O que você precisa saber para pedalar na chuva

Pedalar durante a chuva pode ser perigoso, porém, existem alguns itens facilitadores e cuidados que você pode ter para tornar essa experiência mais segura. Conheça agora!

Como pedalar na chuva

A chuva é um evento da natureza do qual não há como fugir. Seja durante o treino, prova ou durante uma pedalada rotineira, se você for pego desprevenido, vai se molhar!

Outro fator importante é quanto à previsão do tempo, pois ela não é totalmente eficaz e pode surpreender você.

Pedalar na chuva pode ser perigoso, mas os apaixonados pelo esporte podem ficar tranquilos, pois existem formas de prevenir grande parte dos riscos.

As formas de prevenção apresentadas aqui também servem para pessoas que possuem somente a bicicleta como meio de transporte.

E, se você é um desses grandes fãs de bike e quer evitar desconfortos e acidentes, precisa ficar atento às dicas que vamos oferecer sobre equipamentos para pedalar na chuva, prezando pela sua segurança e garantindo um trajeto mais tranquilo.

1.  Capa de chuva

Para proteger o corpo contra a chuva enquanto aproveita os benefícios do ciclismo, o ideal é utilizar uma capa de chuva resistente. Evite roupas comuns ou corta-vento, pois elas vão aquecer muito mais o seu corpo e contribuir para forte transpiração.

As capas de chuva ideais para o uso em bicicletas podem ser encontradas em lojas de artigos esportivos.

Se perceber que mesmo assim está suando demais, pare, hidrate-se e pedale mais devagar.

2.  Proteção para os pés e mãos

A capa de chuva não irá proteger seus pés e mãos, por isso é necessário investir em equipamentos para mantê-los secos.

A maior “gambiarra” utilizada para manter os pés secos é a famosa sacolinha de plástico amarrada, mas o ideal é utilizar botas específicas ou o acessório overshoe, um tipo de sapato impermeável. Porém estes últimos são um pouco mais difícil de serem encontrados.

Para a proteção das mãos, basta utilizar luvas impermeáveis, que você encontra em lojas de artigos esportivos.

3.  Proteja seus itens

Na hora de carregar seus itens, seja em uma mochila ou bagageiro, certifique-se que está tudo bem fechado.

A mochila para chuva ideal é a impermeável, que você poderá utilizar constantemente e ainda previne que molhe seus objetos. Já o bagageiro pode ser coberto com uma capa feita de tecido também impermeável.

4.  Leve roupa extra

Ainda que esteja totalmente protegido, sempre há chance de alguma parte do seu corpo acabar molhando. Tenha sempre consigo uma segunda peça de roupa e troque-a assim que sentir necessidade ou ao chegar em seu destino.

5.  Cuide da visão

Durante qualquer pedalada, você precisa proteger os seus olhos, e não seria diferente em dias chuvosos.

A chuva torna o ambiente mais escuro, por isso procure utilizar óculos com lente amarela: ele irá melhorar a sua visibilidade e, ainda, proteger contra respingos, sujeira e insetos. Não é recomendado o uso de óculos de sol, pois eles costumam ter lentes escuras e poderão piorar a sua visão.

Uma outra sugestão aceitável são os óculos que não embaçam ou utilizar capacetes com aba alongada.

6.  Instale para-lamas

Quando você estiver praticando o ciclismo em um terreno molhado, a água e a lama podem acabar sujando mais ainda a sua roupa e até mesmo atingir o seu rosto.

É essencial levar a sua bike até uma bicicletaria e instalar o para-lamas ideal para evitar este incômodo.

7.  Cuidados no trajeto

Pedale devagar e com cuidado. A chuva pode deixar invisíveis os buracos, por conta da água e a pista desliza com mais facilidade em decorrência do óleo descartado por carros, caminhões, etc.

Vale considerar, também, que chuvas muito fortes podem trazer diferentes obstáculos pelo caminho. Se estiver na dúvida ou a chuva for muito intensa, não vá.

Cuidados extras:

  • antes de sair durante a chuva, pense no melhor trajeto;
  • faça manutenção com frequência na sua bicicleta;
  • cheque os freios antes de partir;
  • leve um lubrificante de corrente junto aos seus pertences;
  • lembre-se de se hidratar e manter-se nutrido, levando água, isotônicos, barrinhas, entre outros; e
  • torne a sua bike visível instalando uma pequena lanterna ou adesivos refletivos.

Pronto!

Agora você já sabe quais são as roupas para pedalar na chuva e os demais acessórios importantes para ajudá-lo a manter a maior segurança. Adote esses cuidados o mais rápido possível e boa aventura!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

4 Respostas

Deixe seu comentário