Como criar e-mail marketing para divulgação de eventos

Divulgar o seu evento é tão importante quanto criá-lo. Afinal, de nada adianta uma super produção se as pessoas não ficam sabendo dela! Aprenda a fazer um e-mail marketing para a divulgação de eventos e garanta ótimos resultados.

Por Redação 11 de Janeiro de 2023 13 min. de leitura

E-mail marketing divulgação eventos

Para criar um bom e-mail marketing para divulgação de eventos, você precisa dedicar atenção ao título, ao texto e à linguagem utilizada, que deve estar de acordo com o seu público. Também deve se atentar ao layout do conteúdo: cores, fontes, imagens etc.

Esse tipo de comunicação é uma das melhores estratégias para engajar as pessoas na participação de campeonatos, torneios ou até festas, afinal, impulsiona as vendas de ingressos e ajuda, ainda, a manter conexão com os participantes depois da competição.

A produção de um evento, seja ele esportivo ou não, demanda muita dedicação e passa por diversas etapas, sendo a divulgação uma das mais importantes. Lembre-se: de nada adianta uma super produção se faltar propaganda e divulgação por parte do público-alvo.

No artigo a seguir, reunimos tudo o que você precisa saber sobre esse recurso que tem baixo custo e pode fazer toda a diferença quando o assunto é a promoção e divulgação do seu evento.

Quer conhecer mais detalhes do e-mail marketing e aprender a criá-lo e utilizá-lo? Continue a leitura!

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma prática de comunicação personalizada, usada por pessoas e empresas para se conectarem diretamente com interessados pelo que elas têm para vender ou oferecer.

Trata-se de um e-mail – ou até mais de um – escrito e formatado de forma profissional, com atenção a pontos como tom de voz e linguagem, cores e fontes, e enviados para uma lista de potenciais interessados em determinada divulgação.

Mesmo com tantas possibilidades à disposição, como os famosos "press kits", o ato de enviar e-mails para atrair participantes a um evento ainda é uma das principais alternativas, porque permite que as mensagens sejam direcionadas e alcancem um público específico.

Mas, cuidado: muitas dessas comunicações são enviadas todos os dias, então, preocupe-se em evitar que eles saiam da caixa de entrada direto para a lixeira por não chamarem atenção dos destinatários.

Crie conteúdos interessantes, com expressões e frases que sejam "gatilhos" atrativos para os leitores, que os incentivem a continuar a leitura e os deixem curiosos para saberem mais sobre o acontecimento.

Dessa forma, seu e-mail não será só mais um no meio de tantos outros que são descartados sem serem abertos!

Por que usar o e-mail marketing para eventos?

O e-mail marketing é uma ótima estratégia para divulgar um evento esportivo, porque dá a você a chance de selecionar exatamente quem você quer que receba a sua mensagem e permite a criação de vínculos com pessoas interessadas no que você tem a dizer.

Através dessa ferramenta, é possível, por exemplo, fazer contato com grupos que já participaram de outros eventos organizados por você anteriormente e demonstram interesse pelo seu nicho de atuação.

O e-mail marketing proporciona engajamento e agrega valor ao torneio, campeonato ou festa que você organiza, desde que seja escrito com uma linguagem que prenda a atenção do destinatário.

Usando uma linguagem específica no título e no texto, você consegue atrair leads – pessoas interessadas e que se identificam com a proposta do seu evento – e fazer com que elas tenham uma experiência diferenciada, antes mesmo de ele começar. Não é legal?

Investir nesse tipo específico de estratégia pode ser crucial para o sucesso da sua divulgação, pois, com ela, você não apenas se comunica e transmite informações como cria um relacionamento com o seu público, o que é fundamental para a fidelização.

Veja, a seguir, mais algumas vantagens da técnica.

Quais as vantagens de utilizar e-mail marketing?

Ficou curioso para saber quais as vantagens de investir na comunicação direta com o seu público, através do e-mail marketing? Confira detalhes sobre os três principais benefícios, implacáveis para quem quer um evento de sucesso!

1.  Maior alcance

O crescimento das mídias sociais poderia até ter ameaçado o uso do e-mail marketing para eventos, mas não foi isso que aconteceu: eles continuam sendo um dos principais canais de comunicação entre quem quer divulgar alguma coisa e o seu público-alvo.

Quando você usa uma plataforma online para organizar um campeonato ou torneio, por exemplo, o e-mail de quem compra um ingresso fica registrado no cadastro e pode ser utilizado em outras ocasiões.

Quem recebe já sabe que, provavelmente, encontrará algo interessante no conteúdo e, por isso, não hesita em abrir. Daí o maior alcance como benefício master da estratégia!

Além disso, campanhas de e-mail marketing feitas com atenção ao perfil e às preferências do seu público-alvo são fundamentais para fidelizar muita gente e tornam-se uma tática infalível para parcerias a longo prazo.

2.  Menos gastos com divulgação

Quando pensamos em estratégias de divulgação de um torneio ou campeonato, é comum pensarmos também nos custos desse evento esportivo. O mesmo acontece com festas! Nesse caso, o e-mail marketing pode ser uma saída para divulgar gastando pouco.

Já que investir em ações de marketing é quase uma obrigação para o seu evento dar certo, porque não fazer investimentos menores que podem ser tão ou mais assertivos quanto vários outros?

Talvez a mais óbvia e importante vantagem do e-mail marketing esteja no custo-benefício, já que outras estratégias, mesmo digitais, demandam mais investimento para trazerem bons resultados.

Com o e-mail marketing, você economiza tempo e dinheiro e ainda transforma seus contatos em uma fonte de retorno financeiro conforme estreita as relações.

3.  Possibilidade de receber feedbacks

Por último, mas não menos importante, com o envio de e-mails marketing aos seus contatos, você aumenta as chances de obter feedbacks em relação ao evento depois que ele acontece. Assim, pode melhorar a sua próxima organização!

Vale a pena experimentar a estratégia para fazer pesquisas de satisfação e de avaliação do evento com todos os envolvidos e até mesmo pedir notas ou pontuações para:

  • a divulgação propriamente dita;
  • distribuição de materiais aos participantes (se houver);
  • distribuição e limpeza dos espaços;
  • recepção do público;
  • estacionamento etc.

Um formulário com algumas perguntinhas pode ser suficiente para você descobrir coisas positivas e negativas sobre tudo o que planejou.

Agora, vamos aos tipos de e-mail marketing mais eficazes e utilizados atualmente.

O que enviar em um e-mail de marketing?

Em um e-mail marketing, é possível enviar conteúdos e mensagens em diferentes formatos, desde cartões comemorativos até newsletters e ofertas. Também dá para enviar textos de boas-vindas, anúncios antes do evento em si e comunicações pós-evento.

Conheça, adiante, os principais tipos de e-mail marketing que você pode utilizar para campeonatos, torneios e festas. E, para fechar com chave de ouro, veja exemplos de comunicações para antes e depois daquele momento especial que você pretende organizar.

Newsletters

Newsletter é um e-mail marketing informativo e não é focado em apenas uma oferta ou divulgação, podendo abordar diversos assuntos. Como seu nome diz na tradução para o português, o ideal é que ele seja um “boletim de notícias” e traga novidades ao leitor.

Ele é composto por uma série de artigos e novidades relacionados direta e indiretamente ao universo tanto de quem o envia quanto de quem o recebe.

Esse tipo de e-mail deve ser enviado para toda a sua base de contatos e pensado para que você se relacione com o seu público-alvo e com pessoas que já acompanham seus informativos de forma leve e descontraída.

Texto de boas-vindas

O e-mail de boas-vindas é o primeiro e-mail marketing que uma pessoa recebe ao se cadastrar na sua lista de contatos e, como “a primeira impressão é que a fica”, ele será o pontapé inicial para você transformar interessados em participantes dos seus eventos.

Pode parecer bobagem ou mera formalidade, mas um simples e-mail mostrando a importância do envolvimento daquela pessoa com o que você tem a oferecer pode fazer toda a diferença.

Esse texto de boas-vindas tem a fama de transformar experiências para muito melhor!

Promoções e divulgações

O e-mail promocional ou de divulgação é enviado por você a sua lista de contatos com o objetivo de promover e impulsionar a venda daquilo que você está divulgando e, na maioria das vezes, oferece benefícios exclusivos, como ofertas e descontos.

A linguagem desse e-mail é focada na "conversão" e, por isso, ele tem propagandas e anúncios mais diretos, além de frases que chamamos de "CTAs" ou “call to action” (chamadas para ação) – como “compre agora” ou “garanta seu ingresso”.

Quer escrever um e-mail de divulgação que vai, ao mesmo tempo, vender, informar e conquistar? Separamos 4 dicas de puro sucesso!

Como escrever um e-mail de divulgação de eventos?

Um e-mail marketing de divulgação de eventos que chama a atenção de verdade tem títulos bem pensados, um belo design, chamadas para a ação convincentes e atrativas e uma linguagem ligada com a do público-alvo.

Só assim ele gera uma identificação que leva às inscrições ou compras de ingresso e até a uma divulgação espontânea, por parte do destinatário, do campeonato, torneio ou festa que está prestes a acontecer ou que já aconteceu e foi incrível.

Para obter bons resultados e uma divulgação eficaz, algumas práticas e estratégias podem ser aplicadas para conquistar o seu objetivo. Veja quais são.

1.  Crie títulos que chamam atenção

Entre tantos e-mails não lidos na caixa de entrada e no spam dos possíveis participantes do seu evento, a sua mensagem será diferente se tiver um título que realmente chame a atenção.

O assunto não precisa ser exagerado, apelativo ou mentiroso, mas saltar aos olhos de quem lê. Então, capriche nessa etapa.

Para defini-lo, coloque-se na cabeça do seu público-alvo: quando abrirem o e-mail, em que situação ou momento do dia estarão? E buscando por qual tipo de informação? Escreva frases curtas e chamativas, deixando o leitor curioso para saber mais.

2.  Invista em layout e design

As cores, formas, fontes e imagens do e-mail também fazem parte da sua construção e do quanto ele vai captar interessados por participar do evento ou opinar sobre ele.

O layout é a identidade visual do seu e-mail e pode conquistar interessados pela mensagem logo de cara.

Invista, ainda, em um design responsivo e em criar um conteúdo que se adapte aos mais diversos tamanhos de tela, sem distorções, perda de qualidade ou inacessibilidade.

O e-mail marketing precisa ser visto do início ao fim, com todos os seus componentes, por qualquer pessoa que o receber, independentemente do dispositivo que essa pessoa estiver usando para acessá-lo.

3.  Faça chamadas para ações atrativas (e atraentes!)

Criar CTAs atrativas pode ser o segredo para um e-mail marketing de divulgação de evento que tenha ótimas taxas de abertura e retorno. Essas chamadas para ação, como "faça parte" ou "compre agora" são um recurso indispensável e convidam o leitor a interagir com o conteúdo.

Prefere fugir do convencional? Melhor ainda! Pense em novas ideias de chamadas de ação de acordo com a linguagem usada pelo seu público-alvo no dia a dia e também contendo palavras e expressões mais atraentes para essas pessoas.

De nada adianta investir em um bom título e um design surpreendente se o objetivo da sua comunicação não for alcançado: coloque as chamadas na sua lista de prioridades!

4.  Use linguagem pessoal no texto

Capriche também no corpo do seu e-mail de divulgação e, portanto, em todo o texto que vem dentro da mensagem. Escreva-o de forma sucinta e direta, sem grosseria, e evite parágrafos muito longos. Acima de tudo, use uma linguagem pessoal.

A linguagem é fundamental para que a mensagem seja interpretada com facilidade e para que os leitores se sintam próximos de você e conectados com o evento que você está organizando.

Evite formalidades e palavras rebuscadas: quanto mais confortável o leitor estiver, mais se identificará.

Vamos ver como isso acontece na prática? Confira abaixo exemplos de e-mail para se inspirar!

Exemplos de e-mail marketing para eventos

Fique à vontade para usar os dois exemplos de e-mail marketing pré e pós-eventos que preparamos especialmente para você como base quando for escrever suas próximas comunicações. Aqui estão eles!

E-mail marketing pré-evento

O e-mail marketing enviado antes de um evento informa o público sobre os principais dados do campeonato, torneio ou festa, tais como o nome, edição, data, hora, local e programação.
Ele pode ter um CTA para compra de ingressos, acesso à programação completa ou mais informações. Confira o exemplo.

De: [email protected]
Para: [email protected]
Assunto: [ATENÇÃO!] Última chamada para o 10º CIRCUITO CATARINENSE DE CORRIDA DE RUA!
Olá, Fernanda! Tudo bem?

Queremos convidar você para uma experiência inesquecível: participe com a gente do 10º CIRCUITO CATARINENSE DE CORRIDA DE RUA!

O evento acontecerá neste sábado (07/01) e terá início às 8h – horário de Brasília –, em uma das paisagens mais bonitas do Sul de Santa Catarina, o Morro dos Conventos.

Depois da corrida, teremos distribuição de brindes e uma mesa com frutas da estação e bebidas refrescantes para você aproveitar como recompensa merecida. Que tal?

Garanta a sua inscrição no nosso site agora mesmo e não fique fora dessa!

O evento ficará ainda melhor com você, Fernanda!
Nos vemos lá?

Um abraço, Atletis

E-mail marketing pós-evento

Esse tipo de e-mail é importante para manter contato e proximidade com quem já participou dos seus eventos e permitir que essas pessoas fiquem por dentro de novidades futuras ou do desdobramento da ocasião (fotos, resultados, rankings etc.).

Além disso, o e-mail pós-evento pode ajudar você a recolher feedbacks e saber o que agradou ou não o público presente.

Nesse conteúdo, dá também para oferecer benefícios e descontos exclusivos aos interessados em garantir novos ingressos, materiais ou produtos que você venda ou serviços que você ofereça.

Veja abaixo um exemplo perfeito de e-mail marketing pós-evento!

De: [email protected]
Para: [email protected]
Assunto: Você gostou da corrida de sábado, Fernanda?
Olá, Fernanda!

O que você achou da nossa última corrida juntos?

Aqui na Atletis, estamos sempre buscando o melhor para você e, por isso, gostaríamos de saber como foi a sua experiência no evento “10º CIRCUITO CATARINENSE DE CORRIDA DE RUA”.

Seu feedback é muito importante para eventos futuros! Pode nos ajudar retornando este e-mail com comentários e opiniões?

Aproveite e informe se deseja continuar recebendo, em primeira mão, os nossos descontos, promoções e informações sobre os próximos campeonatos e torneios.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE:

Fique tranquila, Fernanda!

Nós não vamos divulgar os seus dados, eles serão usados apenas para melhorar a sua experiência com a gente, sem SPAM!

Um abraço,
Atletis

E então? Gostou de conhecer essa estratégia de marketing que pode impulsionar a divulgação do seu evento e proporcionar uma experiência ainda melhor para o seu público?

Agora, é só colocar em prática todas as dicas descobertas no decorrer deste artigo na hora de criar o seu próprio conteúdo! Mãos à obra e bom trabalho.

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