Na hora de divulgar um evento esportivo, usar a criatividade pode ser o diferencial que vai garantir o sucesso dos seus esforços e planejamento. Vale providenciar a criação de sites, mídias sociais e até usar formas mais convencionais como panfletos e cartazes.
Ao preparar um evento, seja ele do ramo que for, a organização é a chave para que não haja imprevistos! Por isso, cada passo deve ser bem pensado, planejado com antecedência e só depois executado com segurança.
Encontrar a maneira certa de divulgar um encontro esportivo de acordo com o seu público-alvo é uma das peças fundamentais para garantir que tudo saia como planejado, seja nas redes sociais, rádio, jornal ou até através de divulgação boca a boca.
Quer garantir ao seu evento a medalha de ouro em organização? É só conferir com mais detalhes as nossas dicas sobre como divulgar um evento esportivo. Boa leitura!
1. Pesquise seu público-alvo
O primeiro passo para definir quais serão os planos de ação da divulgação é pesquisar a quem interessa o seu evento, ou seja, quem vai participar dele.
Ao delimitar um esporte específico, uma faixa etária ou outras características em comum entre os participantes que você quer atrair, você consegue encontrar maneiras de alcançar com mais facilidade esse grupo de pessoas.
Além disso, ao definir seu público, fica mais fácil escolher qual linguagem deve ser usada em todas as etapas da organização e divulgação e qual meio de comunicação é mais eficaz para atingir o maior número de pessoas possível.
2. Planeje todos os passos da divulgação
Como em qualquer etapa da criação de um evento, a divulgação também precisa de organização e planejamento para ser eficaz. Apenas a criação de um plano de ação e um cronograma — que deve ser seguido à risca — vão garantir o alcance necessário para a sua competição.
É nessa etapa que as datas e estratégias de propaganda serão definidas, quais conteúdos e tipos de linguagem serão usados nos materiais de publicidade e quais serão as formas de divulgação mais eficazes a serem utilizadas de acordo com o público-alvo.
As informações precisam chegar às pessoas de forma clara e objetiva e, por isso, elementos cruciais não podem ficar de fora, a exemplo de informações como:
- local;
- datas e horários;
- modalidade;
- quem poderá participar;
- regulamentos; e
- valor da inscrição.
Uma equipe de marketing pode ser útil na formulação de ideias para divulgação de eventos esportivos, mas nada impede que você mesmo ponha a mão na massa e organize como cada passo das ações de marketing do evento que serão executadas.
3. Crie uma identidade visual
O segredo para se destacar dos demais e ser um diferencial está em achar um identificador que chame a atenção. Uma identidade visual única traz personalidade para o encontro esportivo e ajuda a fixar a marca na cabeça dos participantes.
Cada vez mais, as pessoas buscam representação nas marcas e eventos que participam e criar uma conexão e senso de identificação com o público-alvo é essencial.
Por isso, é interessante incluir alguns dos valores importantes para o esporte nessa identidade, como espírito de equipe, persistência e respeito.
Toda a arte criada para a divulgação é definida nessa etapa, em que as cores, fontes, logo, imagens e outros pontos relacionados ao aspecto visual são estabelecidos para chamar a atenção das pessoas e tornar o acontecimento marcante.
Uma identidade visual diferente se torna destaque entre os concorrentes e atrai mais pessoas para o encontro que você está organizando e para os próximos, pois a sua marca estará na cabeça das pessoas e será reconhecida como uma referência positiva.
4. Divulgue na internet
A internet é uma ótima ferramenta para promover ações de divulgação de eventos esportivos, afinal, hoje em dia, a web é o meio de comunicação que oferece uma visibilidade muito grande e em uma velocidade surpreendente.
Uma campanha de marketing bem executada chama a atenção das pessoas com uma mensagem clara e objetiva. Ao pensar nas redes sociais, publicações visualmente atrativas e compartilháveis ajudam a alcançar mais pessoas e aumentam a divulgação boca a boca.
Além disso, a divulgação de maneira online pode ser realizada de várias maneiras e em mais de uma plataforma, tudo vai depender de onde se encontra o seu público-alvo. Confira alguma das opções!
Crie um site
A criação de um site próprio pode ser uma boa estratégia para a divulgação do evento, pois reúne todas as informações importantes em um só lugar. Dessa forma, fica fácil para os interessados ficarem sabendo de todos os detalhes do encontro esportivo.
Além disso, a plataforma fica disponível para as próximas competições e pode servir para o armazenamento de fotos e notícias relacionadas ao esporte e a todos os eventos anteriores, dando assim mais credibilidade aos planejamentos futuros.
Outro ponto interessante é que essa plataforma é um ponto atrativo para os patrocinadores, uma vez que proporciona um bom espaço para a divulgação constante de propagandas da marca.
Divulgue nas redes sociais
Redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok são muito utilizadas pelo público e atingem uma grande faixa etária. Além disso, as ferramentas de compartilhamento que elas possuem permitem um repasse de informações mais rápido e efetivo.
As mídias sociais ajudam também o criador do evento a manter contato com os interessados e permitem uma interação constante. Também é um meio que possibilita tirar dúvidas do público de forma mais rápida, além de permitir medir a febre quanto à expectativa de quem vai participar do evento.
Outra vantagem do uso de redes sociais é a possibilidade de realizar a divulgação de eventos esportivos grátis! Afinal, você pode criar um perfil e, por meio dele, promover o seu evento livremente, proporcionando uma maior interação e mantendo os competidores informados.
Mas não se esqueça de fazer um cronograma para as postagens das redes sociais, assim você garante que não vai esquecer de postar de forma constante e relembra o público do evento frequentemente, gerando uma expectativa positiva.
Utilize plataformas de divulgação
Para quem não está familiarizado com plataformas de divulgação de eventos, não se preocupe, é bem simples! Essa ferramenta, além de simplificar burocracias, também mantém todas as informações expostas no site, facilitando o acesso dos interessados.
Uma das principais vantagens é a facilidade de atingir pessoas que já usam o site e não ficariam sabendo do evento por outros meios. E além de ajudar na divulgação, essa plataforma auxilia na comunicação com os inscritos e no repasse de informações.
Outro ponto positivo para esse recurso é a praticidade e a otimização do tempo de organização, já que essa tecnologia também conta com mecanismos de venda de ingressos pelo próprio site, permitindo administrar tudo de forma online e segura.
Para usar essa ferramenta basta você criar o evento no site da plataforma, preencher todos os dados e informações necessários e, fácil e rápido assim, a venda de ingressos já estará liberada.
E que tal a ajuda de um influenciador digital?
Contratar alguém que tenha o mesmo público-alvo que o seu pode ser uma boa estratégia, já que essas pessoas possuem um grande número de seguidores nas redes sociais e um alto poder de influência de consumo.
Também conhecidos como "influencers", essa rede de pessoas se tornou uma das maiores ferramentas de divulgação de propagandas nas mídias sociais. Por possuir uma alta credibilidade com seus seguidores, eles também ajudam a proporcionar o sentimento de pertencimento e identificação, criando uma proximidade com os seguidores.
Fazer uma parceria com um influencer para eventos esportivos pode ser um diferencial positivo na venda de ingressos, pelo fato de eles possuírem contato direto com seus seguidores e conseguirem fazer propagandas de forma leve e descontraída.
A presença deles no dia encontro também é importante, por isso, busque alguém da região e que esteja relacionado com o tema e tenha aspectos em comum com o seu público-alvo.
5. Realize sorteios de ingressos ou brindes
Quem não gosta de receber um presente, não é mesmo? Esses “mimos” podem ser vistos como um incentivo a mais para o público se inscrever e aumentar a participação, além de mostrar preocupação dos organizadores com os detalhes.
A realização de sorteios pode ser feita de forma online e gratuita através das redes sociais. Esse método aumenta a divulgação graças ao compartilhamento das publicações ou até mesmo no ato de marcar ou mencionar outras pessoas na imagem do sorteio.
E que tal contar com alguns patrocinadores para ajudar nos brindes? Essa também é uma ótima forma de promover os produtos da marca e traz benefícios tanto para o organizador quanto para quem dá o apoio financeiro em troca de divulgação.
6. Não se esqueça dos métodos tradicionais
Apesar da rápida mudança nas tecnologias dos meios de comunicação, os métodos tradicionais como propagandas em rádio, jornais, posters, e distribuição de panfletos ainda são essenciais para um bom alcance.
Academias e clubes esportivos são os prováveis locais com a maior concentração de público que tem interesse em esportes e, por essa razão, é inteligente focar os esforços nesses lugares. Vale distribuir panfletos, colar cartazes e conversar com as pessoas que circulam nesses ambientes.
Outro meio importante de comunicação está nos rádios. Apesar da evolução das formas de ouvir música, o rádio ainda é muito ouvido pela população e, por isso, promover o seu evento através de propagandas nessa plataforma pode ser importante.
Invista na comunicação fora da internet também, de acordo com o seu público-alvo, você pode promover o seu evento em jornais, revistas, centros universitários e muito mais!
Ao divulgar sua competição da maneira certa, você atrai não apenas mais participantes, mas também possíveis patrocinadores. Afinal, ao aumentar o seu público, você também aumenta a visibilidade das marcas que patrocinam e querem divulgação.
7. Divulgação pós-evento
O momento de divulgação é sempre realizado com antecedência antes do evento acontecer, mas é importante você continuar compartilhando até a data e também depois que a competição já aconteceu.
Compartilhar fotos, vídeos e notícias é uma boa forma de mostrar como a ocasião foi um sucesso e ajuda no reconhecimento da sua marca e na realização de outros eventos posteriormente.
Nessa etapa, vale manter as redes sociais abastecidas com fotos, vídeos e comentários de pessoas que participaram, enviar e-mails marketing e manter o contato com os inscritos, atualizar o site com as novidades e fazer pesquisas de satisfação com todos que compareceram.
Agora que você conheceu as diversas maneiras de divulgar o seu evento esportivo, não tem como não escolher a melhor forma de alcançar o seu público-alvo e fazer da divulgação um sucesso!
Conta para a gente quais são as maneiras que você considera mais eficazes, qual ferramenta você usa para alcançar mais participantes e em que locais você recebe um feedback. Vamos adorar saber!
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