qual será a previsão do tempo?
Depois de obter essas respostas, é hora de começar a pensar nas ferramentas de divulgação do evento, que podem até ser gratuitas.
Primeiro, de acordo com a faixa etária dos participantes, você deve divulgar mais em alguns meios de comunicação do que em outros, com o objetivo de atingir o seu público-alvo.
Por exemplo: se você for organizar uma corrida de rua, seus participantes poderão ter a idade média de 25 a 30 anos e, então, a divulgação bem feita nas redes sociais pode ajudar a alcançar esse público de forma mais fácil do que, por exemplo, se você divulgasse em um jornal local impresso.
Mas toda e qualquer plataforma de comunicação ou rede social, as ferramentas de comunicação mais utilizadas hoje em dia, são importantes e necessárias para uma divulgação efetiva, afinal, já diz o ditado popular que “quem não é visto, não é lembrado”, não é mesmo?
A diferença está na proporção que você irá disponibilizar para cada mídia, seja redes sociais ou não.
Mesmo que você busque meios de divulgação totalmente gratuitos, saiba que haverá, também, investimento: o seu tempo, ao invés do seu dinheiro. Para isso, você precisa conhecer bem as ferramentas e tirar o máximo de proveito delas.
As ferramentas mais usadas para divulgar uma competição esportiva estão dividas em duas: as redes sociais e as telecomunicações, cada uma atendendo a um tipo específico de público, como veremos a seguir.
As redes sociais
Quando pensamos nas redes sociais mais utilizadas, logo lembramos das seguintes:
- Facebook;
- Instagram;
- Twitter.
Elas são direcionadas principalmente ao público jovem, entre 18 e 40 anos, que é um grupo mais ativo e mais conectado, que procura por esportes e atividades pensando, na maioria das vezes, em melhorar a qualidade de vida.
Telecomunicações
- canais de TV local aberta;
- rádios;
- revistas de esportes;
- jornais;
- cartazes.
Esses meios de comunicação podem parecer ultrapassados, mas ainda há um grande número de pessoas que o utilizam, seja escutando, assistindo ou lendo, dependendo de qual mídia estamos falando.
No entanto, estes estão voltados para um público com uma faixa etária um pouco maior, entre os 40 e 70 anos.
Claro que alguns ainda praticam esportes e adoram uma competição, porém a maioria dedica-se exclusivamente à torcida e ao carinho pelo esporte, por isso eles são considerados um ótimo público também, afinal, o que seria das grandes competições sem seus torcedores fanáticos?
Vale ressaltar que conseguir divulgação gratuita nestes veículos é muito difícil, mas não impossível. É que, para este setor, a publicidade é fonte de renda e vai ser penoso encontrar alguma empresa que divulgue a sua ideia de graça.
Agora, se você conhece alguém que possa ajudar nesse quesito, vale muito a pena explorar.
Existem, ainda, outros métodos que podem te ajudar com as publicações gratuitas, como por exemplo um site oficial para o evento, dentro do qual você consegue criar um blog. Na verdade, basta elaborar um site comum, com ferramentas gratuitas existentes no mercado.
Assim, você pode, por conta própria, alimentá-lo com dicas, fotos sobre o que vai acontecer no dia da competição, promoções de ingressos e outras funcionalidades - deixe a imaginação fluir.
Promoções e sorteios: meios interessantes para divulgar
Por falar em promoções, é importante utilizar as redes sociais para fazer sorteios pré e pós evento, pois isso gera boa divulgação, já que uma das regras gerais mais comuns nesses sorteios é fazer com que o participante tire um “screenshot” (foto da tela ou print) e divulgue nas suas redes sociais particulares, atingindo um grande número de pessoas que podem vir a ser inscrever.
Continuando nesta onda de promoções e sorteios, durante a organização, você pode tentar conseguir patrocínio esportivo, que poderá auxiliar na distribuição de brindes a serem sorteados.
Esses mesmos brindes podem ser utilizados como objeto da sua divulgação, pois o fato de que existem patrocinadores e de que haverá brindes importantes no dia pode ajudar a divulgar e, ainda, fazer com que mais pessoas compareçam.
Conte com a ajuda de pessoas reais
Ainda falando sobre a importância das redes sociais na divulgação, vale a pena lembrar de convidar influencers (influenciadores digitais).
Isto porque vivemos em uma era totalmente tecnológica e “pessoas comuns” acabam ouvindo opiniões dos influencers sobre lugares onde ir, o que comer ou experimentar e todos os aspectos possíveis, inclusive sobre esportes e eventos.
Por isso, é importante que você selecione os influencers da sua cidade e feche uma parceria com eles para que o seu projeto seja bem divulgado nas redes sociais.
Como relatamos no começo deste post, divulgar o seu evento esportivo gratuitamente é possível, assim como alcançar um público expressivo, porém você precisa investir seu tempo para que tudo ocorra da melhor maneira possível e para que seja um sucesso desde o início.
Deixe seu comentário ou dúvida