Publicidade é o fator que movimenta muitos negócios no mundo de hoje, sejam empresas, produtos, serviços ou eventos. Através dela é possível dar maior visibilidade, de maneira estratégica, ao tipo de negócio que você está lidando.
No mundo dos esportes, a ideia continua sendo a mesma, mas os métodos podem ter algumas características diferentes.
Ao realizar eventos esportivos, o marketing se torna uma ferramenta que visa gerar oportunidades de negócios, seja para promover alguma marca, local, conseguir parcerias, e, principalmente, inscritos para o evento.
Usar ações de marketing em eventos esportivos requer, antes de começar a usá-las, entender um pouco sobre o que são essas ações, o que elas englobam e, aí sim, como aplicar na divulgação do seu evento. Só assim você será efetivo na sua estratégia.
O que é marketing
Marketing engloba todo o mecanismo de desenvolver ideias criativas para promover algum tipo de produto ou serviço, usando táticas como considerar a linguagem mais adequada para o público que deseja se comunicar e, também, os meios de comunicação mais pertinentes a esse mesmo grupo.
Em relação ao esporte, já até vemos o termo marketing esportivo sendo difundido ao longo dos anos.
De maneira geral, trata-se de usar o próprio esporte como uma ferramenta de comercialização. Afinal, os esportes estão muito ligados a conceitos como:
- força;
- determinação;
- trabalho em equipe;
- motivação;
- emoção;
- paixão.
E esses são bons argumentos para criar a sua estratégia de marketing esportivo. O amor pelo esporte é uma das melhores ferramentas para bolar estratégias de marketing no esporte, pois, apesar de muitos segmentos utilizarem as emoções como fator apelativo, no esporte tem algo a mais, todo aquele calor da vitória ou derrota de cada partida faz com que a ligação emocional seja muito mais intensa.
Pense no Super Bowl, que acontece anualmente nos Estados Unidos, como exemplo. Este é um evento imenso que faz o país praticamente parar para assistir ao jogo, durante algumas horas e, nesse meio tempo, muitas propagandas são exibidas.
Sejam estas de fast food, aplicativos, carros, refrigerantes, produtos de higiene, cerveja, calçados, empresas de tecnologia, entre muitos outros. Todos que, de alguma forma, são interessantes para o público-alvo, os amantes de futebol americano.
O que se ganha com ações de marketing esportivo
A estratégia de marketing do seu evento deve ter como foco:
- fidelização de clientes;
- criar credibilidade na marca;
- aumentar as vendas e número de inscritos.
E isso tudo pode ser feito de muitas maneiras: redes sociais ou mídia tradicional (como a televisão, por exemplo). As possibilidades são muitas e é preciso entender como aplicá-las.
Como aplicar ações de marketing antes dos eventos esportivos
Para aplicar essas ações no seu evento esportivo, é preciso conhecer o mercado no qual está inserido. Em outras palavras, realize uma pesquisa e vá aos eventos que estão ocorrendo na sua cidade e região.
Estude o cenário esportivo da região, pois isso vai fazer a diferença: entender qual esporte é mais praticado, que público torceria para os atletas do seu evento, qual seria o maior investimento, etc.
As ações de marketing para eventos esportivos podem - e devem! - iniciar antes mesmo do seu evento começar.
Veja nossas dicas para realizar a divulgação, antes da data marcada, para fazer aumentar o número de participantes.
Criação de conteúdo
Publique conteúdo gratuito e interessante, criado por você e por sua equipe para promover o seu evento. Você não precisa fazer propaganda direta, mas falar de muitos temas relacionados ao esporte escolhido na competição, por exemplo.
Outro exemplo para levar em consideração: digamos que uma bebida isotônica está patrocinando o seu evento, então você pode pensar em escrever algo sobre como elas são benéficas aos praticantes de atividades físicas.
Esse tipo de marketing pode ser publicado em diversos meios de comunicação, desde jornais e revistas, até blogs na internet, Instagram, Facebook, Linkedin e Youtube, por exemplo, que são boas formas de divulgar evento gratuitamente.
Calls to action
Os calls to action, ou “chamadas para ação”, traduzindo livremente, são pequenos apontamentos que complementam o conteúdo e chamam o espectador a realizar alguma ação.
Ou seja, em cada post do seu conteúdo, você pode disponibilizar um link diretamente para o site no qual o atleta deve realizar sua inscrição, por exemplo.
Sorteios e promoções
Sem dúvida alguma, sorteios e promoções são os mais chamativos para o público em geral. Inclusive, são duas poderosas ferramentas de divulgação, ainda mais através de redes sociais como Facebook e Instagram, que têm as opções de compartilhar postagens.
Dessa maneira, é possível sortear ingressos e materiais de patrocinadores ou, ainda, atrair outras marcas e empresas a pedirem espaço no seu evento para anúncio próprio.
Esses são alguns exemplos de ações de marketing usados para fazer divulgações em eventos esportivos, mas, claramente, não são os únicos. Também podemos incluir nessa lista os e-mails que você pode enviar com convites e conteúdos exclusivos.
Como aplicar ações de marketing nos eventos
Agora que você já levou o público para o seu evento, lembre-se de usar todos os espaços possíveis para divulgar as marcas parceiras, patrocinadores e seus próximos eventos.
Fazer o marketing no local do evento, durante sua realização, é um diferencial para conseguir patrocínio: explore o uso de banners criativos e de backdrops, por exemplo.
Divulgue nas camisetas, bonés e garrafinhas de água. Mostre os valores, aqueles que listamos no começo da leitura, por todo o local e atraia olhares cada vez mais qualificados e certeiros do seu público.
Assim como o evento precisa ser divulgado, principalmente para ter um bom resultado na venda de ingressos, muitas lojas, empresas e marcas esportivas podem aproveitar a oportunidade para ganhar uma visibilidade maior e uma nova gama de clientes - por isso é uma ótima oportunidade de apresentar propostas de patrocínio para as marcas que interessam ao seu evento.
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