Você pode fazer medalhas personalizadas para o seu evento esportivo colocando a mão na massa para criar algo único e especial até com materiais que já tem em casa ou gastando muito pouco! As premiações podem ser feitas com MDF, E.V.A., acrílico ou até mesmo com materiais recicláveis, como garrafas PET.
Algumas dessas opções são até recomendadas pelo quesito sustentabilidade, já que reutilizam materiais que, antes, provavelmente iriam parar no lixo, gerando desperdício de resíduos.
Sem contar que fazer suas próprias premiações é uma forma de demonstrar como cada participante é importante, além de deixar uma lembrança física e simbólica feita por você.
Bora juntar os materiais, soltar a criatividade e construir lembranças que todos vão guardar com muito carinho? Continue a leitura e veja como é fácil fazer suas próprias medalhas!
Como fazer medalhas personalizadas?
Fazer medalhas personalizadas para um evento esportivo é uma excelente maneira de dar um toque especial às premiações, valorizando o esforço dos participantes. O processo começa com a definição do design, que pode refletir o tema do evento, as cores da organização ou os valores do esporte.
Desenhar o formato e escolher a paleta de cores são os primeiros passos para criar uma peça única e que chame a atenção de quem a recebe, seja a sua confecção artesanal em casa ou produzida sob medida com o auxílio de fornecedores parceiros especializados no assunto.
Além disso, gravar o nome do evento, o ano e a categoria da competição são outros detalhes que podem dar um caráter exclusivo à peça. Esses elementos podem ser adicionados com adesivos, gravação a laser ou até pintura manual, dependendo de como você vai criar as medalhas.
Decidiu ir pelo caminho mais divertido e econômico? Então, a leitura a seguir vai ser o seu guia de como criar premiações para eventos esportivos em casa sem gastar muito!
A começar pelas possibilidades de materiais…
9 opções de materiais acessíveis para fazer medalhas personalizadas
Quando se trata de criar suas próprias premiações, as possibilidades são praticamente infinitas! Você pode soltar a imaginação e personalizar seus modelos de medalhas de acordo com a ocasião usando desde materiais simples, como papelão e cartolina, até opções mais elaboradas, como o MDF.
Confira estas dicas de materiais que funcionam muito bem e são de fácil acesso!
- Papelão
- Cartolina
- MDF
- E.V.A.
- Materiais recicláveis (PET)
- Biscuit
- Feltro
- Cerâmica fria
- Acrílico
Essas opções oferecem praticidade e economia na hora de fazer suas medalhas em casa. Comece experimentando diferentes materiais e técnicas, usando apenas a sua criatividade sem a necessidade de gastar muito com itens caros.
E, se você tiver crianças em casa, elas ficarão super felizes em ajudar! É uma atividade fantástica para fazer com os amigos e a família, ainda mais seguindo o passo a passo pronto abaixo!
Como fazer medalhas em casa: guia passo a passo
Com os materiais na mão e os ajudantes reunidos, é só seguir o guia abaixo para fazer medalhas em casa de forma fácil e prática. Não tem segredo!
Medalha de papelão, papel ou cartolina
Super fácil de encontrar e ótimos para projetos rápidos, o papelão e papéis como cartolinas são ideais para premiações simples e práticas, com a vantagem de serem econômicos, recicláveis e fáceis de manusear.
Materiais necessários
- Papelão (pode ser reciclado de caixas de cereal, de sapato ou outras embalagens) ou papéis de maior gramatura, como a cartolina
- Estilete ou tesoura
- Canetas e canetões
- Tintas
- Fita adesiva ou cola quente
- Fita de cetim ou outro cordão de sua preferência
Sugestões para criar
- Use uma caneca ou copo para desenhar o formato no material escolhido.
- Corte o papelão com estilete ou tesoura, tomando cuidado para manter o formato.
- Em seguida, pinte a medalha com suas cores favoritas.
- Use adesivos, glitter ou canetas para adicionar detalhes e tornar a premiação única.
- Finalize com uma fita ou um cordão na parte de trás para que ela possa ser pendurada no pescoço, e pronto!
Agora, se você quiser um material mais durável, o MDF pode ser a escolha certa.
Medalha de MDF
Facilmente encontradas em lojas de artesanato ou de forma online, as plaquinhas de MDF são resistentes e já costumam vir cortadas no formato escolhido, excelente para quem deseja um modelo mais robusto e com acabamento mais profissional.
Materiais necessários
- MDF recortado com espaço vazado para a fita/cordão (disponível em lojas de artesanato ou online)
- Tinta acrílica ou verniz
- Pincéis
- Fita ou cordão
Sugestões para criar
- Comece lixando a superfície do material com uma lixa fininha caso ela tenha algumas rebarbas.
- Depois, pinte a medalha com as tintas escolhidas.
- Com os modelos secos, aplique verniz spray para proteger as peças.
- Finalize passando pelo espaço vazado a fita ou cordão escolhido.
Voltando às opções baratas e maleáveis, dá uma olhada em como um velho amigo da sua infância pode ser uma mão na roda nessa missão!
Medalha de E.V.A.
Fazer medalhas de E.V.A. vale a pena, principalmente porque o material pode ser encontrado em lojas de artesanato e papelarias, é fácil de confeccionar e permite uma personalização mais criativa graças à diversidade de cores e maleabilidade da folha.
No entanto, tome cuidado para não vender gato por lebre: ao organizar a premiação do seu evento esportivo, garanta que as medalhas correspondam ao formato do evento. Não seria legal dar uma medalha de E.V.A. em uma competição cujo ingresso tenha sido super caro, né?
Já se você estiver organizando um evento beneficente, uma gincana ou algo do tipo, o sinal verde está aberto para você seguir o tutorial abaixo e criar essas lembranças com o material!
Materiais necessários
- Folhas de E.V.A. lisas e/ou com glitter
- Tesoura ou estilete
- Cola quente ou cola para isopor
- Canetas permanentes
- Fita de cetim
Sugestões para criar
- Comece cortando o E.V.A. no formato desejado.
- Cole as partes recortadas usando a cola quente ou a cola para isopor.
- Decore a medalha com canetas permanentes, escrevendo uma frase especial.
- Adicione a fita de cetim para dar aquele toque especial.
Quer unir o útil ao agradável e, além de economizar na confecção dos prêmios, ajudar o meio ambiente? Pule para o próximo tópico!
Medalhas recicláveis
Garrafas PET e suas tampinhas ou caixas de sapatos são opções para quem quer criar uma premiação mais ecológica. Além de serem recicláveis, esses materiais podem dar vida a uma premiação criativa e econômica.
Materiais necessários
- Materiais recicláveis (garrafas PET, tampinhas ou outras embalagens)
- Canetas permanentes
- Tintas
- Pincéis
- Cola quente ou fita dupla face
- Fita de tecido
- Glitter (opcional)
Sugestões para criar
- Se a garrafa PET for o material escolhido, comece higienizando as garrafas e deixando-as secar.
- Corte o material no formato desejado, de preferência usando um molde de papel como guia.
- Pinte e decore as medalhas com tinta e cola glitter, se quiser.
- Finalize colando uma fita de tecido bem bonita!
Agora, se você tem uma certa habilidade com costura, quem sabe a última opção desta lista não seja a cereja do bolo que você procura?
Medalhas de feltro
Macio e fácil de trabalhar, o feltro é uma boa para quem já sabe costurar. Disponível em várias cores e de fácil manuseio, ele é uma excelente escolha para quem busca um acabamento mais delicado e detalhado.
Materiais necessários
- Feltro de diferentes cores
- Agulha de costura
- Linha
- Tesoura
- Cola quente (opcional)
Sugestões para criar
- Comece recortando o feltro no formato desejado.
- Costure as partes da medalha ou cole-as com cola quente.
- Não se esqueça de cortar uma tira reta de cerca de 4 cm de largura por 40 cm de comprimento para passar pelo pescoço.
- Cole a fita ao feltro com cola quente ou costurando-a.
E pronto! Para fechar com chave – ou medalha! – de ouro, a dica final é acrescentar uma mensagem legal e personalizada sobre o seu evento nas suas confecções.
O que gravar nas medalhas?
Na hora de gravar frases nas medalhas da sua competição, você pode incluir o nome do evento ou da prova como: “Maratona Brasileira Beneficente de…”, “Meia Maratona de…” ou “Campeonato de Skate Regional”. Esse tipo de informação não só celebra a ocasião, mas também ajuda a guardar essa memória de forma marcante.
Se você quiser ir além e adicionar um toque ainda mais especial, aposte na inclusão no nome de cada participante nas premiações, dando um toque ainda mais personalizado – ainda mais agora, que suas medalhas podem ser facilmente ajustadas porque foram feitas de forma artesanal!
Deixe a criatividade fluir, e aproveite para descobrir como é gratificante fazer algo tão simples, que tem tanto significado.
E, quando finalmente suas medalhas estiverem prontinhas, a última etapa – mas não menos importante – para garantir que sua competição seja um sucesso é escolher uma plataforma confiável para inscrições e vendas de ingressos esportivos. Tá esperando o que para começar a organizar agora mesmo o seu evento?
Deixe seu comentário ou dúvida