Como não errar no discurso de abertura de evento esportivo

Mais do que uma formalidade, o discurso de abertura de um evento esportivo aquece o público para a competição começar com o pé direito. Saiba como criar o seu!

Uma mulher fitness com tranças loiras, vestindo um top esportivo preto e shorts com detalhes amarelos, fala entusiasticamente em um megafone enquanto aponta para frente.

Um bom discurso de abertura de evento esportivo não apenas marca o início da competição, como também garante uma impressão positiva do público logo de cara, por isso é importante que a fala seja completa, objetiva, impactante e envolvente.

Normalmente, o momento inclui uma mensagem de boas-vindas, agradecimentos e orientações sobre o evento, mas pode ir além desse mero protocolo, se tornando uma ótima oportunidade para engajar o público e motivar os participantes.

Nesse sentido, há algumas boas práticas e dicas que podem ser úteis para você se preparar e fazer uma fala memorável. Confira!

Como fazer uma fala de abertura esportiva?

Para garantir um discurso assertivo, antes de tudo, é importante planejar o que precisa ser falado e como você vai falar, e a melhor maneira de organizar essas ideias é por meio de um roteiro.

Não precisa ser nada muito elaborado, podem ser até mesmo tópicos que sirvam de linha de raciocínio, praticamente um guia para você não esquecer o que precisa falar.

Para montar esse documento, leve em consideração algumas informações essenciais sobre a organização do seu evento esportivo, a exemplo das listadas abaixo.

  • Tipo do evento: é um torneio, campeonato, amistoso, jogos escolares?
  • Público-alvo: você vai falar para crianças, adultos, para um público em maior parte masculino ou para a terceira idade? Conhecer o perfil do público-alvo do evento ajudará a adequar a fala para que as pessoas compreendam com mais clareza.
  • Tempo de duração: saiba quanto tempo você poderá dedicar ao seu discurso de acordo com o cronograma do evento e tenha bom senso, já que uma fala muito longa pode ser cansativa e dispersar a atenção do público! Cerca de 5 minutos podem ser suficientes.
  • Informações principais: pondere sobre o que não pode ficar de fora do discurso – a programação do evento é um exemplo de pauta relevante para falar – e qual mensagem você quer destacar – que esta é uma edição comemorativa, que se trata de um evento social, que a competição teve o maior número de inscritos da história etc.
  • Tom da abordagem: a depender do tipo do evento e perfil do público, você pode definir se seguirá uma linha mais bem-humorada, emotiva ou inspiradora, por exemplo.

Com essas informações em mãos, vai ser bem mais fácil estruturar o seu roteiro.

O que falar na abertura de um evento esportivo?

Em eventos em geral, os discursos de abertura sempre contam com uma saudação inicial, os agradecimentos aos envolvidos e o anúncio de início das atividades. No caso dos esportivos, é interessante incluir também outras informações relacionadas à competição.

Confira alguns tópicos relevantes para incluir no seu roteiro e a ordem na qual eles podem ser mencionados:

  1. Saudação/boas-vindas
  2. Reconhecimentos e agradecimentos (aos patrocinadores, apoiadores, participantes)
  3. Histórico da competição (edição, frequência de realização, como foi a última edição)
  4. Objetivos e importância do grande dia
  5. Estatísticas (número de inscritos, arrecadação no caso de ações sociais, etc.)
  6. Atividades programadas
  7. Declaração oficial de abertura

Avalie quais tópicos fazem mais sentido para você de acordo com as características do dia mapeadas no seu planejamento e considere, também, incluir no meio ou no final do discurso uma mensagem inspiradora para motivar os participantes.

A criatividade saiu correndo mais rápido que os atletas? Relaxa: a Atletis dá uma mãozinha com um modelo pronto de roteiro, olha só!

Modelo de discurso de abertura de evento esportivo pronto para usar

Salve o modelo de discurso a seguir tendo em mente que ele é apenas um exemplo de como as ideias podem ser apresentadas. Adapte-o conforme as características do seu evento e dê o seu tom pessoal para que não pareça nada muito robotizado, combinado?

A imagem apresenta um esboço estruturado para o discurso de abertura de um evento esportivo. O texto está dividido em 6 partes: 1. saudação; 2. cumprimentos/agradecimentos; 3. histórico do evento; 4. objetivos e importância do evento; 5. descrição das atividades programadas; 6. abertura oficial do evento.

E nada impede que você faça uma brincadeirinha com o público, convide uma figura importante da modalidade para dar uma palavrinha ou coisa do tipo, viu? Tudo isso ajuda a deixar a sua fala menos engessada, mais bonita e também impactante!

Por falar nisso, que tal mais umas dicas para levantar o troféu de vez quando o assunto é discurso de abertura?

9 dicas para um discurso de evento esportivo impactante

Não é apenas o que vai ser falado no discurso que importa. Se você quiser cativar o público e gerar uma maior conexão com os atletas, vai ser preciso seguir as dicas infalíveis elencadas abaixo para superar qualquer insegurança e impactar todo mundo com a sua mensagem.

Anote todas elas!

1. Evite ler

Você vai captar muito mais a atenção das pessoas se falar no seu tom natural em vez de ler um texto em um pedaço de papel.

Lembra que o roteiro é para servir de apoio? Então, utilize-o apenas para se orientar na ordem das informações e consultar nomes, números ou datas que possam ser mais difíceis de memorizar.

Ao falar sem ler, você também dará um ritmo mais natural ao discurso, com pausas ou ênfases nos pontos mais importantes, que ficam mais amigáveis para quem está ouvindo. Assim, sua fala soará mais autêntica e espontânea.

2. Deixe seu discurso mais motivador e menos técnico

Cuidado com excessos! Citar todas as categorias, mencionar uma lista gigante de patrocinadores ou detalhar todo o regulamento pode deixar seu discurso chato e cansativo!

Entenda que esse é o momento de recepcionar os participantes, de engajá-los e motivá-los para a competição que vai começar, portanto, torne esse momento mais estimulante e menos técnico.

Você pode deixar todo o detalhamento disponível na página da plataforma de venda e controle de ingressos do evento esportivo, por exemplo, e aproveitar o discurso para conversar com o público de maneira humanizada e próxima, orientando sobre as informações essenciais que eles precisam para aproveitar ao máximo a experiência – e também aumentando a expectativa pelo que está por vir!

3. Explore a linguagem não verbal

O corpo fala! E você conseguirá transmitir mais confiança, reforçar o entendimento da mensagem e envolver mais o público se usar a linguagem corporal a seu favor.

Fazer gestos com as mãos para enfatizar pontos-chave, se movimentar pelo palco para manter a energia em alta, adotar expressões faciais alegres e manter um tom de voz empolgado são exemplos de práticas que podem fortalecer o seu discurso e gerar uma impressão mais positiva do público.

4. Faça contato visual

Olhar para as pessoas enquanto discursa ajuda a estabelecer uma conexão com o público e a evitar distrações. As pessoas tendem a se sentir mais incluídas, prestam mais atenção na sua fala e, consequentemente, ficarão mais receptivas à mensagem que você quer passar.

Além disso, será possível também captar as reações imediatas, como expressões faciais ou corporais, e ajustar o tom da fala, se necessário.

Por exemplo, se você perceber que muita gente parece entediada, talvez seja o caso ser mais direto no restante do discurso ou trazer algum recurso narrativo que atraia a atenção da audiência – spoiler da próxima dica.

5. Explore recursos narrativos

Recursos narrativos são estratégias de oratória que podem ser usadas para tornar o momento mais atrativo.

Você pode utilizar, por exemplo, alguma piada ou anedota para “quebrar o gelo”; usar metáforas (comparações) para explicar algo de um jeito mais fácil; trazer uma história pessoal relacionada ao evento ou ao esporte para gerar empatia e tocar nas emoções do público ou mesmo fazer uma citação de alguém respeitado.

6. Interaja com o público

Outro recurso para captar a atenção pode ser interagir com o público, seja por meio de perguntas retóricas (para incentivar a reflexão) ou perguntas diretas (para que eles participem ativamente).

Também pode ser interessante, por exemplo, fazer referência a alguém que está na plateia, como as equipes em disputa ou o vencedor da edição anterior.

7. Enfatize as informações essenciais

Quando sentir que você já estabeleceu uma conexão com o público, aproveite o momento para trazer ou reforçar as informações mais importantes, que não devem ser esquecidas pela galera.

Vale também repetir palavras ou ideias-chave para ajudar as pessoas a assimilar os pontos essenciais do discurso.

8. Encerre com uma chamada para ação

Considerando que um evento esportivo está prestes a começar, pode ser interessante encerrar o seu momento de palco com uma chamada encorajadora, ou seja, uma fala que motive a audiência a tomar uma ação, seja ela se preparar para uma prova ou torcer pelas equipes.

Uma chamada com entusiasmo pode aquecer o público para participar do evento com a energia lá em cima!

9. Treine seu discurso

O recado que sempre vai para os atletas também serve para o seu discurso: treine antes! Pratique sua fala, seja sozinho(a) na frente do espelho ou diante de alguns amigos para se sentir mais confiante e também avaliar se o roteiro está atrativo e compreensível.

Já deu para perceber que esse momento não é apenas uma formalidade, né? É também uma oportunidade para dar o tom do evento, influenciar a percepção e conquistar o engajamento do público, por isso, dê a devida importância para o seu discurso na hora de organizar o seu evento e garanta que a sua competição comece com o pé no pódio.

Boa sorte!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário