O encanto que existe em torno do esporte, principalmente quando é capaz de reunir muitas pessoas, é enorme.
A emoção de um pai ao ver o filho em campo, um atleta se superando e a união das equipes transbordam espírito esportivo e fazem com que esse tipo de evento vire uma necessidade para o bem-estar.
Os impactos que podem causar em uma comunidade também são notáveis. Respeito, disciplina e felicidade são alguns dos benefícios que podemos citar. Além do mais, ajudam no aprendizado do saber ganhar e perder, ensinando valores que contribuirão para uma sociedade mais justa e serena.
Com tudo que envolve o meio social, as regras são fundamentais para manter a ordem, certo?
No esporte, isso também acontece, pois as regras fazem parte dos jogos e dos ambientes em que eles se realizam. Pessoas que aprendem a lidar com essas situações nos esportes e seus eventos, podem lidar melhor com altos e baixos da vida.
Não importa sua dimensão, um evento esportivo é capaz de atrair muita atenção e precisa ser tratado com organização, dedicação e respeito. Criar um evento esportivo na comunidade pode ser uma maneira de implementar todos os benefícios em regiões próximas às suas, com pessoas que necessitam de incentivo e esperança para uma vida melhor.
Planejamento: como criar um evento esportivo na comunidade
Na hora de organizar um evento esportivo, a antecedência e o planejamento são primordiais para que todos os detalhes sejam bem pensados.
Calcule o tempo de acordo com o tamanho do seu evento, considerando que eventos menores levam em média três meses para serem concluídos e eventos maiores podem demorar até um ano para serem planejados.
Ter uma boa equipe ao seu lado e criar um cronograma de ações irá facilitar para que nada se perca no caminho. Seguindo cada etapa e elaborando uma checklist, tudo irá funcionar perfeitamente bem no grande dia.
Lembre-se de toda parte burocrática, de documentos obrigatórios como alvarás e demais autorizações, fazendo o evento acontecer dentro das regras e normas da sua cidade. Para isso, consulte a prefeitura local.
Orçamento
Um evento em comunidade também deve ter orçamento claro e objetivo, como qualquer outro, tendo sabedoria a respeito dos custos para não estourar o caixa.
Eventos desse estilo costumam contar mais com renda provenientes da elaboração de pedido de patrocínio esportivo do que da venda de ingressos.
Por isso, disponha da ajuda de parceiros e fornecedores para conseguir, por exemplo:
- alimentos e bebidas;
- camisetas;
- medalhas, entre outros itens presentes no seu planejamento.
Isso não quer dizer que não possa existir venda de ingressos, ao contrário. Mas pense bem antes de cobrar a quantia, pois tudo irá depender do que foi planejado por você, do tamanho do evento, da localização e do público-alvo.
Seguindo todas as normas e regras para ter autorização para a realização do evento, tente também conseguir apoio estrutural na prefeitura da cidade, ou seja: itens como faixas, grades, pódios e localização podem ser cedidos com a apresentação do planejamento, evitando ainda mais gastos.
Ingressos
É importante manter o controle de participantes para suprir a necessidade de todos na hora do evento. Para isso, existem as plataformas de inscrição online, que possuem a opção de venda de ingresso ou mesmo da distribuição de ingressos gratuitos (mas mantendo o planejamento).
O que queremos dizer é que, se o evento for gratuito, o uso da plataforma também será gratuito.
Porém, se o seu evento for pago, fique atento, pois algumas taxas podem ser cobradas e é bom você pesquisar as que melhor se adequem ao seu orçamento. Mas lembre-se: é possível repassar esse custo para os atletas inscritos.
Além de inscrições e ingressos, com as plataformas é possível fazer toda a organização do evento esportivo, com direito a consultas e relatórios constantes de diversos tipos para uma melhor gestão.
Divulgação
A divulgação é uma peça fundamental para facilitar a propagação e o sucesso do seu evento. No momento de promovê-lo, lembre-se de informar:
- data e horário;
- local;
- classificações por idade, se for o caso; e
- valores de ingressos com os seus respectivos pontos de venda.
Se o orçamento estiver baixo, não se preocupe: além do apoio dos patrocinadores, que podem colaborar nas propagandas de áudio e vídeo, utilizando do espaço para inserir a sua marca, também existem ferramentas gratuitas de divulgação, por exemplo, através de redes sociais, como Facebook e Instagram.
Ideias de atividades
Para ajudá-lo, preparamos algumas ideias de eventos em comunidades. Por geralmente serem locais, é importante compor atividades mais populares, como os conhecidos eventos esportivos recreativos, os quais são comumente praticados nas ruas e parques da sua cidade e bairro.
Dê uma olhadinha na lista de exemplos que preparamos:
- campeonato de futebol;
- handball;
- corrida;
- ciclismo;
- campeonato de skate; e
- dança.
- A maioria das atividades acima são de baixo custo, podem acontecer em localidades públicas e contemplar mais de uma classificação de faixa etária.
Se for cabível, podem ser intercaladas algumas atividades que abarquem a terceira idade, como:
- alongamento;
- pilates; e
- yoga.
Além disso, podem ocorrer atividades físicas para crianças, tais quais:
- corrida de saco;
- pular corda;
- bambolê;
- torneio de taco; e
- jogo de peteca.
As atividades que farão parte do seu evento esportivo, bem como as classificações por categoria que existirão, devem ser definidos logo no começo, ao montar o planejamento.
Você pode programar muitas atividades simultâneas, que atendam diversas idades ou focar em um único esporte: você quem manda!
O melhor você já está fazendo, incentivando o cuidado com a saúde, o bem-estar e a diversão, coisas que somente a atividade física podem proporcionar.
Deixe seu comentário ou dúvida