Uma das etapas na organização de um evento é pensar nos meios e materiais de divulgação. Afinal, a venda de ingressos só será um sucesso se o evento se fizer conhecido. Por isso, as estratégias para anunciar o acontecimento em diferentes meios são fundamentais.
Primeiro, é preciso organizar e decidir as informações básicas, como o nome, local de acontecimento, data, horários, modalidades de competição, e assim vai. Esses dados são essenciais para poder criar um plano de divulgação.
Como montar uma divulgação de eventos esportivos para alcançar o maior público possível? Antes de mais nada é preciso conhecer seu público-alvo, pois, a partir disso, todo o resto se torna mais fácil. Confira a seguir!
Como divulgar eventos esportivos
Claramente, o público-alvo principal são aficionados e/ou praticantes de esportes, mas é preciso pensar além disso: são crianças? Jovens? Adultos? Estamos falando de atletismo? Vôlei? Futebol? Natação?
Cada idade, sexo e modalidade, entre outros fatores, precisarão de abordagens de marketing diferentes para cativar o público desejado. Tanto através da linguagem quanto dos meios de comunicação utilizados, afinal, se for um público mais jovem, as redes sociais são o principal canal.
É preciso, durante o planejamento, conferir qual a verba disponível para essa finalidade. Mas, caso não seja suficiente para o que você tinha, também pode-se procurar meios de divulgação de eventos grátis, além de patrocinadores.
Uma boa maneira de montar sua estratégia é pensar nos básicos: o que, quem, quando, onde e como. Ou seja:
- nome do evento;
- quem está promovendo;
- qual a data de acontecimento;
- onde será;
- qual o motivo do evento (se é uma competição, um evento recreativo, etc.).
Isto irá auxiliar na criação da identidade. E, por falar nisso, independente se for ou não uma competição, todo evento esportivo visa proporcionar momentos de lazer, diversão e boas energias. O que é algo que você pode e deve usar a seu favor no momento da divulgação.
Após ter todo o conteúdo planejado, é preciso pensar em como será divulgado em cada meio escolhido, sejam redes sociais, e-mail, jornais, TV e assim por diante. Mais do que isso, é preciso pensar no cronograma.
Parte de ter o controle sobre as atividades e responsividade é manter um calendário de postagens e, claro, ter uma boa ferramenta para análise de dados (tal como o Google Analytics).
As postagens e envio de e-mails devem ter certa regularidade e algumas destas devem ser interativas.
Estratégias de divulgação de eventos
Existem diversas maneiras de o evento se fazer conhecido dentre a população de uma cidade, o principal, provavelmente, é a divulgação de eventos na internet. A presença digital é essencial hoje em dia, pois a maioria das pessoas está nesse meio.
E isto não quer dizer apenas usar redes sociais, mas também outras estratégias de divulgação online. Incluindo o e-mail marketing, criação de um site para o evento e a própria venda de ingressos pela internet. Mas, vamos falar mais detalhadamente sobre cada uma:
Redes sociais
Instagram e Facebook são as duas principais redes onde você pode divulgar o seu evento esportivo, ambas permitem a postagem de fotos, textos e stories (postagens que ficam no ar por 24h e depois desaparecem). Contudo, também tem Twitter, Linkedin, Youtube, Snapchat, etc.
Esses meios de divulgação são ótimos para fazer promoções, sorteios e interagir com o público, lançando enquetes, quadro de dúvidas, entre outros.
Além disso, você pode fazer algumas postagens de curiosidade e informativos como contagem regressiva, trocas de lote e previsão do tempo no dia do evento.
E-mail marketing
O conteúdo das redes sociais e e-mail marketing será praticamente o mesmo, só será encaminhado de maneira diferente. Isto acontece porque os e-mails, costumeiramente, são mais escritos do que visuais e, também, menos interativos.
Ah, e é importante lembrar que essas mensagens só devem ser enviadas a quem já interagiu e adicionou seu e-mail a uma lista de newsletter ou de informações sobre o evento previamente. Afinal, você não quer passar o trabalhar de escrever um belo e-mail e acabar na caixa de spam, não é mesmo?
Além do e-mail, uma forma de divulgação que vem sendo bem utilizada é através do WhatsApp. O organizador ou até mesmo os próprios atletas compartilham o link do evento em grupos de WhatsApp de academias, de eventos esportivos, entre outros nessa área e também no privado, diretamente para pessoas que podem ter interesse em participar e quem sabe até ajudar na divulgação.
Digital influencers
Os digital influencers são, sem dúvida, uma das maiores redes de divulgação através da internet hoje em dia. Se você conhece alguém que fala sobre esportes, lojas esportivas, roupas de marcas esportivas ou assuntos relacionados a esse mundo de maneira geral, então trate de contratar essa pessoa.
Esse tipo de profissional trabalha por meio de redes sociais, então, além de ter um perfil próprio para o evento, procure fazer esse tipo de parceria. Principalmente se o evento for voltado para um público jovem, você vai se surpreender com os resultados do investimento.
Venda de ingressos online
Uma boa plataforma de venda de ingressos para eventos esportivos também pode ser um meio de divulgação. Muitas pessoas não querem ter o trabalho de ir até um local para comprar um ingresso, o que ajuda, igualmente, a evitar filas e burocracias.
Mais que isso, através de uma plataforma online, o controle de vendas é facilitado. Assim como a coleta de dados sobre o público e a análise de resultados após cada campanha de divulgação e após a ocorrência do evento.
Mídias tradicionais
Ainda que a internet seja o principal meio de divulgação nos dias de hoje, você não deve ignorar as mídias tradicionais. Ainda há uma grande parcela da população que escuta rádio enquanto dirige, assiste TV, lê jornais e revistas e vai até lojas e academias semanalmente, então pense em materiais para esse tipo de público.
Claro que, mais uma vez, isso também depende do público-alvo determinado. Lembrando, do mesmo modo, a venda de ingressos precisa de um ponto de vendas (PDV) físico, pode ser uma loja de materiais esportivos, uma academia, alguma loja de roupas ou de produtos naturais.
Patrocinadores
Bons patrocinadores são outro meio de divulgação, ainda mais se forem marcas famosas no meio esportivo. Um bom capital é uma ajuda e tanto para melhorar o marketing do evento, até porque, se alguém investe dinheiro em um evento, eles querem ver resultados. Ou seja, é preciso que a divulgação dê conta do recado e faça o investimento valer a pena.
Para qualquer evento, o segredo é saber organizar e planejar e, quanto à parte da comunicação, ter uma boa criatividade e engajamento. Na hora de montar sua equipe, certifique-se de chamar alguém que entenda de design e marketing que já será meio caminho andado para uma divulgação de sucesso.
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